Leitura: 7 min

Revestimento para varanda: escolha o melhor em 5 passos

Temos diversas opções de pisos e revestimentos para varandas disponíveis. Por isso, resolvemos criar essa matéria sobre como escolher as melhores opções

Escolher o melhor revestimento para varanda é uma das etapas mais importantes da construção do cômodo. Afinal, quando pensamos em um local da casa perfeito para reunir amigos, relaxar e curtir momentos felizes, logo nos vem à mente uma bela e arejada varanda, não é mesmo? 

Pensando nisso, preparamos um artigo completo com algumas dicas do que levar em conta ao escolher o piso para varandas e algumas das opções mais utilizadas no ambiente. 

1. Função do espaço

Antes de qualquer coisa, é preciso ter em mente qual será a real função do espaço. Será um ambiente informal, para reuniões de amigos e familiares? Ou será uma extensão da sala de jantar? A ideia é aproveitar o espaço para criar plantas ou animais? 

Tudo isso influencia na escolha do piso para varandas. Um espaço mais voltado para o descanso, por exemplo, permite a utilização de um revestimento mais acolhedor, como a cerâmica ou a madeira, enquanto um espaço com circulação de animais ou pensado para ser um espaço gourmet demanda o uso de um piso impermeável e de fácil limpeza. 

2. Condições do local

Outro ponto importante a considerar na hora de escolher o revestimento para varanda são as condições do local. Há incidência de mofo, acúmulo de água ou alta exposição ao sol? 

Para cada um desses cenários, há um tipo de piso mais recomendado. 

Ambientes com incidência de mofo ou tendência ao acúmulo de resíduos, por exemplo, pedem um piso sem muita porosidade, uma vez que essa característica o torna bastante suscetível a manchas. 

imagem-de-varanda
Varanda (Foto: Pixabay / Reprodução)

3. Limpeza e manutenção

Aliada ao item anterior, está a importância de pensar na demanda de limpeza e manutenção de cada tipo de revestimento considerado.

Muitas vezes, a opção escolhida é esteticamente perfeita, mas, por ter características desfavoráveis ao tipo de atividade realizada no espaço, acaba se tornando uma verdadeira dor de cabeça. 

Lembre-se, portanto, de pesquisar sobre esses detalhes antes de bater o martelo! 

4. Estilo da decoração

Aliar o tipo de revestimento para varanda com a decoração imaginada também é um verdadeiro truque de mestre! 

Se, em seu projeto de decoração, a varanda é um ambiente repleto de plantas e flores, que tal pensar em um piso que contraste com tais elementos? Uma boa opção, neste caso, pode ser a mescla de madeira e pedras. 

Caso o projeto conte com um painel amadeirado na parede, uma boa opção de revestimento é o porcelanato claro, que traz luminosidade ao espaço. 

Sugestão de leitura: 6 tipos de pedras naturais para revestimento da casa

5. Tamanho da varanda

Outro ponto importante a se considerar ao escolher o melhor revestimento para varanda é o tamanho das placas de piso vs. o tamanho da varanda. É claro que há alternativas para contornar, por exemplo, a dificuldade de aplicar peças de piso grandes em espaços pequenos, como os cortes e adaptações. 

Entretanto, quando falamos em obras, tudo isso é convertido em gastos extras e perda de material, então, o ideal é evitar! 

revestimento-para-varanda
Revestimento para varanda (Foto: The Spruce / Reprodução)

Quais os melhores tipos de piso para varanda

1. Azulejo

Os azulejos remetem à cultura portuguesa, que os utiliza em paredes internas, externas, no chão e até no mobiliário de suas casas há séculos. 

Na varanda, o azulejo pode compor imagens, ser usado em um jogo de cores ou em uma só cor, viva ou neutra. 

O efeito é incrível e a manutenção é bastante simples! 

2. Cerâmica

Resistente, durável e versátil, a cerâmica é amplamente recomendada para revestir varandas. 

Seus valores variam, mas, em geral, possuem preços bastante acessíveis. Além disso, podem oferecer recursos muito úteis, como o antiderrapante.

Por sua diversidade de características e alta resistência às intempéries, o piso de cerâmica é bastante utilizado em varandas abertas, onde circulam veículos e em espaços gourmet, com churrasqueiras

3. Madeira

Pense em um ambiente acolhedor. Certamente o revestimento de madeira pode proporcionar uma sensação assim em sua varanda. 

Bastante versátil, o piso de madeira pode ser utilizado de diversas formas, horizontal ou verticalmente, em larguras alternadas e até mesmo em uma mescla de cores. 

Caso o ambiente seja constantemente exposto a chuvas ou a muito sol, a escolha do material deverá ser reconsiderada: pisos amadeirados tendem a absorver água e gerar mofo, além de serem pouco resistentes aos raios solares. 

4. Pedra

Mármore, granito ou ardósia. Todos esses tipos de piso para varanda são excelentes opções para quem busca resistência e durabilidade.

Há que se considerar apenas o investimento necessário (pisos de mármore costumam ter custos bastante elevados) e as características do ambiente em que a varanda se localiza. Pisos de pedra tendem a ser bastante frios, então, são uma opção indicada para cômodos quentes ou que recebem muita incidência solar. 

Ideias para o seu tipo de varanda

Que tal aliar a escolha do melhor revestimento para varanda com ideias para otimizar seu espaço? A seguir, temos algumas ideias para varandas grandes, pequenas ou estreitas. 

Pequena

Neste caso, o que deve imperar é a praticidade e a otimização dos espaços! Pense na possibilidade de criar um espaço com poucos móveis e estrutura verticalizada, como a dos jardins verticais.  

Se sua varanda for conectada a outro cômodo, – como a uma lavanderia, por exemplo – que tal criar uma extensão dele? Assim, o revestimento usado no cômodo também é aplicado na varanda, e seu espaço interno ganha um upgrade em luminosidade e ambientação! 

Veja também: Como organizar a lavanderia da melhor forma.

Grande

Ter um amplo espaço na varanda é um verdadeiro privilégio! Mas saber aproveitá-lo é um dom. Nossa dica principal é aproveitar o ambiente para construir um espaço aconchegante e confortável. Aproveitar as quinas com móveis (como sofás em L) e construir pequenos jardins são algumas ideias para tornar espaços grandes agradáveis, sem deixar que percam sua funcionalidade. 

Estreita

Espaços estreitos pedem revestimentos claros e compridos, que ajudam a transmitir a ideia de amplitude. Aliado a isso, aposte no mínimo possível de mobiliário e no aproveitamento inteligente do espaço. 

Acesse nossa categoria de pisos e revestimentos

Sabendo como escolher o melhor revestimento para varanda, você garante a criação de um espaço esteticamente impecável, além de ser perfeito para a sua finalidade! 

Que tal aproveitar o fim desta leitura para conhecer a categoria de Pisos e Revestimentos

Quer escolher os seus produtos? Então visite uma de nossas lojas físicas, ou acesse a loja virtual da Telhanorte para comprar diretamente pelo site, WhatsApp ou televendas.

Não deixe de conferir as opções de ajuda ao vivo e o arquiteto de bolso! Opções incríveis para você que quer uma ajudinha na hora de decorar ou reformar algo na sua casa!

Edição de Álvaro Oliveira e Murilo Bonício

Posts relacionados

Expresse sua personalidade: conheça alguns estilos de revestimentos que irão deixar sua casa do jeito que você sempre sonhou....
Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais para facilitar a pintura imobiliária....
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático, tudo deve ser considerado na hora da compra dos mobiliários....