Leitura: 4 min

Saiba como proteger sua casa em períodos de chuva

Para evitar surpresas indesejadas nessa época de fortes chuvas, é preciso manter a manutenção da casa sempre em dia. Confira nossas dicas e evite danos em seu imóvel!

Muitas vezes, o calor excessivo faz com que tenhamos desejo de chuva para amenizar as altas temperaturas. Porém, sabemos que quando a chuva vem, muito estrago pode acontecer, seja com alagamentos nas ruas e avenidas, seja por infiltrações nas casas. Por isso, é importante que a manutenção esteja sempre em dia para evitar surpresas indesejadas. Confira a seguir algumas dicas para prevenir problemas que a chuva forte pode causar na sua casa!

1. Calhas e ralos

Sabemos que nestes períodos mais quentes, o final do dia costuma ser acompanhado de uma forte chuva. Por isso, devemos sempre manter as calhas e ralos limpos, pois neles podem ficar retidos alguns detritos como folhas e galhos de árvores, por exemplo. Esse acúmulo pode ocasionar inundações no local. Podemos destacar a manutenção nesses itens também para evitar outros problemas como infiltrações, goteiras e rachaduras.
limpeza-de-calha
Limpeza de calha (Foto: Kantro / Reprodução)

2. Telhados

Após verificar suas calhas e ralos, o telhado não pode ficar de fora! Por isso, não deixe de verificar se há limo nas peças, pois isso pode causar fragilidade nas telhas! Além, é claro, de deixar um aspecto visual ruim no imóvel. A verificação das telhas é de extrema importância, pois a mesma pode estar quebrada ou apresentando algum tipo de rachadura. Problemas como esses devem ser resolvidos rapidamente, pois acabam facilitando a entrada de água, o que pode ocasionar vazamentos, infiltrações e goteiras. Se notar algum problema, não deixe de considerar o auxílio de profissionais para a manutenção destes itens, já que o telhado é um local de difícil e perigoso acesso.
What-are-the-Benefits-of-Replacing-Your-Roof-
Manutenção das telhas (Foto: Available Roofing / Reprodução)

3. Teto

Você já olhou para o teto e percebeu que há manchas escuras nele? Se sim, isso é um sinal de que está ocorrendo infiltração. Para evitar este tipo de problema, é aconselhável a impermeabilização com a utilização de manta asfáltica. O uso dessa manta é ideal para a impermeabilização de lajes na parte superior de seu imóvel. É aconselhável a ajuda de um profissional para sua aplicação. Depois que o problema for resolvido, é preciso reparar o teto danificado. Para isso, após o mesmo estar bem seco, raspe o local e remova todas as partes escuras. Em seguida, passe massa corrida e lixe o local para depois pintá-lo novamente.
Infiltração-no-teto
Infiltração no teto (Foto: Caça Vazamento / Reprodução)

4. Esquadrias

Não deixe de conferir se existe algum vão no entorno de suas portas e janelas. Caso haja uma chuva forte, a água pode entrar por esses vãos e causar danos no interior da residência. Por isso, caso perceba algum vão nas esquadrias, aplique rapidamente um selante nessas regiões.
vedação-de-esquadria
Vedação de esquadria com silicone (Foto: Abravidro / Reprodução)

5. Área externa

Não podíamos deixar de mencionar a área externa! Com as fortes chuvas, a água precisa de uma boa vazão para que não acabe tendo acúmulo e consequentemente danos no imóvel. Logo, para evitar esses problemas, o caimento deve ser adequado para levar a água para ralos, ou seja, o piso não pode ser totalmente horizontal. Uma boa solução é optar pela utilização de pisos drenantes na área externa da casa, pois eles absorvem a água e reduzem as possibilidades de alagamentos.
o-que-é-piso-drenante
Piso drenante (Foto: Viva Decora / Reprodução)

Gostou das dicas?

Se você está cansado de ter problemas em casa em períodos de chuva, acreditamos que essas dicas possam te auxiliar bastante em como evitar que eles voltem a acontecer. Saiba que na Telhanorte temos produtos de alta qualidade que podem te ajudar na hora da compra de equipamentos para proteção da sua casa. Além disso, você pode fazer tudo isso sem sair de casa! Acesse nosso WhatsApp e realize suas compras por lá! Temos a opção do clique e retire, caso prefira retirar suas compras direto na loja, e não deixe de contar com a nossa ajuda ao vivo, pois com ela você pode realizar reparos na sua casa de forma eficiente e prática! Para essa e outras matérias acesse nosso blog e nos siga no instagram para acompanhar nossas novidades!

Por Álvaro Oliveira  |  Edição de Stéphanie Durante

Posts relacionados

Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Encontre praticidade e facilidade para realizar sua pintura com...