Quantidade de lâmpadas por m²: saiba calcular | Blog Telhanorte
home > Ambientes Internos > Quantidade de lâmpadas por m²: saiba calcular

Quantidade de lâmpadas por m²: saiba calcular

| Ambientes Internos

Saber calcular a quantidade ideal de lâmpadas é necessário para que seu ambiente fique iluminado da forma correta! Leia a matéria e descubra como realizar o cálculo.

 

É muito comum que seu engenheiro ou arquiteto sejam os responsáveis por definir quantas lâmpadas serão necessárias para o ambiente que você está construindo ou reformando. Entretanto, também é interessante que você saiba como calcular quantidade de lâmpadas por m².

A seguir, vamos abordar quais os níveis de iluminação você precisará em diferentes ambientes de sua casa e para diferentes atividades, além de apresentar a fórmula para o cálculo da quantidade de lâmpadas necessárias por ambiente.

 

Unidades de iluminação

Antes de falarmos de fato sobre como calcular quantidade de lâmpadas por m² da sua casa, é necessário entender a diferença entre lúmen e lux.

 

Lúmen (lm)

De maneira simples, lúmen (também entendido como fluxo luminoso) é a quantidade de luz emitida por uma fonte. Por exemplo, uma vela libera cerca de 14 lúmens, ao mesmo tempo que o Sol emite em torno de 100.000!

 

Lux (lx)

Lux é uma maneira de medir a intensidade de luz que existe em uma determinada área de superfície – esta que é medida em m². É interessante saber também que 1 lux equivale a 1 lúmen por m².

 

Como calcular quantidade de lâmpadas por m²?

Para facilitar o entendimento, separamos o processo de como fazer o cálculo para a iluminação de cada ambiente em 3 etapas. Separe uma calculadora: ela será essencial para facilitar os cálculos!

 

Etapa 1: Descubra quantos lux você precisa

A tabela de iluminação abaixo informa quantos lux você precisa em cada cômodo.

 

como-calcular-quantidade-lux-ambiente

Tabela indicando a quantidade correta de lux para cada ambiente por m² (Tabela: Arquivo Telhanorte).

 

Os valores indicados acima visam garantir a segurança e conforto de cada ambiente e podem variar de acordo com diversos fatores, como a incidência de iluminação solar.

 

Etapa 2 – Calcule a quantidade de lúmens do ambiente

Imaginemos uma cozinha de 4m x 3m. Devemos multiplicar esses dois números para obter uma área de 12 m².

Para aprender como calcular quantidade de lâmpadas por m², precisamos descobrir a quantidade de lumens necessários. Para isso, multiplicamos o requisito de lux do passo 1 pela área do local. Isso nos dá:

 

12 x 300 = 3600 lúmens

 

Etapa 3 – Calcule quantas lâmpadas você precisa

O número de lúmens que uma lâmpada atinge é geralmente rotulado na embalagem. No exemplo abaixo, o valor em lúmens é de 560 lm.

 

exemplo-lampada-560-lumens

Exemplo de uma lâmpada com 560 lúmens vendida pela Telhanorte (Foto: Acervo Telhanorte).

 

Vamos supor que usaremos a lâmpada acima para iluminar a cozinha. Para calcular quantidade de lâmpadas por m², precisamos dividir o número de lúmens necessários para iluminar a cozinha pelo número de lúmens oferecidos pela lâmpada:

 

3600/560 = 6,42 ≈ 7 lâmpadas

 

Isso significa que, com o modelo acima, precisaremos de 7 lâmpadas para iluminar a cozinha de maneira satisfatória!

 

A importância de saber como calcular a quantidade de lâmpadas por ambiente

O planejamento e a finalização da parte elétrica é um dos momentos mais delicados de uma obra ou reforma. Ela exige atenção redobrada para que não falte nada no resultado final.

Um erro no cálculo da quantidade de lâmpadas por m² pode ser muito prejudicial para a usabilidade do ambiente, impedindo que os moradores utilizem o espaço de uma maneira confortável. Cômodos usados para a realização de atividades mais complexas como cozinhar, costurar e ler, não podem correr o risco de ficarem com pouca iluminação.

Ressaltando, é importante que você esteja atento neste cálculo e acompanhe de perto a instalação desses pontos de luz. Ao contrário, você corre o risco de ter ambientes escuros ou com luz em excesso. A única maneira de resolver o problema é refazer tudo de novo!

Contar com o apoio de um profissional durante todo o processo é fundamental. Por isso, indicamos nosso Arquiteto de Bolso! Com ele, você:

 

Nossa loja virtual e unidades físicas também contam com um departamento de Elétrica completo para atender sua obra, com caixas e quadros elétricos, disjuntores e fusíveis, fios e cabos e muito mais.

Você também pode comprar todas as lâmpadas do seu projeto dentro do setor de Iluminação. Nele, você encontra LED, lâmpadas de filamento e mistas, fluorescente, halógenas e outras.

Acesse nosso setor de lâmpadas e faça um orçamento gratuito.

 

Edição de João Victor Quintino e Murilo Bonício