Tipos de tomadas e interruptores residenciais | Blog Telhanorte
home > Elétrica > Tipos de tomadas e interruptores residenciais

Tipos de tomadas e interruptores residenciais

tomada-plug-parede-tipos-eletrica-energia

| Elétrica

Entre os dispositivos elétricos mais comuns e importantes de uma casa estão os tipos de tomadas e interruptores residenciais

 

Existem vários modelos de tomadas e interruptores e, embora eles possam parecer iguais, quando instalados com suas placas frontais, funcionam de maneira diferente no interior.

Para fazer a instalação elétrica adequada na sua casa, é importante conhecer os tipos de tomadas e interruptores. Então, confira, a seguir, mais informações sobre esses itens tão importantes!

 

Instalação elétrica

Em um sistema elétrico, um interruptor pode interromper ou direcionar o fluxo de corrente em outra direção.

Podemos dizer que cada interruptor possui um recurso distinto e, ao entender suas características, podemos fazer uma escolha melhor, considerando as necessidades da casa.

Além do recurso básico de ligar e desligar, muitos modelos de tomadas e interruptores possuem recursos integrados, como indicadores.

No Brasil, existem modelos de tomadas e interruptores padrão, com diferentes recursos e tipos de chaves elétricas.

 

Tipos de tomadas elétricas

As tomadas permitem a comunicação entre dois processos diferentes em máquinas iguais ou diferentes. Uma tomada elétrica é um dispositivo que permite que o equipamento elétrico seja conectado à fonte de alimentação principal. 

As tomadas podem diferir na voltagem e corrente nominal, forma, tamanho e tipo de conectores. Geralmente, eles estão disponíveis em configurações de 2 pinos, 3 pinos com classificação de corrente 6A-25A.

 

O plugue elétrico Tipo C é um plugue de dois fios que possui dois pinos redondos. Ele se encaixa em qualquer tomada que aceita contatos redondos de 4.0 a 4.8 mm em centros de 19 mm. 

No Brasil, esse tipo de tomada foi sendo substituído pelas com plug do tipo N —  de três pinos — que funcionam perfeitamente com os plugues tipo C.

Os plugues tipo C são geralmente limitados para uso em aparelhos que requerem 2,5 A ou menos.

 

tipo-de-tomada-C

Tipo de tomada C (Foto: Panasonic / Reprodução)

 

Potencial elétrico: 127 V e 220 V

Frequência: 60 Hz

 

Existem duas variações do plugue Tipo N: de 10 amps e outra de 20 amps.

A versão de 10 ampères possui dois pinos redondos de 4 mm de espessura e um pino de aterramento. A versão de 20 ampères, usada para aparelhos mais pesados, tem dois pinos redondos de 4,8 mm de diâmetro e um pino de aterramento. 

A tomada com plug tipo N foi projetado para funcionar também com plugues tipo C, como mencionamos acima.

O Brasil é um dos poucos países que usa dois tipos de voltagem. Enquanto a maioria dos estados usa 127 V, alguns deles usam 220 V. 

Por isso, é importante verificar a voltagem do local antes de ligar o aparelho pois, apesar de muitos eletrodomésticos vendidos no Brasil serem de dupla voltagem, vale a pena checar na hora da compra!

 

tipo-de-tomada-N

Tipo de tomada N (Foto: Panasonic / Reprodução)

 

Tipos de interruptores elétricos

Este tipo é o famoso “liga/desliga”, que é usado para interromper a conexão entre dois terminais.

Também conhecido como interruptor articulado, o interruptor de polo único é o tipo mais comum e controlam um aparelho de um único local. Esses interruptores são mais fáceis de operar, instalar e substituir.

interruptor-polo-unico

Interruptor de polo único (Foto: Lorenzetti / Reprodução)

 

Um interruptor elétrico de dois polos controla dois aparelhos sem precisar instalar uma caixa separada.

Na verdade, são como interruptores unipolares separados, operados mecanicamente pelo mesmo botão. Esses interruptores também são fáceis de operar, instalar e substituir.

interruptor-polo-unico-com-tomada

Interruptor de polo único com tomada(Foto: Lorenzetti / Reprodução)

 

Interruptores de três polos são usados para controlar as luzes com dois interruptores. Diferente do interruptor de polo único, eles não têm posição “liga/desliga”.

São usados principalmente em escadarias e grandes salas e permitem que você controle uma luz ou aparelho de dois locais diferentes. Embora sua operação seja fácil, esses interruptores são mais complicados de instalar.

interruptor-polo-duplo-com-tomada-3-pinos

Interruptor de polo duplo com tomada (Foto: Alumbra / Reprodução)

 

As configurações de interruptor de quatro polos são usadas para controlar as luzes com três ou mais interruptores. Estes interruptores são geralmente utilizados em grandes salas onde é necessário um acesso fácil para controlar as luminárias. 

Eles não têm uma posição de ligar/desligar como interruptores de polo único.

É importante entender como estes interruptores são conectados antes de tentar solucionar problemas ou substituí-los, visto que sua instalação é considerada complexa.

interruptor-4-polos

Interruptor de 4 polos (Foto: Steck / Reprodução)

 

Um interruptor multi-localização é uma interconexão de dois ou mais interruptores para controlar uma carga elétrica de mais de um local. 

Estes interruptores são usados ​​em grandes espaços e corredores, onde ter vários controles aumenta a segurança e a conveniência, mas é bastante complicado de instalar.

 

Eles são interruptores básicos que são usados ​​em campainhas de casa e escritórios. Quando um visitante aperta o interruptor, ele aplica uma corrente ao mecanismo de campainha da porta. É fácil de instalar e conveniente de usar.

 

Escolha os tipos de tomadas e interruptores para sua casa

Os modelos de tomadas e interruptores, além de serem componentes funcionais importantes de uma construção, dão acabamento e integram na decoração da casa. Na Telhanorte, você encontra diversos modelos de tomadas e interruptores!

Visite uma de nossas lojas físicas espalhadas pelo Brasil ou, se preferir, acesse nossa loja virtual. Lá, você pode escolher todos os produtos que precisa e comprar diretamente pelo site, WhatsApp ou televendas. Não se esqueça de conferir nossa sessão Outlet, com descontos imperdíveis e realize suas compras com o cartão Telhanorte!

 

Edição de João Victor Quintino e Murilo Bonício