Tipos de interruptores de luz: conheça 5 opções para o lar | Blog Telhanorte
home > Elétrica > Principais tipos de interruptores de luz que podem ser instalados em casa

Principais tipos de interruptores de luz que podem ser instalados em casa

tipos-interruptores-luz-2

| Elétrica

Você pode não saber definir, mas está em contato com os tipos de interruptores de luz todos os dias. Afinal, suas lâmpadas só ligam e desligam por causa deles.

Entender como funciona cada tipo é um detalhe técnico que ajuda a entender melhor o funcionamento desse recurso simples, mas essencial na instalação elétrica da casa.

Para te ajudar criamos um guia com os tipos de interruptores de luz mais usados e outros que, apesar de menos comum, já podem ser vistos nas casas maiores como:

– Interruptor simples

– Interruptor duplo

– Interruptor paralelo

– Interruptor triplo

– Interruptor intermediário

– Interruptor quádruplo

– Interruptor quíntuplo

– Interruptor sêxtuplo

O que é e como funciona um interruptor?

O interruptor é a peça responsável por ligar ou desligar um circuito elétrico para a função que ele deve ser acionado. É a peça do meio da tomada.

Como veremos no próximo tópico, um interruptor pode controlar diversos pontos de luz de um único ponto, bem como controlar pontos de luz em pontos distantes, evitando o deslocamento para apagá-los. 

Principais tipos de interruptores de luz e onde usar

1. Interruptor simples

Dos tipos de interruptores de luz, o simples é o mais comuns nas instalações elétricas residenciais, imóveis comerciais, empresas e espaços públicos.

Ele possui uma única sessão, podendo controlar uma única lâmpada ou um conjunto delas presente em um determinado cômodo. 

Devido ao sistema pouco complexo é usado em cômodos pequenos e geralmente fica na parede perto da entrada principal.

2. Interruptor duplo

Já os tipos de interruptores de luz duplo possuem duas seções e, consequentemente, conseguem controlar duas lâmpadas ou conjuntos de lâmpadas de cômodos diferentes de um mesmo ponto. 

Dessa forma, você pode apagar uma luz e manter a outra acesa. Esse tipo é usado, por exemplo, para acionar a iluminação da sala e da varanda ou da cozinha e da área externa dos fundos.

3. Interruptor paralelo

Os tipos de interruptores de luz paralelo ou three way é instalado quando o objetivo é poder ligar ou desligar uma lâmpada de pontos diferentes. 

Por exemplo, conseguir ligar a luz tanto do topo quanto do início de uma escada que leva para a parte superior da casa. Dessa forma, existe um interruptor paralelo em cada um dos pontos.

Outros espaços maiores como corredores internos e externos da casa também se beneficiam desse tipo de instalação, dando mais segurança. 

Mas também vale a pena utilizar o interruptor elétrico paralelo no quarto para não precisar se levantar para apagar a luz, colocando um interruptor do lado da cama.

4. Interruptor triplo

Outros dos tipos de interruptores de luz bastante comum de encontrar é o triplo. Ela possui três seções e, por isso, tem três botões de acionamento. 

Com ele, mais lâmpadas podem ser ligadas ao circuito do interruptor. É mais eficiente em ambientes maiores onde a iluminação é dividida e blocos para facilitar o acionamento, pois permite ligar e desligar cada conjunto separadamente.

5. Interruptor intermediário

O último dos tipos de interruptores de luz é o interruptor intermediário, também chamado de four way

Este interruptor permite ligar e desligar uma lâmpada ou um conjunto de até três pontos diferentes, no mínimo.

Com essa capacidade, o interruptor intermediário, que possui apenas um botão na tomada, ajuda a dinamizar ambientes grandes, permitindo um maior controle da luz de diversos pontos do ambiente. 

Sendo o tipo mais versátil, uma instalação elétrica pode ter vários pontos de interruptores four way, entre dois interruptores paralelos (three way). 

Confira no vídeo abaixo mais detalhes sobre os principais tipos de interruptores de luz que você deve saber antes de comprar para sua casa:

Outros tipos de interruptores de luz múltiplos

Interruptor quádruplo

O interruptor quadruplo é outro dos tipos de interruptores de luz múltiplos ideal para ambientes maiores que precisam de autonomia para os conjuntos de lâmpada. O produto permite fazer a instalação elétrica de até quatros seções. 

Interruptor quíntuplo

Como o nome diz, os tipos de interruptores de luz quíntuplos tem cinco seções, o que permite gerenciar um conjunto ainda maior de luzes dentro do circuito elétrico.

Interruptor sêxtuplo

Por fim, os tipos de interruptores de luz sêxtuplos tem a capacidade de incluir até seis seções separadas de lâmpadas individuais ou em conjunto, facilitando ligar e desligá-los individualmente. 

Onde comprar tipos de interruptores de luz?

Sua instalação elétrica precisa de um upgrade nos tipos de interruptores de luz para facilitar a mobilidade de acionamento dentro de casa?

Confira a categoria completa de Interruptores no site da Telhanorte e escolha quais você precisa comprar sem sair de casa.

É importante contar com a ajuda de um eletricista profissional para garantir o bom resultado do trabalho. #ficaadica.

Aproveite outros ofertas online do site e faça seu pedido completo!