Leitura: 5 min

Confira quais as esquadrias ideais para garantir amplitude e iluminação em uma Tiny House

 

Você já ouviu falar em “tiny house” e “minimalismo”? Saiba mais!

 

Publieditorial da Sasazaki

  É provável que sim, já que esses termos vêm ganhando espaço nas mídias digitais, blogs e na imprensa. Embora sejam coisas diferentes, uma está bastante relacionada à outra. Tiny house é um termo em inglês que significa “casa muito pequena/minúscula”, um jeito de morar que vem se espalhando ao redor do mundo. Já minimalismo é um estilo de vida em que a intenção é reduzir os excessos e viver apenas com o que é essencial. E esse conceito pode ser aplicado à casa, ao vestuário, à alimentação, ao trabalho e tantos outros aspectos da vida. E é aí que minimalismo e tiny house se encontram, pois para viver confortavelmente em uma casa minúscula é preciso escolher o que é funcional, prático, mas que também oferece uma boa dose de conforto e charme. Afinal de contas, casa minimalista não é sinônimo de casa sem graça. Muito pelo contrário! Os adeptos do “menos é mais” pregam que se livrando dos excessos estão livres para se dedicar ao que importa, às coisas que trazem felicidade e às relações pessoais.  

O que é importante considerar no projeto de uma tiny house?

Dessa forma, um ambiente simples não significa algo sem vida, sem cor ou sem charme, mas sim um local que tenha o essencial para trazer bem-estar. Logo, quanto mais simples, neutro e clean o design for, melhor será para compor um ambiente minimalista. Para ser eficiente, o projeto de uma tiny house deve considerar as proporções disponíveis, a quantidade de pessoas que compartilharão os espaços, a facilidade de trânsito e a escolha de esquadrias com medidas, modelos e funcionalidades condizentes com os ambientes. Além de conforto e privacidade, as portas e janelas para ambientes reduzidos precisam ter qualidade e durabilidade – o bom desempenho em longo prazo é importante para produtos de uso frequente. A Sasazaki desenvolveu a linha Alumifit seguindo o conceito “Esquadrias que cabem nos seus planos”. As portas e janelas foram desenvolvidas com linhas leves e limpas, justamente para valorizar a amplitude e a interação entre os ambientes. E com a flexibilidade que os planejamentos exigem!  

Como adequar modelos de portas e janelas às tiny house?

 

Melhor aproveitamento da luz

Um ambiente, mesmo pequeno, quando bem iluminado, transmite a sensação de ser maior, não é? Para aproveitar melhor o vão luz, dê preferência às portas e janelas de correr. Esquadrias de correr dão mais amplitude aos espaços, tornam os cômodos mais frescos e favorecem a iluminação natural, ajudando na economia de energia elétrica – quanto maior a claridade, menor o uso de lâmpadas durante o dia. Dos vários modelos existentes de portas de correr, a versão com 216cm de altura x 160cm de largura e duas folhas é uma opção para melhorar o vão luz e o vão livre de espaços reduzidos: as folhas móveis, posicionadas num único lado, geram cerca de 73cm de vão livre.  
esquadria-correr-sasazaki
Esquadria de correr (Imagem: Sasazaki / Divulgação)
 

Melhor ventilação

Para ambientes com pouco espaço, como banheiros, cozinhas, áreas de serviço e corredores, a porta de abrir veneziana e as janelas maxim-ar, nas versões com e sem grade, são boas indicações porque melhoram a circulação de ar no ambiente.  
porta-de-abrir-veneziana
Porta de abrir veneziana (Imagem: Sasazaki / Divulgação)
 
janela-maximar
Janela Maxim-ar (Imagem: Sasazaki / Divulgação)
 

Uso na praia

Em imóveis de praia, o ideal é optar por esquadrias de alumínio. As janelas de correr com duas folhas oferecem boa ventilação e claridade, podendo ser encontradas com medidas mínimas de 1m x 1m.  
esquadria-aluminio-sasazaki
Esquadria de alumínio (Imagem: Sasazaki / Divulgação)
  A janela basculante, com medidas a partir de 40cm x 40cm, também é uma boa opção para locais que precisam de iluminação e possuem pouco espaço: sua mobilidade de abertura facilita a limpeza.  
janela-basculante-sasazaki
Janela basculante (Imagem: Sasazaki / Divulgação)
  A Sasazaki possui diversos parceiros lojistas que comercializam portas e janelas em lojas físicas e on-line.  

Está de mudança para uma tiny house? Avalie cuidadosamente as esquadrias

Não importa se é novo ou usado: se você decidiu abraçar o minimalismo e está de mudança para uma tiny house é importante avaliar as condições das portas e janelas. Elas são manuseadas diariamente e, portanto, devem ter qualidade e resistência suficientes para garantir proteção às mudanças de clima, além de privacidade, iluminação e ventilação adequadas.  
Sugestão de matéria: Confira dicas para avaliar as esquadrias na escolha de um imóvel!
 

Edição de João Victor Quintino e Vinicius Marques

   

Posts relacionados

Compreender como calcular metro quadrado é importante para a...
Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...
Expresse sua personalidade: conheça alguns estilos de revestimentos que...