Leitura: 5 min

Saiba como escolher o melhor tanque para a sua lavanderia

Conheça os materiais, formatos de cubas, tipos de instalação e como escolher um tanque de lavanderia para a sua casa

 

Está em busca de tipos de tanque para lavanderia ideais para as suas necessidades? Então você chegou ao lugar certo. 

De alguns anos para cá a máquina de lavar roupas ganhou grande parte dos lares brasileiros, entretanto, mesmo com essa tecnologia incrível, o tanque ainda é muito requisitado para tarefas do dia a dia como limpar um pano de chão, tirar aquela sujeira do tênis e claro, para “passar uma aguinha” em algumas peças mais delicadas. 

Mas qual tanque escolher? Lápis e papel na mão para entender o que você deve observar ao escolher entre os principais tipos de tanque para lavanderia:

  • materiais para tanque de lavanderia, 
  • formato e número de cubas,
  • tipos de instalação. 

 

Veja mais em: Organizando a lavanderia: 7 dicas práticas de arrumação

 

Tipos de tanque para lavanderia

Existem muitas formas de dividir os tipos de tanque para lavanderia, uma delas é separá-los por material de que são feitos. Entre os mais comuns estão:

  • tanque de inox, 
  • tanque de louça, 
  • alumínio,
  • resina, 
  • mármore sintético. 

 

Tanques de inox 

O Inox é uma material durável e com fácil manutenção (basta um pouco de água e sabão neutro). O material é moderno e oferece praticidade e rapidez na instalação. Como desvantagem esse modelo pode apresentar manchas causadas pelos produtos de limpeza. Além disso, é um material que arranha mais facilmente. O tanque de alumínio para lavanderia é bem parecido com o tanque de inox e pode ser uma alternativa mais barata. 

tanque-lavar-roupa-inox-lavanderia
Tanque de inox de parede TS 550 com espelho 10850 Franke
(Foto: Acervo Telhanorte)

 

Tanques de resina

Tem um ótimo custo benefício e alta durabilidade. Sofre pouco em contato com materiais de limpeza, sendo mais resistente a manchas. Não enferruja e é uma ótima opção para casas de praia. 

tanque-lavar-roupa-resina-lavanderia
Tanque Lavanderia Decoralita 20 Litros Simples 50x40cm Branco
(Foto: Acervo Telhanorte)

 

Tanques de louça

O tanque de louça é um dos tipos mais comuns em casas mais antigas. Ele é resistente e não demanda grandes e frequentes manutenções. Você pode variar na cor desse modelo, mas lembre-se que o branco pode ser mais fácil de combinar com o restante da decoração do local, facilitando as etapas de como organizar lavanderia

tanque-lavar-roupa-louca-lavanderia
Tanque Lavanderia Icasa de Louça 20 Litros sem Coluna Branco
(Foto: Acervo Telhanorte)

 

Formatos de tanques para lavanderia 

Além da escolha do material é preciso considerar a escolha do tipo de tanque em relação ao seu formato. Existem opções de tanque duplo de inox para lavanderia com duas cubas para lavação. Até mesmo com três cubas. Além de múltiplas cubas você também encontra no mercado tanques nos formatos: 

  • arredondadas;
  • quadradas;
  • retangulares. 

 

Atenção: Lembre-se de tirar as medidas do local para não comprar o tanque errado.  Tanques para lavanderias pequenas, por exemplo, devem ter apenas uma cuba. 

 

Leia também: Kit de limpeza para casa: Itens que não podem faltar

 

Tipos de instalação de tanques

Uma terceira maneira de categorizar os tipos de tanque para lavanderia é pelo tipo de instalação dessa peça. Entre os tipos de tanque mais comuns estão:

  • tanque de fixação,
  • tanques de embutir;
  • tanque de coluna.

 

Tanques de fixação  

Este modelo de tanque é instalado direto na parede. Não há coluna de fixação ou bancada. É uma das melhores opções de tanques para lavanderias pequenas. Caso tenha interesse, você pode instalar um armário embaixo para armazenar, por exemplo, produtos de limpeza. Entretanto, essa é uma escolha e não uma necessidade para a instalação do equipamento. 

 

tanque-lavar-roupa-louca-lavanderia
Tanque de lavar roupa branco (Foto: fibrarttanquesepias.com.br/Reprodução)

 

Tanques de Embutir

Os tanques de embutir são instalados em uma bancada, assim como alguns tipos de cubas para banheiro.  Nesses casos, você estará adquirindo apenas a cuba do tanque, que irá ser integrada diretamente na sua bancada.  

 

tanque-lavar-roupa-inox-lavanderia-embutir
Tanque de lavar roupa embutido de inox (Foto: www.aconox.com.br/Reprodução)

 

Tanque de coluna

Você já deve ter visto esse tipo de tanque, que é instalado a partir de uma coluna que conecta cuba à rede hidráulica da casa. Geralmente, é feito de louça, mas também pode ser encontrado em outros materiais.  Tem um custo baixo e pode ser uma boa opção para lavanderias em que possuem espaço para instalação da bancada. 

 

tanque-lavar-roupa-lavanderia-coluna-branco
Tanque de coluna branco (Foto: http://blog.meber.com.br/Reprodução)

 

Pronto para escolher entre os tipos de tanque para lavanderia? 

Como você viu ao longo deste artigo, existem muitos tipos de tanque para lavanderia. Você conseguiu escolher o ideal para você? Se ficou com alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários. 

Está pronto para comprar? Então faça seu pedido no setor de tanques de lavar roupa, da loja virtual da Telhanorte. Aqui você encontra um setor completo para cozinha e lavanderia, além de itens de organização de lavanderia como cestos, caixas organizadoras, ganchos e mais. 

Acesse nossa loja virtual, selecione os produtos para sua construção ou reforma e receba tudo em casa. Conheça também nossa sessão Outlet e faça suas compras com o cartão Telhanorte

 

Edição por Veronicca Fernandes

Posts relacionados

Expresse sua personalidade: conheça alguns estilos de revestimentos que irão deixar sua casa do jeito que você sempre sonhou....
Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais para facilitar a pintura imobiliária....
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático, tudo deve ser considerado na hora da compra dos mobiliários....