Leitura: 7 min

O que é manta para jardim? Descubra tudo para usá-la!

Para que serve, as vantagens e modo correto de utilizar uma manta para jardim! Confira essas e mais informações nessa matéria

Quem é que não gosta de ter a natureza por perto? As cores, os cheiros, as texturas… Ah! Nada melhor do que ver os pés de frutas no quintal e poder admirá-los ou, ainda, saboreá-los quando quiser, não é? Então, saber o que é manta para jardim ajudará você a cultivar plantas em vasos e jardins, mantendo-as mais saudáveis e bonitas. Entre as inúmeras vantagens desse material, está a possibilidade utilizar tanto em pequenos espaços quanto em grandes. Assim, seja para criar um jardim no seu quintal, ou um jardim vertical na sua varanda, a manta para jardim vai lhe auxiliar a criar decorações incríveis, e com muito verde! Quer saber como? Basta continuar a leitura.
jardinagem
Monte seu jardim em casa (Foto: Benjamin Combs / Unsplash / Reprodução)

O que é manta para jardim e para que serve?

Se você quer saber o que é manta para jardim, porém não tem muita familiaridade com essa área, sem problemas! Começaremos esclarecendo que esse material pode ser encontrado com outros nomes no mercado! Com nomes como manta de bidim, manta de drenagem ou manta geotêxtil, a manta para jardim é utilizada para evitar que a água escorra a terra de vasos e jardins quando essa é molhada. Esse material permite apenas a passagem de água, mas garante que os substratos não se percam a cada rega. Com isso, os nutrientes se mantêm e a planta permanece viva e bonita por muito mais tempo. Mas saber o que é manta para jardim também inclui conhecer a sua composição. Parecida com um feltro grosso, ela é formada por milhares de filamentos de material sintético. Essa matéria-prima, por sua vez, é proveniente de materiais recicláveis, tais como garrafas PET (politereftalato de etileno). Com isso, a manta se torna um produto ambientalmente correto e perfeito para o cultivo de plantas!

Quais as vantagens do uso da manta para jardim?

Além da fácil instalação, é um material que pode ser usado em jardins e vasos dos mais variados tamanhos. Assim, mesmo que tenha pouco espaço na sua casa ou apartamento, é possível criar um jardim vertical incrível e entrar na onda da Urban Jungle com muito estilo. Veja abaixo outras vantagens da manta de jardim:
  • Evita o apodrecimento das raízes de plantas cultivadas em vasos;
  • Em jardins de pedra, colabora para mantê-las limpas;
  • Nos taludes (terrenos inclinados), ajuda a manter a estabilidade;
  • Impede o nascimento de ervas-daninhas, fungos e microrganismos, facilitando a manutenção;
  • Diminui o aparecimento de mosquitos por reter parcialmente a água no vaso, contribuindo para evitar doenças como dengue e chikungunya;
  • Ajuda a evitar manchas e sujeiras nos pisos provenientes de regas das plantas cultivadas dentro de casa.
Mas não somente o cultivo de plantas ornamentais e de flores se beneficiam com o uso da manta de drenagem. Se você pretende ter uma pequena horta em casa, por exemplo, saber o que é manta de jardim vai lhe ajudar a cultivar alimentos saudáveis e nutritivos.

Como usar a manta de jardim no solo?

Comece separando os materiais. Basicamente, você vai precisar de terra própria para jardim, pá e outras ferramentas de jardinagem, areia grossa ou fina e, claro, da manta de bidim. Em seguida, limpe o espaço que receberá o jardim e posicione as plantas considerando as orientações de plantio de cada uma — ou seja, considerando se pode receber luz solar direta ou não, a profundidade ideal para suas raízes e etc. Caso queira colocar várias espécies em um mesmo espaço, você pode utilizar um limitador de grama para deixar o visual ainda mais bonito. Use a terra para nivelar o jardim e cubra toda a superfície com areia. A ideia da utilização desse material é ajudar, ainda mais, a manter a terra no lugar sempre que ela for molhada. Por cima dessas camadas posicione a manta de drenagem, de modo que cubra toda a extensão do jardim. Finalize colocando as pedras.

Como usar a manta de jardim em vasos?

O uso da manta de jardim na montagem de vasos segue, basicamente, o mesmo caminho. Assim, comece selecionando os materiais. Para o vaso, o ideal é escolher um recipiente que tenha furos no fundo. Em seguida, preencha o vaso com materiais resistentes para drenagem. Você pode utilizar argila expandida, pedaços de brita ou de telhas nessa camada. Depois, posicione a manta. A dica aqui é cortar o material em um diâmetro maior do que o vaso, para garantir que todo o espaço seja coberto. A exemplo do jardim de chão, você também pode utilizar uma camada de areia para auxiliar. Para finalizar, coloque o substrato, a terra e posicione a planta escolhida. Só tome cuidado para não tirar a manta de drenagem do lugar durante essa última etapa.

Qual o preço da manta de drenagem?

Agora que você sabe o que é e como utilizar, talvez esteja pensando no preço da manta para jardim. De modo geral, não se trata de um produto caro. É possível comprar manta de bidim por metro quadrado. Dessa forma, tudo depende da metragem que você vai precisar — uma vez que esta varia de acordo com o projeto. Você também pode encontrar mantas para jardim em pacotes pequenos de 2m x 1m, por exemplo, e em rolos com 10m², 25m², 30m² ou até maiores.

É possível substituir uma manta para jardim?

Outra dúvida bem comum de quem está se aventurando na jardinagem é: “Como posso substituir a manta de drenagem?” Visto que a proposta do material é permitir a passagem de água, mantendo os demais elementos, a ideia é utilizar um tecido poroso na substituição. Mas para isso, é fundamental escolher um que seja sintético. Isso é importante para impedir que a peça se decomponha com o tempo!
quintal-jardim-manta-terra-grama-pedras-dicas-plantas-casa
A manta pode ser instalada por baixo de canteiros (Foto: Oficina do Quintal / Reprodução)
Se tiver dúvida se o tecido escolhido para substituir a manta serve ou não, basta fazer este teste simples:
  • Posicione o tecido na boca de um copo;
  • Despeje água por cima;
  • Verifique a velocidade com que o líquido atravessa o material.
É considerado um bom substituto o tecido que permitir a passagem de água nem muito lentamente, nem rápido demais.

Onde comprar a manta para jardim e demais materiais?

Gostou de saber o que é manta para jardim e como utilizá-la? Esse material ajuda a criar jardins e vasos lindos, deixando sua casa ainda mais charmosa e suas plantas mais saudáveis. Saiba também que a jardinagem é uma atividade que faz muito bem para a saúde. A prática ajuda a reduzir o estresse, a ansiedade e eleva os níveis de vitamina D quando feita sob o sol. Por tudo isso, que tal começar hoje a decorar sua casa e manter sua saúde em dia? Na Telhanorte você encontra todos os produtos que precisa. Visite uma de nossas lojas físicas e conheça a nossa linha completa de produtos para jardim! Se quiser ainda mais comodidade, acesse nosso site e compre tudo on-line, pelo WhatsApp ou televendas.

Edição de Murilo Bonício e Camila Alexandrino

Posts relacionados

Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...
Expresse sua personalidade: conheça alguns estilos de revestimentos que...
Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...