Quais são os melhores tipos de fechaduras? | Blog Telhanorte
home > Ambientes Internos > Quais são os melhores tipos de fechaduras?

Quais são os melhores tipos de fechaduras?

fechadura-porta

| Ambientes Internos

 

Conheça os diferentes modelos de fechaduras disponíveis no mercado e garanta que sua casa esteja sempre em segurança

 

Quando o assunto é decoração, escolher um modelo de fechadura que combine tanto com a porta quanto com o acabamento do resto do cômodo é imprescindível. Para isso, existem diversos modelos de fechaduras que podem se adequar melhor a portas de aço, de madeira, entre outros materiais.

Agora, ao falar de segurança, principalmente na proteção da entrada da casa, é essencial pensar em modelos reforçados que garantam a sensação de proteção dentro do imóvel. Além das fechaduras comuns em aço, os modelos elétricos e eletrônicos têm ganhado cada vez mais espaço no mercado.

A frequência de manuseio do objeto é um fator que deve ser levado em conta no momento da escolha do material, além da localização do cômodo e fatores climáticos que podem influenciar na durabilidade da fechadura.

Preparamos uma matéria com os 9 tipos de fechaduras mais populares, para que você os conheça e possa tomar uma decisão acerca de qual escolher para a casa ou apartamento. Confira abaixo.

Quais são os tipos de fechaduras?

Lendo essa matéria e tomando nota dos tipos de fechaduras que iremos mostrar, com certeza você irá reparar que a gama de opções de cores e materiais é bastante diversa. Porém, queremos ir além disso. Iremos explicar as funções, vantagens e desvantagens de cada uma delas para facilitar a escolha, sabendo qual combina mais com a casa e com o nível de segurança que deseja obter em cada cômodo.

 

Fechadura de entrada

Assim como o nome sugere, esse modelo é indicado para a porta principal da casa, onde visitantes e moradores entram. Por ser a mais exposta, esse tipo de fechadura exige que seu material seja mais reforçado, além de permitir que possa ser trancado por dentro e por fora.

Esse tipo de fechadura possui cilindros que permitem a abertura e o fechamento da porta com o uso da chave. Alguns modelos têm um botão ou alavanca no lado interno, deixando a chave para ser usada apenas pelo lado de fora.

Ainda é possível reforçar a segurança com a instalação de um sistema de trava. E, por ser a primeira coisa que seus visitantes verão, é possível encontrar modelos com vários tipos de acabamento.

 

fechadura-externa

Fechadura externa de aço zamac Concept 402 com roseta cromada Pado (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

Leia mais: Pensando em trocar a porta de entrada antes de escolher a fechadura? Então confira a matéria Portas de entrada: modelos, cores e dicas essenciais e encontre o modelo perfeito!

 

Fechadura interna

Esses modelos de fechadura são mais adequados para portas dentro de casa, onde a segurança não é essencial. Com isso, você pode aproveitar da criatividade, apostando em fechaduras com acabamentos diferentes e mais caprichados, como as cromadas, polidas, escovadas ou oxidadas. Escolha o modelo que mais combina com seu estilo.

 

fechadura-interna

Fechadura interna de aço zamac Concept 402 com roseta cromada Pado (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

Leia mais: Uma fechadura bonita precisa de uma porta à altura, que combine com o ambiente e com suas preferências pessoais, então que tal dar uma olhada na matéria Portas internas: 3 requisitos para uma escolha certa e deixar sua casa ainda mais bonita?

 

Fechadura de travamento

O nome pode causar uma certa confusão, mas não se trata de uma fechadura propriamente dita, mas um mecanismo que pode ser instalado para aumentar a segurança, principalmente nas portas de entrada ou portões de garagem. Os modelos mais comuns são as chamadas fechaduras tetra, que possuem quatro fileiras de dentes, impedindo que a porta seja aberta facilmente por ladrões ou pessoas mal intencionadas.

