home > Portas > Quais são os melhores tipos de fechaduras? Conheça 9 modelos

Quais são os melhores tipos de fechaduras? Conheça 9 modelos

tema: Portas
#30 - 5 de maio de 2020

Escolher os tipos de fechaduras durante a construção ou reforma de uma casa está longe de ser uma decisão banal. Afinal de contas, essa escolha vai influenciar tanto na estética quanto na segurança da sua casa.

No quesito decoração, por exemplo, é fundamental escolher um modelo que combine com a porta e o acabamento do resto do cômodo. Para isso, há diferentes tipos de fechaduras para portas de aço, de madeira e outros materiais.

Já quando o assunto é proteger a entrada da casa, os modelos externos reforçados são uma ótima pedida. Sem falar nos tipos de fechaduras elétricas e eletrônicas que estão ganhando cada vez mais espaço no mercado.

Outro fator a ser considerado é a frequência com que a fechadura será manuseada para optar por materiais mais ou menos resistentes. A localização do cômodo e sua exposição a fatores climáticos também devem ser levadas em conta.

É hora então de conhecer 9 tipos de fechaduras mais populares no mercado antes de tomar sua decisão. Confira!

Quais são os tipos de fechaduras?

Ao ver todos os tipos de fechaduras que mostraremos abaixo, você se dará conta que não faltam opções. Por isso, vamos explicar as funções e vantagens de cada um deles para você escolher qual combina mais com sua casa.

Fechadura de entrada

Como o nome sugere, esse é o modelo indicado para a porta principal de uma casa. Por isso, é um dos tipos de fechaduras mais seguras e possui duas maçanetas que podem ser trancadas pelos lados externo e interno.

Esse tipo de fechadura possui cilindros que permitem a abertura e o fechamento da porta com o uso da chave. Alguns modelos têm um botão ou alavanca no lado interno, deixando a chave para ser usada apenas pelo lado de fora.

Ainda é possível reforçar a segurança com a instalação de um sistema de trava. E, por ser a primeira coisa que seus visitantes verão, é possível encontrar modelos com vários tipos de acabamento.

Fechadura-externa

Compre esse produto aqui

Além de investir em uma bela fechadura para a entrada da sua casa, conheça aqui alguns modelos de porta para sala para causar uma boa primeira impressão.

Fechadura interna

Essas são as fechaduras mais adequadas para as portas de dentro de casa, onde a segurança deixa de ser uma prioridade. Aproveite então para abusar da criatividade e apostar em modelos com acabamentos mais caprichados.

Fechadura-interna
Compre esse produto aqui

Há várias opções de acabamento no mercado como fechaduras cromadas, polidas, escovadas e oxidadas. Além das fechaduras, veja aqui como escolher portas internas para deixar sua casa ainda mais bonita.

Fechadura de travamento

Esse modelo não é uma fechadura propriamente dita, mas um mecanismo que pode ser instalado para aumentar a segurança. O modelo mais comum são as chamadas fechaduras tetra.

A fechadura de travamento utiliza metal sólido e resistente, o que impede que alguém a mova ou abra a porta. Por essa razão, é especialmente indicada para portas de entrada, garagens e outras áreas externas.

Há dois sistemas de travamento: o simples, um dos tipos de fechaduras para portas de madeira e de metal, e o duplo, ideais para portas de vidro.

Fechadura de encaixe

As fechaduras de encaixe têm um formato retangular e possuem duas placas de metal que complementam as maçanetas. É um modelo indicado também para portas internas que precisam ser travadas, uma vez que não possuem sistema de segurança.

Com essa fechadura, você precisa apenas empurrar a porta para fechá-la pelo lado de dentro. Do lado de fora, será preciso mexer o mecanismo por meio da maçaneta.

Fechadura de trinco

Outro dos tipos de fechaduras para portas internas são as de trinco, por serem simples e terem um nível de segurança baixo. Esse modelo é montado no interior da porta e pode ser acionado por botão, alavanca ou chave.

São usadas especialmente em banheiros. Aliás, se você estiver construindo ou reformando o seu, veja aqui como escolher revestimento para banheiro.

Fechadura rolet

Esse modelo é o utilizado nas chamadas portas pivotantes, se abrem girando em torno do mesmo eixo, e tem puxadores no lugar da maçaneta.

Esse tipo de fechadura é composto por um trinco rolete que liga a porta e o batente. A segurança não é o forte desse modelo, uma vez que a porta pode permanecer fechada sem estar mesmo trancada.

Fechadura bico de papagaio

Esse é o tipo de fechadura recomendado exclusivamente para as portas de correr. O sistema é extremamente simples e consiste apenas em um gancho para travar a porta.

Fechadura elétrica

Esse modelo é muito comum em portões, especialmente em prédios, mas também pode ser instalado em casa. A fechadura elétrica funciona à distância, sendo acionada por um botão pelo morador.

Quando o mecanismo é acionado, uma corrente elétrica transforma a bobina da fechadura em um eletroímã, o que atrai a lingueta de ferro e abre a porta. Já o sistema de fechamento consiste em uma mola que empurra a lingueta para travar a porta.

Fechadura-eletrica

Compre esse produto aqui

Fechadura eletrônica

Antes de mais nada, não confunda confunda a fechadura eletrônica com a fechadura elétrica. A primeira é um modelo mais avançado e um dos tipos de ferraduras mais seguras.

Há vários tipos de fechaduras eletrônicas, desde as mais simples, com segredo digital e teclado externo, até as mais sofisticadas, com identificação biométrica ou reconhecimento facial. O travamento ainda pode ser ligado a sistemas de alarme, o que aumenta mais sua segurança.

Fechadura-Digital

Compre esse produto aqui

Quem quiser investir ainda mais em automação residencial, vai gostar de conhecer esse três modelos de interfone.

Hora de escolher suas fechaduras

Agora que você viu os detalhes de todos esses tipos de fechadura, certamente já sabe escolher os modelos mais adequados para sua casa. Hora então de visitar a seção de Fechaduras e Travas do site da Telhanorte.

Na nossa loja virtual, você pode escolher fechaduras externas reforçadas ou internas com acabamentos especiais. Sem falar nas fechaduras elétricas, com acionamento à distância, e nas eletrônicas com sistema de biometria.

Encha seu carrinho virtual com as fechaduras da sua preferência, faça sua encomenda e receba tudo sem precisar sair de casa. E você ainda pode parcelar as compras em até 8 vezes sem juros!