home > Materiais de Construção > Quais os melhores tipos de telhas para cobertura de casas? Descubra os prós e os contras de 8 modelos

Quais os melhores tipos de telhas para cobertura de casas? Descubra os prós e os contras de 8 modelos

tema: Materiais de Construção
#30 - 23 de abril de 2020

A instalação do telhado pode ser considerada a cereja do bolo da obra de uma casa. Escolher um dos muitos tipos de telhas para cobertura de casas e, finalmente, cobrir a construção que você planejou por tanto tempo é uma sensação e tanto…

No entanto, mesmo sendo uma das últimas etapas de uma obra, é fundamental ter em mente o modelo do telhado desejado desde o início dos trabalhos. Afinal, dependendo da solidez da estrutura da casa, você não poderá optar por qualquer tipo de cobertura.

Para não ter surpresas desagradáveis no final da obra, ou custos inesperados, a dica é pesquisar sobre as melhores telhas para coberturas de casas antes mesmo de assentar o primeiro tijolo.

Pensando nisso, preparamos um material especial para te ajudar a escolher o melhor telhado para sua casa. E, como bônus, também daremos algumas dicas sobre telhas para cobertura externa. Confira!

Tipos de telhas para cobertura de casas

A escolha do modelo de telhado é uma das etapas essenciais na elaboração do seu projeto arquitetônico. É nesse momento que você definirá a cobertura que vai se adequar melhor ao estilo da sua casa. Seja ele tradicional, inovador, ecologicamente correto…

Para facilitar sua escolha, vamos falar agora sobre os tipos de telhas para cobertura de casas mais usados pelos brasileiros e algumas novidades no mercado.

Telhas de cerâmica

Também conhecidas como telha de barro, as telhas de cerâmica são o tipo mais tradicional da construção civil brasileira. A popularidade pode ser explicada pela boa relação custo-benefício e por combinar com os diferentes climas de um país extenso como o nosso.

Outra vantagem da cerâmica é que você não gastará muito tempo com limpeza ou manutenção. Por outro lado, esse tipo de telha é pesado e demandará uma estrutura mais resistente, o que acabará se refletindo em um custo total mais caro.

No universo das telhas de cerâmica, há variedades de modelos interessantes, como as esmaltadas, que aumentam a resistência e oferecem mais variações de cores. Já para quem quer economizar energia (e ajudar o planeta), existe a opção das fotovoltaicas, com painéis solares embutidos na cerâmica.

Telha de cerâmica

Compre esse produto aqui

Telhas de fibrocimento

Depois da proibição do amianto, por seu alto risco à saúde, o fibrocimento virou a principal opção para quem quer gastar pouco. Por serem maiores, você vai precisar de poucas delas para cobrir uma casa.

Além de mais barato, o material também é resistente e leve. Ou seja, o fibrocimento não exige uma estrutura muito reforçada para ser instalado.

No entanto, é exatamente essa leveza que vai exigir maior cuidado na hora instalação, para evitar problemas com ventanias e chuvas fortes. Outra desvantagem desse tipo de telha é que ela absorve muito calor, o que pode deixar a casa quente.

Telha de fibrocimento

Compre esse produto aqui

Telhas betuminosas

Feitas com massa asfáltica, as telhas betuminosas são muito utilizadas nos Estados Unidos e na Europa. A resistência do material e as facilidades de instalação e manutenção também estão conquistando cada vez mais consumidores brasileiros.

A maior qualidade do material se reflete no preço, superior ao de outras opções no mercado. Além disso, por serem maleáveis, essas telhas exigirão uma base bem sólida – e mais cara.

Telha betuminosa

Compre esse produto aqui

Telhas metálicas

Esses tipos de telhas para cobertura residencial se destacam pela resistência, durabilidade e leveza. As galvanizadas, feitas com aço e revestidas por alumínio e zinco, têm a vantagem de impedir a corrosão, mas absorvem muito calor.

No quesito isolamento térmico, a melhor opção entre as telhas metálicas são as gravilhadas, com um acabamento em cerâmica. Mas a funcionalidade e a beleza desse modelo farão você gastar mais com seu telhado.

Telhas ecológicas

Uma das alternativas ecologicamente corretas para seu telhado são as telhas de fibra vegetal. Produzido a partir de fibra de celulose, além de sustentável, esse modelo é resistente e de fácil instalação.

Outra opção sustentável, e também muito resistente, são as telhas feitas a partir de garrafas PET. A grande desvantagem das telhas ecológicas é que são produtos relativamente novos e ainda deixam muitas pessoas inseguras, principalmente pela ausência de maiores informações sobre seus benefícios.

Caso você queira realmente investir em uma casa ecologicamente correta, confira esse post com dicas de decoração sustentável para deixar seu espaço incrível e ainda ajudar o meio ambiente.

Telha de fibra vegetal

Compre esse produto aqui

Telhas para cobertura externa

Agora que já vimos as melhores telhas para cobertura de casas, talvez você esteja interessado em saber mais sobre tipos de telhas para cobertura de varandas e outras áreas externas.

A seguir, vamos listar algumas opções de telhas para cobertura de terraço, garagem e até mesmo churrasqueira. Antes ou depois de conferi-las, também vale a pena dar uma olhada nesse post sobre tipos de pisos para área externa.

Telhas de policarbonato

Quem está à procura de telhas para cobertura de garagem, por exemplo, encontrará no policarbonato uma opção ideal para iluminar o ambiente e proteger o carro. Afinal, esse material permite a passagem de luz, mas possui proteção contra raios ultravioleta.

Telha de policarbonato

Compre esse produto aqui

Telhas de polipropileno

Já o polipropileno é nossa dica para quem busca telhas para cobertura de varandas ou terraços. Suas resinas especiais permitem a passagem de iluminação natural e ainda podem ser combinadas junto a outros tipo de telhas para caprichar na decoração.

Para garantir o conforto total na sua varanda, além do teto, é importante cuidar bem do piso. Que tal então ver esse post com dicas sobre revestimento para varanda?

Telha de polipropileno

Compre esse produto aqui

Telhas de vidro

A cerâmica é o material mais comum nas telhas para cobertura de churrasqueira, mas o vidro é uma opção que vem ganhando força por permitir a entrada de luz natural. A grande desvantagem é que esse tipo de telha pode trincar e quebrar com facilidade e exige limpeza frequente para garantir a transparência.

Se a churrasqueira estiver em seu recanto especial de sossego, também já falamos aqui no blog sobre ideias de decoração para casa de praia.

Telha de vidro

Compre esse produto aqui

Agora que você já leu sobre as melhores telhas para coberturas de casas e telhas para cobertura externa, é hora de visitar a seção de telhas do site da Telhanorte para fazer sua escolha. Você também encontrará muitas opções de calhas e rufos para construir ou reformar seu telhado.

Veja também nossa seção de parafusos para telhas e outros acessórios para cobertura residencial.

Acesse nossa loja virtual com milhares de materiais para a construção da sua casa, encontre o modelo mais adequado para sua obra, faça a encomenda e receba tudo no conforto da sua casa.