Uma fechadura de travamento utiliza material sólido e resistente que impede que a porta seja aberta ou movida sem o uso da chave correta. Existem dois tipos de sistema de travamento para essa fechadura: o simples, que é mais adequado para porta de madeira e de metal, e o duplo, ideal para portas de vidro.

fechadura-de-travamento-tetra

Trava de segurança redonda Tetra 140 R68 cromado Papaiz (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

Também há modelos disponíveis no mercado em que tanto o travamento tetra quanto a maçaneta são vendidos juntos, assim você pode economizar e garantir uma casa segura.

kit-maçaneta-com-travamento-tetra

Kit de fechadura tetra externa 2×1 Galaxy 4180 Z-2 cromada Aliança (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

Fechadura de encaixe

As fechaduras de encaixe têm um formato retangular e possuem duas placas de metal que complementam as maçanetas. É um modelo indicado também para portas internas que precisam ser travadas, uma vez que não possuem sistema de segurança. Com essa fechadura, você precisa apenas empurrar a porta para fechá-la pelo lado de dentro. Do lado de fora, será preciso mexer o mecanismo por meio da maçaneta.

 

Fechadura de trinco

Outro tipo de fechadura para portas internas são as de trinco, por serem simples e terem um nível de segurança baixo. Nesse modelo, o trinco fecha apenas internamente, apesar da maçaneta ser fixada em ambos os lados. É bastante comum encontrá-las em banheiros, assim a chave nunca é perdida, uma vez que está acoplada na própria fechadura.

 

fechadura-de-trinco-para-banheiro

Fechadura para banheiro em aço inox e zamac Verona Ovo Z 18×6,15cm cromada Arouca (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

Fechadura rolete

Esse modelo é bastante utilizado em portas pivotantes, que se abrem apenas com a chave, pois não precisam de maçaneta, apenas um puxador.

Uma desvantagem desse modelo é a segurança, pois ele pode ser fechado sem a necessidade de ser trancada. É comum encontrá-la em portas corta-fogo, ou em portas com abertura eletrônica.

fechadura-com-rolete

Fechadura externa Quadrada com rolete 55mm cromada Pado (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

Fechadura bico de papagaio

Esse é o tipo de fechadura recomendado exclusivamente para as portas de correr. O sistema é extremamente simples e consiste apenas em um gancho para travar a porta.

 

fechadura-bico-de-papagaio

Fechadura bico de papagaio 450 Pado (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

Fechadura elétrica

Esse modelo é muito comum em portões, especialmente em prédios, mas também pode ser instalado em casa. A fechadura elétrica funciona a distância, sendo acionada por um botão pelo morador. Quando o mecanismo é acionado, uma corrente elétrica transforma a bobina da fechadura em um eletroímã, o que atrai a lingueta de ferro e abre a porta. Já o sistema de fechamento consiste em uma mola que empurra a lingueta para travar a porta.

 

fechadura-elétrica

Fechadura elétrica dupla cinza c-90 HDL (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

Fechadura eletrônica

Antes de mais nada, não confunda a fechadura eletrônica com a fechadura elétrica. As fechaduras eletrônicas também são seguras e de todas as listadas, é a mais moderna, pois vão desde os modelos mais simples, que necessitam de uma senha digitada no teclado externo, até as mais sofisticadas, que precisam de identificação biométrica ou reconhecimento facial. O travamento também pode ser ligado a um sistema de alarme, aumentando a segurança do imóvel.

 

fechadura-eletrônica-digital

Fechadura Digital Intelbras de Sobrepor para Porta de Vidro FR400 Preta (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

Hora de escolher suas fechaduras

Agora que você conhece detalhes, vantagens e desvantagens de cada tipo de fechadura, pode escolher a mais adequada para suas necessidades. Então, que tal visitar o departamento de Fechaduras e Travas no site da Telhanorte?

Lá você também pode escolher um modelo de porta que combine com sua nova fechadura nodepartamento de Portas. Não se esqueça que você sempre pode contar com a ajuda de nossos colaboradores para tirar dúvidas e fazer suas compras diretamente pelo nosso WhatsApp! Além de poder retirar seus produtos na loja sem sair do carro, usando a opção Clique & Retire.

Vários produtos possuem a opção de frete grátis, então você poderá fazer suas compras do conforto da sua casa! Caso prefira, visite uma de nossas lojas físicas.

 

Edição: Camila Alexandrino | Vinicius Marques