Tinta esmalte: diferentes tipos e acabamentos | Blog Telhanorte
home > Decoração > Tinta esmalte: diferentes tipos e acabamentos

Tinta esmalte: diferentes tipos e acabamentos

tipos-tinta-esmalte-madeira-aplicacao-pintura-base-oleo-agua

| Decoração

 

Conheça os tipos de tinta esmalte indicados para pintura de metais e madeiras e os acabamentos do produto disponíveis no mercado.

 

A pintura é uma fase importante da obra, seja de construção ou reforma. Quando essa etapa começa, indica que o projeto está ganhando os contornos finais!

Para dar cor aos acabamentos de madeira ou metal, geralmente são utilizados tipos de tinta esmalte diferentes. Cada superfície de material pede um tipo de tinta apropriado.

Por isso, pintar exige mais atenção e critério do que se pode imaginar!

Neste post, reunimos tudo que você precisa saber sobre os tipos de tinta esmalte, os acabamentos disponíveis e onde usar cada tipo.

 

Acesse em nosso site: Tinta Esmalte

 

renovacao_de_moveis-madeira-pintura-tinta-esmalte

Algumas opções de tinta esmalte são excelentes para a pintura de madeira (Foto: Istock / Reprodução)

 

1. Tinta esmalte sintético

O esmalte sintético é ideal para pintar superfícies de madeira, metal, ferro e até aço, como esquadrias de janelas, portas, etc. Ele pode ser diluído em aguarrás quando necessário e quase não tem cheiro durante a aplicação.

Essa tinta cria uma camada que, além de dar cor, protege, isolando o material e deixando-o mais resistente. A depender da opção escolhida, pode-se pintar metais não ferrosos como alumínio e Galvanizado sem a necessidade de fundo.

Caso a pintura esteja sendo feita em cima de uma pintura antiga que também tenha base solvente, use a tinta esmalte sintética. Assim, a pintura não corre o risco de descascar ou estufar!

 

2. Tinta esmalte à base de água 

A tinta esmalte à base de água também é indicada para pintura de mesas, prateleiras, armários e portões.

Tanto a tinta esmalte sintética quanto a tinta esmalte à base de água podem ser usadas na pinturas de áreas internas e externas da casa. Mas de preferência, pelo cheiro forte, a tinta sintética é recomendada para a área externa. Como quase não tem cheiro e não amarela, é ideal para fazer pinturas internas ou de objetos que vão ficar na parte interna da casa.

 

Sugestão de matéria: Confira dicas de pintura externa para deixar a casa maravilhosa!

 

Acabamentos de tinta esmalte

 

Acabamento acetinado

A tinta esmalte acetinada deixa um acabamento mais aveludado e o brilho é bastante discreto, não chegando a ser fosco. 

Esse acabamento valoriza mais as superfícies regulares, sem desníveis ou descascamentos. 

A tinta esmalte acetinada tem uma resistência média em relação à limpeza com água. Por isso, prefira limpar os móveis com o pano seco ou apenas levemente úmido.

 

tinta-esmalte-acetinada-madeira-mobilia

Mobília de madeira renovada com cores novas (Foto: Designer Trapped / Reprodução)

 

Acabamento fosco

A tinta esmalte fosco tem o acabamento sem brilho, que ajuda a disfarçar qualquer defeito ou irregularidade no material.

Para esse tipo de tinta esmalte não é recomendado fazer a limpeza com água. Use apenas um pano seco.

 

pintura-moveis-esmalte-fosco

A pintura pode ser feita de maneira criativa e personalizada (Foto: Móveis Futura / Reprodução)

 

Acabamento brilhante

Por último, a tinta esmalte de alto brilho reflete bastante a luz, valorizando a pintura na luz natural. Nas superfícies regulares, tem um efeito ainda melhor.

Esse acabamento de tinta esmalte é o que melhor resiste à limpeza com água.

 

tinta-esmalte-alto-brilho

A tinta esmalte pode ser usada em cadeiras e demais peças de madeiras em área externa (Foto: Young House Love / Reprodução)

 

Vantagens da tinta esmalte

A tinta esmalte cria uma camada resistente, que funciona como uma forma de proteção quando aplicada. Por isso, usar tinta esmalte prolonga a vida útil de móveis, janelas e portas, deixando-os bonitos e bem acabados por mais tempo.

Para as pinturas que ficam expostas na área externa, as vantagens são maior proteção contra umidade, chuva e sol (responsáveis por descascamentos), estufamento, umidade, etc. 

Esmalte-sintetico-acetinado-Coralit-Ultraresistencia-branco-900ml-Coral

Esmalte sintético acetinado Coralit Ultraresistência branco 900ml Coral (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

Acessórios para pintura com tinta esmalte

Qualquer tipo de pintura precisa dos acessórios certos para conseguir o efeito desejado com a tinta e também facilitar o trabalho.

Para as pinturas com o esmalte, você vai precisar de: bandeja, pincel, rolo e fita crepe (caso você queira fazer algum efeito ou proteger alguma parte).

 

Sugestão de matéria: Quer saber o que é tinta acrílica? Confira em nosso artigo as vantagens e desvantagens desse tipo de tinta

 

Gostou das dicas?

Com essas informações, você pode escolher a cor certa para o trabalho na sua casa!

Confira a categoria completa de Pintura para madeira e metal da Telhanorte e aproveite as ofertas e promoções do site. Além das tintas, veja também Acessórios para Pintura, Tintas e Corantes para parede e Solventes e Removedores.

Faça suas compras online e receba tudo em casa. Conheça o cartão de crédito da Telhanorte e aproveite as melhores formas de pagamento do mercado!

 

Quais os principais tipos de tinta para parede

 

Edição: Vinicius Marques e Murilo Bonício