Leitura: 7 min

Como usar os sacos a vácuo para roupas e quais as suas vantagens?

Como usar os sacos de vácuo para roupas, seja no armazenamento em armários ou malas. Quais os benefícios, como protegem as peças e + dicas

Você já conhece os sacos a vácuo para roupas? Eles são mais úteis do que você possa imaginar e vão ajudar você a manter armários e malas arrumados.  Sacos a vácuo para roupas Fonte: Pinterest Os sacos a vácuo estão sendo, cada vez mais procurados para uso doméstico ou para quem vai viajar.  No caso de quem vai viajar, ele consegue diminuir o volume de suas roupas em até 3 vezes! Facilitando a organização da mala. Mas, atenção, o saca a vácuo apenas diminui o volume das peças e não o peso. Portanto, é bom verificar junto à companhia de viagem, para não ultrapassar o limite do peso permitido (no caso de viagens aéreas).  No caso do uso em residências, e principalmente nas pequenas, em que o espaço não é muito, otimizar é fundamental. Você verá, na prática, o sentido da frase “ganhar espaço”.  Se você é daquelas pessoas que possuem um guarda roupas lotado, que já não tem mais onde guardar tanta roupa, seja de uso pessoal, de cama, mesa e banho, essa é uma ótima opção para a organização. 

O que é um saco a vácuo?

Saco a vácuo é aquele usado para guardar diversos tipos de produtos, sejam eles roupas, alimentos, objetos quaisquer, em que você irá retirar todo o ar de dentro do saco. Normalmente são usados para guardar itens que não serão usados por algum tempo e também para uso em malas de viagem (grande invenção!).  Trata-se de uma embalagem feita com um plástico (polímero) mais resistente e flexível, com um fecho vedante e que possui uma válvula para a retirada de todo o ar com o auxílio de um aspirador de pó. Alguns já vem com uma bomba própria para a retirada do ar.  Sacos a vácuo para roupas Fonte: Pinterest

Onde comprar sacos a vácuo para roupas?

Na loja virtual da Telhanorte você encontra um departamento completo de organização para closet e junto um setor de sacos a vácuo.   
Leia mais em: Como organizar um closet simples: dicas práticas e eficientes
  Você os encontra em diversos modelos, tamanhos e formatos, de acordo com a sua necessidade.  Os sacos a vácuo para roupas são excelentes para armazenar, compactar e proteger suas roupas de possíveis agentes como:  
  • a umidade, 
  • o mofo, 
  • o bolor,
  • o mau cheiro. 
  Dê sempre preferência a um produto de qualidade, de uma marca já conhecida ou que já tenha algum comentário positivo de usuário.  Muitas vezes o que é barato acaba saindo caro pois acaba estragando rapidamente.  As marcas mais conhecidas desse fantástico produto são: Vac Bag da Ordene.

Tipos de sacos a vácuo para roupas

De maneira geral existem três tipos de sacos a vácuo:  
  • Saco a vácuo selado 
  • Saco a vácuo com fecho zip
  • Saco a vácuo com válvula
 

Saco a vácuo selado 

São sacos plásticos usados para serem fechados com uma máquina específica, a seladora.  Essa seladora retira todo o ar existente dentro do saco e o fecha hermeticamente.  O inconveniente é que, nesse caso, o saco não é reutilizável. Ele só poderá ser usado uma única vez, pois será rasgado quando for aberto. 

Saco a vácuo com fecho zip

Esse saco não possui válvula a vácuo, aquela em que é usado o aspirador para a retirada do ar. Normalmente é usado para peças menores. Nesse caso, o ar é retirado manualmente, apertando e alisando o saco a vácuo até que se consiga retirar todo o ar. O fechamento é feito através de um fecho chamado de zip lock, que já vem na própria embalagem. É um saco reutilizável, ou seja, você poderá usá-lo quantas vezes quiser! 

Saco a vácuo com válvula

Esse saco a vácuo é o mais utilizado para o acondicionamento de roupas maiores, como:  
  • cobertores, 
  • edredons, 
  • sobretudos,
  • casacos pesados, 
  • roupas de outra estação, 
  • roupas de cama, 
  • mesa e banho reservas. 
  Eles possuem uma válvula para a retirada de todo o ar. Isso pode ser feito com a utilização de um aspirador de pó ou, em alguns casos, você já compra o produto com a bomba manual própria para isso. Esse tipo de saco também é reutilizável. 

Modo de usar o saco a vácuo para roupas

É bastante simples e rápida a forma de usar o saco a vácuo para roupas. Vamos ao passo a passo:  
  1. Abra e verifique se o saco a vácuo está em boas condições de uso, para que não entre ar. Faça esse processo delicadamente para não acabar estragando o saco. 
  1. Dobre as roupas que você deseja colocar nos sacos a vácuo.
  2. Disponha elas da forma que você deseja que fiquem dentro do saco, deixando um espaço para o fechamento. Não o encha demais. 
  3. Para o fechamento do saco, arraste por duas vezes o fecho zip ao longo da abertura, para que fique bem vedado. Se a peça se soltar, recoloque-a e passe novamente por duas vezes. 
  4. Abra a válvula e encaixe a bomba de sucção ou a mangueira do aspirador de pó e sugue o máximo de ar possível.
  5. Caso não tenha a válvula de sucção, você deverá ir apertando a roupa e passando a mão em cima para tentar tirar o máximo possível de ar e feche com o zip lock. 
  6. Feche a tampa da válvula rapidamente, impedindo assim que o ar entre. 
 

Vantagens do uso de sacos a vácuo para roupas

É difícil achar um ponto negativo nessas embalagens! Elas são ótimas, tanto para a organização nas residências como na preparação de malas para viajar. Veja quantos pontos positivos:  
  1. Otimização do espaço, uma vez que reduz em até 3 vezes o volume ocupado;
  2. Compactação, ou seja, o plástico adere ao formato do que está dentro;
  3. Proteção das roupas contra poeiras, mofo, bolor, umidade e mau cheiro;
  4. Impedem a deterioração da roupa por estarem hermeticamente fechadas;
  5. Podem ser empilhados, tanto no guarda roupas como na mala; 
  6. No caso das malas, você consegue colocar mais itens em menos espaço.
  É importante lembrar que nem sempre você terá à mão um aspirador de pó para sugar o ar do seu saco a vácuo. Portanto, é bom lembrar desse detalhe na hora que for comprar o saco a vácuo com a finalidade de viajar. Prefira os que já vem com a bomba de sucção ou os que possuem apenas os fechos herméticos com encaixe de correr, os zip lock. Dá um pouquinho mais de trabalho, mas vai valer a pena! Agora que você já sabe como usar os sacos a vácuo para roupas, boa arrumação ou, melhor ainda, boa viagem!  Na loja virtual da Telhanorte você encontra um setor com diferentes modelos de sacos a vácuo, além de um departamento de organização para casa, desde organizadores para closet até organizadores para cozinha, lavanderia, banheiro e para toda a casa. Confira nossas ofertas e deixe tudo como você sempre sonhou, aproveitando melhor seu espaço.

Posts relacionados

Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Encontre praticidade e facilidade para realizar sua pintura com...