Registros de água: um guia completo | Blog Telhanorte
home > Construção > Registros de água: um guia completo

Registros de água: um guia completo

| Construção

 

Saiba qual tipo de registro utilizar em cada etapa de instalação do seu sistema hidráulico, suas respectivas funções e dicas de uso

 

Se um vazamento estoura em sua casa, você sabe qual registro fechar e o que fazer para amenizar os danos, antes de chamar um profissional para o devido conserto? 

Saber a diferença entre cada tipo de registro já é um primeiro passo essencial para evitar problemas como vazamentos e outros transtornos da hidráulica de um imóvel.

Por isso, continue a leitura e descubra para que serve cada um dos tipos de registros hidráulicos disponíveis no mercado e em quais locais devem ser instalados.

 

Quais os tipos de registro de água existentes?

Apesar de existirem diferentes tipos de registro de água, a função de todos os modelos é basicamente a mesma: controlar ou bloquear o fluxo de água de uma rede hidráulica. São, inclusive, peças essenciais para controlar a vazão de água em casos de vazamento. Afinal, somente fechando o registro hidráulico que é possível realizar o conserto.

Veja agora os três tipos de registros existentes e a aplicação de cada um deles:

 

Registro de pressão

 

Registro-de-pressao-base-3-4-DN20-bronze-Deca

Registro de pressão Deca (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

O registro de pressão é utilizado para controlar o fluxo de água em um determinado ponto da rede. Sua função é reduzir ou aumentar a vazão.

Para ficar mais fácil de entender, o registro de pressão é aquele que usamos para regular o volume de água que sai de nossos chuveiros. Esse modelo é muito utilizado em banheiros e cozinhas.

Visto que esse registro possui um sentido de fluxo para vazão, é preciso ter muito cuidado ao realizar sua instalação. Caso seja feita de maneira errada, pode acabar bloqueando quase que por completo a saída de água. 

Caso tenha interesse, confira este e outros registros de pressão em nosso site.

 

Registro de gaveta

Registro-de-gaveta-uso-semi-industrial-3-4-DN20-bruto-Deca

Registro de gaveta Deca (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

Também conhecido como registro geral, esse modelo tem função diferente do anterior: é utilizado para interromper totalmente a vazão de água de uma rede. Sua principal característica é trabalhar completamente aberto ou fechado.

São os registros de gaveta que fechamos sempre que ocorre um vazamento. Por conta disso, o registro de gaveta deve ser instalado em pontos estratégicos, como colunas de distribuição e locais que demandem manutenção com mais frequência.

Com o tempo, é comum que a peça apresente desgaste. Isso pode acontecer devido à pressão que a água exerce sobre esse registro hidráulico, à frequência de uso, ou mesmo aos problemas de vedação dos componentes internos.

Quando há esse tipo de dano, podem ocorrer vazamentos, infiltrações ou problemas ainda maiores, especialmente se estiver instalado dentro de paredes.

Assim, é fundamental acompanhar o estado que essa peça se encontra e, sempre que necessário, realizar sua troca.

 

Registro de esfera

Registro-de-esfera-VS-soldavel-11-2-Tigre

Registro de esfera Tigre (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

Os registros de esfera, assim como o anterior, têm a função de bloquear totalmente a saída de água.

No entanto, esse modelo de registro hidráulico é utilizado para instalações em caixas d’água. Isso porque ele é mais resistente que os demais. Geralmente feito de PVC, aguenta altas pressões, corrosão, produtos químicos, além de ter uma vida útil maior.

Vale lembrar que sempre que houver a necessidade de realizar manutenção ou limpeza na caixa d’água, o registro de esfera deve ser fechado.

 

Qual a diferença entre a base e o acabamento de um registro?

É definida como base a parte do registro que não apresenta o mecanismo de abre e fecha, enquanto que o acabamento é a parte estética e exterior do registro.

Essa divisão existe para que você possa escolher separadamente o melhor acabamento da peça que ficará aparente, de acordo com o visual que lhe agrade, ao mesmo tempo que você escolhe também a base de melhor qualidade.

 

O que considerar no momento da instalação?

 

troca-registro-torneira-pia-profissional-agua

Instalação de registro hidráulico (Foto: Pxhere / Reprodução)

 

Visto que os registros hidráulicos possuem diferentes indicações de altura para a instalação, o primeiro passo é respeitar ao apontado no projeto de uma obra ou reforma.

O registro de gaveta, por exemplo, costuma ser instalado entre 1,80m a 1,90m do piso já finalizado. Como sua função é interromper o fluxo de água em momentos de mais urgência, essa altura permite um fácil manuseio, sempre que for necessário.

No caso do registro de pressão, é preciso que sua altura seja acessível ao maior número de pessoas, uma vez que seu uso é diário e constante. No caso do registro de um chuveiro, por exemplo, é importante que a peça fique em uma altura entre 1,10m a 1,20 do piso finalizado.

Atenção: Vale ressaltar a importância de se medir essas alturas a partir do piso já finalizado, pois, dependendo do revestimento utilizado no chão, pode haver uma diferença significativa na metragem final do cômodo.

 

Como escolher o registro hidráulico certo?

Agora que você sabe quais tipos de registro de água existem e como deve ser feita a instalação, veja estas dicas de como escolher a peça certa:

Somado a tudo isso, é fundamental comprar registros hidráulicos de qualidade. Isso evita diversos transtornos, além do desperdício de água.

No site da Telhanorte você encontra uma linha completa de registros, bases e válvulas para a sua obra. Quer conhecer nossos produtos? Então visite uma de nossas lojas físicas ou acesse o nosso site. Nele, você ainda tem a facilidade de comprar on-line, via WhatsApp ou televendas.

 

Edição de Vinicius Marques e Murilo Bonício