Leitura: 5 min

4 modelos de pia de cozinha para você apostar

Entre os fatores que podem dar mais personalidade para sua cozinha, estão os tipos de pia. Confira a matéria que preparamos para ajudar em sua escolha!

 

A cozinha é sem dúvida um dos lugares mais aconchegantes e disputados de uma casa, por isso, durante uma obra ou reforma, o cômodo recebe atenção especial no quesito acabamento. Entre os fatores que podem atribuir personalidade ao ambiente estão os diferentes tipos de pia para cozinha.

Já foi tempo que cozinha era apenas o espaço de preparo do que seria servido na sala de jantar. Hoje, a cozinha é sinônimo de reunião de família, de bom papo e uma bela taça de vinho. Cozinhar se tornou um hobbie e com isso, o ambiente ganhou status de cômodo de honra!

A decoração da cozinha ganhou destaque e a pia se tornou um dos pontos de atenção.

Então, se você está fazendo aquela reforma completa, construindo, ou só quer dar uma repaginada no visual do espaço, sugerimos que conheça os 4 modelos de pia para cozinha que selecionamos abaixo. Eles vão dar ainda mais charme para o espaço, de acordo com o seu estilo e uso.

 

1. Madeira

Quando a gente pensa em decoração com madeira, a gente logo se lembra daquela casa na serra super aconchegante, uma lareira e um bom vinho! Uma cozinha com pia de madeira também transmite essa sensação de aconchego e “calor”.

Indispensável em uma decoração rústica, também pode ser muito usada em ambientes modernos. Em conjunto com o preto e os tons de cinza, a madeira forma o trio perfeito para um ambiente contemporâneo. Você também pode misturar algumas peças de metal e ferro para completar a composição.

Grande parte das casas, usam o revestimento para bancada de cozinha em madeira e a pia, em si, de inox.

 

 

As madeiras mais usadas nos tipos de pia para cozinha são faia, carvalho e nogueira.

Os tipos de pia para cozinha em madeira exigem cuidados especiais para não proliferarem micro-organismos nem perderem a beleza e resistência. É necessário tratar esses modelos regularmente com produtos próprios.

Ao apoiar panelas e pratos quentes, tome cuidado e proteja a madeira sempre usando um pano ou outro utensílio próprio.

 

2. Inox

Ao escolher uma pia de inox você terá em casa uma pia digna de um Master Chef!

Por ser impermeável ao calor e às bactérias, resistente contra corrosões e fácil de limpar, a pia de inox está nas cozinhas de grandes restaurantes. Se você quer facilidade de manutenção, essa é uma ótima escolha.

Para um aspecto mais moderno, o inox é um excelente material e deve estar entre seus tipos de pia para cozinha preferidos. Isso é especialmente verdade se você investir em uma pia com revestimento para bancada de cozinha mais longo.

Você vai precisar tomar cuidado com uma coisa: ter sempre à mão uma tábua para cortar alimentos! A pia de inox é muito suscetível a marcas e arranhões.

Marcas de dedos também podem ser frequentes, mas nada que um paninho não resolva rapidamente.

 

 

3. Granito

Para quem sonha com uma cozinha com tonalidades mais escuras, usando no ambiente toda a elegância do preto e do cinza, bem como quem deseja uma cozinha mais clara, que use a seu favor à luz natural, a pia de granito é uma das opções mais certeiras.

Não importa o tom que você vai escolher para a sua cozinha, a beleza e elegância do uso de uma pedra natural no ambiente, vai contribuir para melhorar sua usabilidade e aparência.

Além de beleza, o granito é bastante escolhido como a melhor pia para cozinha, por reunir beleza e resistência ao calor.

Um ponto de atenção deve ser ressaltado: para que não haja acúmulo de sujeira, os pequenos orifícios da pedra devem ser selados com resina! Com esse cuidado, você só vai precisar de sabão neutro e água para manter a pia limpa.

Além do granito natural, você também encontra opções sintéticas.

 

 

4. Mármore

Quando o assunto é elegância, o mármore é o campeão da categoria.

Seus detalhes e cores criam um ambiente único e muito sofisticado. Típica cozinha de novela!

O mármore é super eclético e pode ser usado tanto em uma decoração mais moderna quanto em um ambiente que siga uma linha mais clássica. O estilo você decide e, depois, escolhe o tipo de mármore que vai valorizar ainda mais o espaço.

Além da beleza, outros atributos o tornam o sonho de quem quer uma cozinha que ofereça facilidade de uso: Altamente resistente ao calor; suporta impactos de alto nível e não deteriora em contato com ácido – fatores que o tornam muito bom contra a ação do tempo e uso.

Dependendo de como você adquirir a pia de mármore, ela pode vir com furinhos (como no granito), nesses casos você também deve realizar o processo de selagem.

Detergente neutro e pano úmido são os únicos materiais necessários para uma boa limpeza da pia e revestimento desse material.

 

 

Na Telhanorte você encontra diferentes tipos de pia para cozinha e revestimentos para a bancada. Acesse o nosso departamento de pia de cozinha e conheça as dezenas de opções disponíveis em nossa loja virtual e em nossas unidades físicas.

Se você ainda está em dúvida sobre qual modelo de pia para cozinha usar, você pode consultar um Arquiteto de Bolso. Elimine todas as suas dúvidas com a ajuda de um profissional especializado. Visualize seu espaço em 3D e obtenha uma lista com produtos, quantidades e preços. Resolvemos 1 ambiente em até 2 horas de consultoria 100% online!

 

Edição de Álvaro Oliveira e Murilo Bonício

Posts relacionados

Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Encontre praticidade e facilidade para realizar sua pintura com...