- Conforto;
- Praticidade;
- E sensação de bem-estar.
1. Aproveite o espaço
A primeira dica para ter seu escritório em casa diz respeito ao espaço. Sabemos que em muitos casos, a ideia do home office surge depois que o imóvel foi adquirido e que, por isso, nas plantas originais não havia um espaço planejado para esta finalidade.Mas tudo bem!
O importante é ter em mente que esse ambiente precisa ser montado em um local onde você consiga se concentrar e permitir que o trabalho flua. Uma boa ideia é montá-lo em um cômodo com porta, para garantir mais privacidade.
Se escolher, por exemplo, o quarto, o ideal é separar uma parede para concentrar a montagem do escritório.
2. Use a iluminação a seu favor
A segunda dica diz respeito à iluminação: um item essencial para quem passa muitas horas do dia em uma só atividade ou em frente à tela do computador.
Quando for escolher o local para o seu home office, priorize opções próximas a janelas. Isso faz com que o ambiente seja banhado por luz natural, o que traz inúmeras vantagens, como:
- Economia de energia elétrica;
- Maior disposição ao trabalhar;
- Benefício da luz do sol (e da vitamina D que ele proporciona);
- Possibilidade de desviar o olhar da tela do computador, observando uma bela paisagem.
De toda forma, além do uso estratégico da luz natural, a iluminação artificial não pode ser deixada de lado. Dê preferência a luminárias de mesa e pontos de luz que fiquem acima da superfície de trabalho. Assim, você ganha uma iluminação direcionada, semelhante à claridade natural do dia, inclusive à noite!
3. Coloque o conforto em primeiro lugar
Ambiente e iluminação resolvidos, é hora de começar a pensar na mobília! Aqui, o conselho é um só: priorize sempre seu conforto! Lembre-se de que o objetivo final é ter um ambiente que estimule a criatividade e a produtividade, então, estar confortável e à vontade deve ser o mais importante na hora de eleger ideias para montar um home office.
Cadeira
Para quem busca entender como montar um escritório dentro de casa, em primeiro lugar está a escolha de cadeiras realmente agradáveis e ergonômicas.
Se você ainda não sabe, a ergonomia rege os princípios necessários para que um ambiente de trabalho não cause danos à saúde do colaborador. Isso inclui, por exemplo, a altura ideal da cadeira, que deve permitir apoiar as plantas do pés no chão e ter toda a tela do computador ao alcance dos olhos.
Além disso, manter no ambiente elementos decorativos interessantes, como poltronas, almofadas e puffs pode ser um convite a não trabalhar demais e tirar alguns minutos diários de descanso.
Mesa
A mesa deve ser escolhida tomando como base o volume de itens essenciais que ficarão dispostos sobre ela. Isso garante que, além de armazenar os instrumentos de trabalho, a superfície também permita a livre movimentação de braços e abrigue, sem esforço, aquela necessária xícara de café.4. Aposte em uma decoração funcional
Uma dica de ouro, especialmente para quem possui um espaço pequeno para montar o home office, é tornar a decoração funcional.
Uma das possibilidades é investir em quadros que sirvam como decoração e como mural de tarefas, como o clássico quadro-negro e painéis feitos de cortiça, grade, papéis adesivos ou vidro.
Outra dica de decoração diz respeito a escolha de cores. Você sabia que, de acordo com a psicologia das cores, cada tom inspira um sentimento diferente? Isso significa que, revestindo a parede de laranja, azul ou verde, você estará estimulando sua criatividade!
5. Organize o home office de forma inteligente
Na hora de rechear o local com o material de trabalho, a ative sua função “organização inteligente”!
Afinal, estamos falando de um ambiente onde a praticidade deve reinar.
Por isso, veja abaixo algumas dicas que preparamos para te ajudar nessa etapa:
- Materiais de uso frequente devem estar ao alcance das mãos;
- Materiais de uso esporádico podem ser guardados em caixas organizadoras ou gavetas;
- Dê preferência ao armazenamento digital de documentos (como a nuvem) e, quando não for possível, guarde-os em pastas nomeadas e arquivadas em armários.
6. Personalize!
Agora que você já tem o esqueleto do espaço de trabalho pronto, que tal torná-lo seu? Chegou o momento de dar a sua cara à sua criação!
Nesta etapa, vale incluir no ambiente aquilo que mais combina com você: porta retrato, quadros decorativos com mensagens inspiradoras, tapetes, plantas etc. Lembre apenas de que menos é mais, e um ambiente de trabalho poluído pode ser um convite a distrações ou dores de cabeça!
Partiu home office!
Aproveite e acesse nossa categoria de decoração! Na loja virtual Telhanorte temos de tudo para você dar um toque personalizado ao seu espaço e ficar por dentro de todas as tendências do momento, hein?
Edição de Murilo Bonício e Camila Alexandrino