Leitura: 7 min

10 tipos de revestimentos para paredes internas

Dos materiais alternativos aos mais comuns, existem vários revestimentos de paredes internas para transformar ambientes. Ficou curioso e quer saber mais? Leia já!

Escolher entre os tipos de revestimentos para paredes internas é uma das partes mais divertidas de uma obra ou projeto de reforma. Contudo, além de se divertir, é importante se dedicar a fazer um mini projeto de decoração para cada um dos espaços e, depois de ter um estilo definido, escolher entre os revestimentos que vão criar ou completar o efeito que você deseja, para cada cantinho da casa – sala, quarto, cozinha e banheiro. Continue lendo e confira a lista de opções para cada cômodo que separamos para você!

Tipos de revestimentos para parede da sala, quarto, cozinha e banheiro

Para começar, vamos falar de opções para os quatro principais cômodos da casa:
  • Sala;
  • Quarto;
  • Cozinha;
  • E banheiro. 
É claro que os revestimentos também podem ser usados em áreas externas, mas nosso foco nessa matéria são as opções para o interior da casa, ok?!

Tipos de revestimentos para parede da sala

Entre as opções de revestimentos para paredes internas na decoração da sala vale destacar: a textura com massa corrida e a madeira. A textura com massa é um projeto mais personalizado. O desenho criado vai depender do seu gosto e da sua criatividade. Geralmente, escolhe-se uma parede única para receber o revestimentos e destacar o ambiente. Aliado a textura, a parede pode ter uma cor diferente para completar o projeto, de acordo com a decoração. Para a aplicação, você pode usar espátulas ou desempenadeiras.
parede-sala-cimento-queimado
Parede da sala de estar com textura de cimento queimado (Foto: BuzzFeed / Reprodução)
A madeira ou os revestimentos que imitam madeira podem criar painéis lindos que se encaixam com variados estilos decorativos voltados para a valorização natural, como é o caso do campestre, escandinavo e rústico.
Leia mais: Estilo escandinavo: tenha uma casa clean e aconchegante
Vale notar que a madeira exige um trabalho de tratamento e impermeabilização para garantir sua preservação ao longo dos anos e manter os cupins afastados. Se o investimento for muito alto para o seu orçamento, a alternativa é usar os revestimentos que imitam madeira e que dão um efeito igualmente bonito.
revestimento-vertical-parede-madeira-porcelanato-moderna-sala-estar
Revestimento de peças verticais em sala de estar (Foto: Bruna Dalcin / Reprodução)

Tipos de revestimentos para parede do quarto

O quarto também pode receber revestimentos para paredes internas para compor a decoração. Uma opção bastante usada são os papéis de parede e adesivos, que possuem uma variedade rica de estampas e acabamentos. A facilidade na aplicação e o bom preço, fazem dessa uma ótima maneira de valorizar o ambiente sem grandes gastos. Ele também pode ser facilmente trocado, caso estrague ou você decida mudar a decor do quarto.  Entretanto, mesmo sendo fáceis de manusear, não dispense a ajuda de um profissional para fazer o serviço!
quarto-menino-papel-de-parede
Quarto de menino com papel de parede. Projeto Novo Dezembro, pela desginer de interiores Camila Cordista (Foto: Cordista Interiores e Lighting / Divulgação)
Os azulejos também podem ser usados nos revestimentos das paredes internas dos quartos. Exatamente, dos quartos! Apesar de serem muito comuns em ambientes úmidos, tais como banheiros, cozinhas e lavanderias, essas peças também podem ser utilizadas nos demais cômodos da casa, formando desenhos e criando detalhes nas paredes que se encaixam nos espaços entre o mobiliário. 
revestimento-papel-de-parede-quarto
Quarto com azulejos como opção de revestimento de paredes (Foto: Mandril Arquitetura / Divulgação)

Tipos de revestimentos para parede da cozinha

Entre os tipos de revestimentos para paredes da cozinha, vamos falar do ladrilho hidráulico e do revestimento metálico. São duas opções que fogem das convencionais – azulejos claros e pastilhas coloridas – e que acabam por trazer um ar de atualidade para a casa. O ladrilho hidráulico pode compor uma parede inteira ou os espaços abaixo dos armários e bancadas de cozinha, ornando perfeitamente com uma pintura neutra no restante das paredes.
ladrilho-decorativo
Ladrilho decorativo na cozinha (Foto: Bert and May / Reprodução)
Já o revestimento metálico, por ter um efeito mais chamativo, deve ser neutralizado com a cor dos móveis da cozinha. Assim, o ambiente não fica pesado e ganha um estilo mais moderno para valorizar ainda mais essa parte tão importante nas casas de hoje em dia!  
revestimento-papel-de-parede-cozinha
Cozinha com revestimento metálico e mobiliário claro (Foto: Monise Rosa Arquitetura / Divulgação)

Tipos de revestimentos para parede do banheiro

Entre os exemplos de revestimentos de banheiro estão as pastilhas, o mármore ou o granito. A escolha aqui é puramente uma questão de verba disponível. O revestimento feito de mármore ou granito são mais caros, porém o uso é perfeito em banheiros mais clássicos e minimalistas.  Por serem pedras naturais, absorvem mais água e, assim, precisam de cuidados especiais, inclusive na hora da limpeza, para não mancharem.
iluminacao-para-banheiro-girls-guide-to-the-world
Revestimento de mármore para banheiro (Foto: Girls Guide to the World / Reprodução)
Já as pastilhas possuem um preço mais em conta são consideradas bastante versáteis – nos dias de hoje, existem modelos super modernos com acabamentos brilhosos ou foscos, coloridos, estampados, monocromáticos e mais. É, também, uma opção de fácil manutenção e limpeza. Podem ser usadas na área do box ou na parte de fora, ocupando a parede toda ou apenas uma faixa. 
papel-de-parede-pastilha-vermelha
Banheiro revestido por pastilha vermelha (Foto: PAPELDECOR / Reprodução)

Revestimento alternativo para paredes

Alguns tipos de revestimentos para paredes internas parecem obras de arte. E esse detalhe pode fazer toda a diferença na decoração. Confira alguns desses exemplos a seguir:  Revestimento 3D: pode ser usado em salas, quartos, salas de jantar, banheiro. O efeito dá a impressão de que ele salta na parede. Revestimento de bambu: outro elemento natural para usar e substituir aa clássica opção de madeira. O efeito fica lindo, principalmente em salas de estar bem iluminadas. 
O-bambu-quando-utilizado-nos-artigos-decorativos-e-combinado-com-cores-claras-deixa-a-decoração-mais-clean-e-sofisticada
Revestimento de parede e detalhes decorativos em bambu (Foto: Uol Mulher / Reprodução)

Escolha seu revestimento sem sair de casa

Gostou de saber mais sobre os tipos de revestimentos para paredes internas? Com tantas opções fica fácil decorar, não é mesmo? Para te ajudar na pesquisa de preços e na escolha da opção ideal para sua casa, confira a seção de Revestimento no site da Telhanorte. Aproveite também e confira opções de Pisos e outros Materiais de construção para construir ou reformar com tudo que há de melhor! Você faz sua compra online e recebe em casa ou retira pessoalmente em uma de nossas lojas.

Edição de Murilo Bonício e Camila Alexandrino

Posts relacionados

Compreender como calcular metro quadrado é importante para a...
Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...
Expresse sua personalidade: conheça alguns estilos de revestimentos que...