Leitura: 5 min

Como escolher corretamente uma trava de segurança para a porta? Confira!

Tetra chaves, travas para portões e travas adesivas internas. Conheça os modelos de trava de segurança de porta de madeira, aço e blindex

Quando o assunto é a segurança da nossa família, não dá para brincar. Escolher uma trava de segurança de porta que ajude a manter os criminosos longe é uma das formas mais econômicas de ampliar a sensação de segurança dos moradores da casa.  O modelo mais conhecido e usado de trava de segurança para porta é a tetra chave. A seguir, vamos conhecer um pouco mais sobre o seu funcionamento e o uso de outras opções para a segurança da sua casa. Lembre-se de considerar o tipo de abertura da porta e o seu material, por exemplo, madeira, blindex ou aço. 
Veja também: 7 dispositivos de segurança residencial para proteger a casa + dicas

Trava de segurança de porta Tetra Chave 

A tetra chave recebe esse nome porque tem 4 segredos. Geralmente, é instalada na porta principal de casas e apartamentos para dificultar o arrombamento ou a entrada de ladrões e outros criminosos. A tetra chave possui os quatro lados com “dentes”, que apresentam diferentes segredos. Isso torna a porta com a tetra, 4 vezes mais difícil de ser arrombada.  Uma trava como essa pode ser produzida em aço inox e latão. O modelo é bastante usado para portas principais, portas de área externa e garagem. Também é ideal para portões de lojas e para a segurança de empresas, em geral.  Combinadas com uma fechadura de porta tradicional oferecem mais segurança no dia a dia. Em algumas casas podem ser instaladas duas tetra chaves na mesma porta, além de uma fechadura tradicional. Tudo isso tem como objetivo manter a segurança do local. 
Trava de segurança de porta
Trava de segurança quadrada Tetra 140 R208 cromado Papaiz (Foto: Acervo Telhanorte)

Trava de segurança para porta de madeira

A tetra chave é um tipo de trava de segurança para madeira muito comum no trancamento e segurança do local. Podem ser usadas uma ou duas fechaduras tetra. A porta de madeira maciça é bastante resistente a tentativas de arrombamento e uma boa opção para casas e apartamentos.  Antes de escolher a trava de segurança, confira qual trava é ideal para o tipo de porta, seja pivotante, tradicional ou de correr. Assim como existem tipos diferentes de fechadura de porta para cada tipo de abertura, também é possível encontrar travas que são instaladas de maneira específica para cada situação. 

Trava de segurança para porta de aço

Mais uma vez o modelo de trava de segurança tetra chave pode ser usada, desde que garantindo a compatibilidade com o modelo de abertura da porta. No caso de portões de alumínio, a trava para portão também deve ser considerada, garantindo a segurança de todas as áreas da casa. As travas de segurança ideais para portão são feitas de latão, são duráveis e resistentes a tentativas de arrombamento. Na loja virtual da Telhanorte você encontra trava para portão nº3, nº5 e nº7, todas de material resistente e marca certificada. 
Trava de segurança de porta
Trava de segurança para portão Nº5 TPP/03 dourada Fixtil (Foto: Acervo Telhanorte)

Trava de segurança para porta de blindex

Para a instalação de uma trava de segurança para porta de blindex é recomendado a instalação de travas duplas, ou seja, uma na parte de cima da porta e outra trava na parte de baixo. Essa recomendação tem como princípio a prevenção de acidentes como portas que quebram.  É importante considerar que portas com travas duplas podem tornar a saída de casa mais difícil em casos de necessidade de evacuação do local, por isso, evite deixar as chaves das travas longe. Tenha-as sempre a mão para evitar que o excesso de segurança se torne um problema. 

Travas adesivas

Você pode até estar estranhando, mas as travas adesivas podem ser muito úteis para a segurança de alguns membros da família, principalmente, crianças e animais de estimação. É claro que o uso delas é diferente dos tipos de travas que falamos até aqui. Enquanto as travas de aço e latão, e as tetra chaves, impedem a entrada de criminosos na sua casa, as travas adesivas oferecem uma segurança interna, impedindo que crianças e pets abram portas e gavetas com remédios e objetos cortantes, por exemplo.

Como garantir a segurança da sua casa?

Lembre-se que é fundamental contar com produtos de qualidade, produzidos por marcas certificadas que vão realmente garantir a tranquilidade que você busca e merece. Produtos de baixa qualidade podem facilmente ser destruídos e todo seu esforço terá sido em vão. A instalação correta de fechaduras e travas também é um fator que deve ser considerado por você. Contar com bons profissionais para a instalação dessas peças vai garantir que você tenha o melhor resultado na execução do seu projeto. Atualmente existem muitas opções que ampliam a segurança de casas e apartamentos. Além das travas de segurança para porta, também há fechaduras eletrônicas, com acionamento biométrico, por exemplo, além das câmeras de segurança. 
Veja mais em: Portas de entrada: modelos, cores e dicas essenciais
Na loja virtual da Telhanorte você encontra sistemas de porteiros eletrônicos, vídeo porteiro, interfone, sensores de presença, alarmes, além de uma seção completa de travas de segurança.    Confira nosso departamento de segurança e comunicação e o departamento de fechaduras e travas. Encontre tudo o que você precisa, sem sair de casa.

Edição por Veronicca Fernandes

Posts relacionados

Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...
Expresse sua personalidade: conheça alguns estilos de revestimentos que...
Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...