Leitura: 4 min

Conheça 10 espécies de plantas para espantar insetos

Os insetos amam a sua casa e não te deixam em paz? Então veja a seguir uma lista com 10 plantas incríveis para espantar esses indesejados bichinhos

Seja em casa ou apartamento, você consegue espantar insetos sem muito esforço. Com apenas algumas mudas, moscas, mosquitos e outros bichos irritantes vão passar longe da sua casa. Veja abaixo algumas plantas que podem ser suas aliadas no combate contra insetos:

1- Lavanda

Uma ótima planta para cultivar tanto em vasos quanto em terrenos ao ar livre. Além de servir como decoração, a lavanda aromatiza o ambiente e espanta mosquitos.
Plantação de lavanda
Plantação de lavanda ao ar livre (Foto: Carlos Pérez Adsuar Antón/ Reprodução)

2- Manjericão

Assim como outras plantas repelentes, o manjericão possui um aroma forte, que ajuda a afastar insetos como moscas e mosquitos. Caso queira um repelente mais forte, você pode ferver as folhas com 120 ml de água, coar o chá e depois adicionar mais 120 ml de álcool. Essa mistura pode ser borrifada em outras plantas para intensificar o poder repelente. 
Manjericão fresco
Ramo de manjericão fresco (Foto: nutritotal.com.br / Reprodução)

3- Crisântemo

Além de afastar mosquitos, essa planta também é inimiga das baratas, besouros e moscas. Outra forma de usá-la como repelente, é esfregando as flores na pele, isso pode evitar picadas. 
Crisântemo coloridos em vaso
Crisântemo coloridos em um vaso branco (Foto: homeit.com.br / Reprodução)
Leia também: 6 plantas para ter dentro de casa

4- Boldo

Muito conhecido pelos efeitos medicinais de seu chá amargo, o boldo também é um ótimo aliado na hora de espantar esses bichinhos irritantes. Seu perfume, ao contrário do sabor, é delicado e perfeito para deixar a casa livre de mosquitos.
Chá de boldo e planta do lado
Chá de boldo e planta do lado da xicará (Foto: baraoervamate.com.br / Reprodução)

5- Citronela

A citronela é um dos repelentes naturais mais conhecidos. Além de ser fácil de plantar, essa planta é uma grande aliada das casas sem insetos. O lugar ideal para se plantar a citronela é onde tem maior corrente de ar, dessa forma, o cheiro se espalhará com mais facilidade e manterá formigas, moscas e mosquitos bem longe.
Citronela plantada em área externa
Citronela plantada em área (Foto: externadancruzplantas.com.br / Reprodução)

6- Louro

No caso do louro, você pode plantar ou comprar as folhas secas para espalhá-las pela casa. Dessa forma simples e prática estará espantando as moscas e os mosquitos indesejados.  
Louro seco em pote
Folhas de louro seco em pote branco (Foto: magazineluiza.com.br / Reprodução)

7- Alecrim

Muito conhecido por dar um sabor a mais na comida, o alecrim também é ótimo para afastar os insetos, pois o seu aroma amadeirado é um potente repelente. Além disso, você também poderá usar essa plantinha como tempero para incrementar suas refeições. 
Alecrim fresco e seco
Alecrim fresco e alecrim seco na colher de pau (Foto: hmjardins.com.br / Reprodução)
Leia também: Como montar um jardim vertical em casa

8- Cebolinha

Caso você queira fazer uma horta na sua casa, saiba que o aroma da cebolinha é um ótimo aliado para que moscas e pulgões fiquem bem longe da sua plantação. O mais recomendado é que elas fiquem perto das cenouras. 
Cebolinha planta
Cebolinha planta picada e inteira (Foto: saberhortifruti.com.br / Reprodução)

9- Erva-doce

Outra excelente opção para deixar a sua horta livre de pragas é a erva-doce. Inimiga dos pulgões, lesmas e caracóis, pode ser bastante eficaz para manter a sua plantação saudável. 
Erva-doce planta e óleo
Planta e óleo de Erva-doce (Foto: folhadelondrina.com.br / Reprodução)

10- Arruda

Essa planta traz elegância e um perfume marcante, mas além disso é perfeita para espantar os mosquitos e outros insetos indesejados.  Uma curiosidade sobre a a Arruda é que na Grécia Antiga, essa planta era usada para espantar energias negativas.
Ramo de arruda
Ramo da planta de arruda (Foto: odia.ig.com.br / Reprodução)
E então, o que achou dessas dicas incríveis de como manter os insetos longe de você? Aproveite e veja as opções de plantas e vasos que temos disponíveis nas nossas lojas acessando o site da Telhanorte.

Por: Veronicca Fernandes / Edição Carolina Oliveira

Posts relacionados

Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Encontre praticidade e facilidade para realizar sua pintura com...