Tudo o que você precisa saber sobre tinta acrílica | Blog Telhanorte
home > Construção > Tudo o que você precisa saber sobre tinta acrílica

Tudo o que você precisa saber sobre tinta acrílica

como-escolher-tintas-para-sua-obra-acrilica

| Construção

Veja todas as características, vantagens e desvantagens da tinta acrílica antes de escolhe-la para pintar suas paredes

 

Quem nunca quis se aventurar pintando uma parede sozinho, que atire o primeiro pincel, não é mesmo? Mas para amadores de primeira viagem, é muito fácil cometer erros básicos na hora de comprar os rolos, pinceis e, claro, a tinta. Por isso, separamos tudo que você precisa saber sobre a tinta acrílica, uma das mais utilizadas em reformas domésticas!

 

O que é tinta acrílica?

A tinta acrílica é um tipo de tinta usada tanto em paredes externas quanto internas e tem aspectos parecidos com a tinta látex. É uma tinta solúvel em água, de secagem rápida e sua fórmula contém resinas acrílicas, o que faz com que ela tenha um alto grau de impermeabilidade. Portanto, as paredes pintadas com essa tinta podem ser lavadas com facilidade, utilizando apenas um pano úmido. 

O acabamento da tinta acrílica pode ser mais brilhante comparado ao látex, mas também existem outras opções de acabamento, como o fosco. Mesmo sendo muito utilizada, por questões de adequação a determinados ambientes, aquelas do tipo acrílica costumam ser opções um pouco mais cara.

A tinta acrílica é ótima para pintar, especialmente, áreas externas, devido à sua capacidade de suportar os efeitos da radiação UV do sol e do clima. Também serve para pintar áreas que são molhadas ou limpas com frequência, como banheiro, lavabo, áreas próximas a piscinas e etc. Para obter todos os benefícios, escolha sempre uma tinta 100% acrílica e combine-a com um bom primer (tinta especial para preparação de paredes).

 

Veja também: Tinta seladora de parede: o que é, para que serve e como usar?

 

Pintura com tinta acrílica

Mulher pintando a parede com tinta acrílica roxa (Foto: blogdascores.com.br / Reprodução)

Vantagens da tinta acrílica

 

Desvantagens da tinta acrílica

A principal desvantagem é a necessidade de aplicação em várias camadas. Outra desvantagem é que a pintura precisa ser feita com muito cuidado, para não ficar marcas de pincel no resultado final. O uso de um esmalte acrílico e condicionadores de tinta pode diminuir esse efeito.

Finalmente, a tinta acrílica não é tão dura quando totalmente seca. Normalmente, isso não é um problema, mas marcas de desgaste e danos podem ocorrer em áreas de tráfego intenso. Especialmente em guarnições de madeira internas, como o revestimento em base de portas.

 

Veja mais em: Quais os principais tipos de tinta para parede

 

Qual a diferença entre tinta látex e acrílica?

As tintas acrílicas e de látex são, na verdade, feitas a partir de resinas acrílicas. A principal diferença em suas composições, no entanto, reside nas bases que sustentam essas resinas. 

Como o acrílico possui produtos químicos, é mais elástico que o látex. A tinta acrílica se contrai e se expande melhor que a tinta látex devido a essa elasticidade, sendo mais durável.

No entanto, ao contrário das tintas látex, o acrílico é inflamável, exatamente devido a esses compostos químicos. Além disso, o acrílico também é considerado mais tóxico que a tinta látex. Na pintura de superfícies, o látex é mais fácil de aplicar e seca mais rapidamente do que a tinta acrílica. 

Caso você queira remover a tinta látex, isso pode ser feito facilmente com água e sabão. No entanto, é difícil remover a tinta acrílica sem os devidos diluentes. Outra diferença entre elas é que as tintas de látex oferecem uma boa cobertura com menos camadas. 

E em relação ao custo de cada uma, a tinta acrílica tende a ser mais cara que a tinta látex.

 

Como aplicar

Pelas características e diferenciais da tinta acrílica, você já deve imaginar que para a aplicação também devem existir alguns cuidados especiais.

 

Não são muitos, mas esses três cuidados para usar tinta acrílica são essenciais:

1- Prepare a superfície, lixando e depois retirando toda a poeira, para que não haja interferência no acabamento da pintura. Seja uma parede comum, de madeira, plástico ou alvenaria (não pule essa etapa!);

2- Siga corretamente as instruções do fabricante em relação à diluição da tinta, para evitar divergências no resultado final;

3- Caso você vá aplicar mais de uma demão, é importante esperar a primeira secar completamente.

Se você é leigo em questão de pintura de parede ou de outros materiais, pode ser útil contratar mão de obra especializada nessa parte. A pintura, quando bem feita, tem uma vida útil bastante longa e, com certeza, você não vai querer retocá-la tão cedo, não é? 

 

Encontre a tinta acrílica ideal para sua obra!

Agora que você já sabe o que é tinta acrílica, suas características, vantagens e desvantagens, como e onde usá-la, é hora de procurar pelo melhor preço. Comprar a melhor marca vai te ajudar a economizar muito dinheiro e trabalho no futuro. Acesse a seção de Tintas no site da Telhanorte e confira todas as opções disponíveis!

Além da tinta, você também vai encontrar todos os acessórios como rolos para pintura, pincéis, lixas, bandejas, fitas, proteção, solventes e removedores e muito mais.

 

Edição de Vinicius Marques e Murilo Bonício