Leitura: 6 min

Passo a passo para saber onde colocar tomadas e interruptores

Quando você está construindo ou reformando são muitos os detalhes que precisam ser observados. Tantas decisões para serem feitas podem desviar sua atenção de um item importante: onde colocar tomadas e interruptores e qual a altura correta?
O assunto é tão importante que existe uma norma para garantir a segurança de todos os moradores e visitantes da residência. A Norma ABNT NBR5410 define quais são as condições em que devem ser instalados os dispositivos elétricos. Por isso vamos nos basear nela para indicar onde colocar tomadas e interruptores. A seguir, também selecionamos algumas dicas gerais de nossos especialistas que vão ajudar você a definir como distribuir tomadas e interruptores por cada ambiente da casa. Antes da instalação é preciso estar atento que existem alguns atributos que precisam ser considerados. Entre eles:


– altura das tomadas em relação ao piso;

– o tamanho do ambiente;

– qual é o ambiente que está sendo analisado.

Qual altura padrão para tomadas e interruptores?


A Norma ABNT NBR5410 define que, em todos os cômodos: tomadas baixas devem estar a 30cm do chão, no mínimo, sendo a altura ideal 40cm do piso. tomadas médias devem ser posicionadas de 1,2m a 1,3m do piso tomadas altas, quando necessárias, devem estar a uma altura de 2 m até 2,25 m do piso acabado. É importante que você lembre o profissional que vai te ajudar que todas as tomadas e interruptores devem ficar na mesma altura em todos os ambientes, sempre alinhados com interruptores e demais saídas elétricas, como o passa fio.

Quantas tomadas cada ambiente deve ter?

Neste aspecto é importante analisar qual é o tamanho do cômodo que receberá as tomadas. Mais uma vez vamos nos basear no que a Norma ABNT NBR5410 diz. Segundo ela, a quantidade mínima de tomadas é de uma para cada 5 metros de parede. Por exemplo, se o ambiente possui 4 m², ele poderia ter apenas uma tomada!

Atualmente, com cada vez mais dispositivos eletrônicos que dependem de energia, fica difícil pensar em uma sala com apenas uma tomada. Por isso, a indicação da ABNT fala apenas sobre o mínimo de itens.

Vamos imaginar uma sala comum. Você normalmente irá encontrar aparelhos e objetos como televisão, aparelho da TV a cabo, abajur, um aparelho de som e por aí vai. Além disso, os moradores precisam carregar seus telefones e seus notebooks. Isso tudo sem contar as necessidades de suas visitas. Deu pra perceber que apenas uma tomada não será suficiente! Entretanto, aqui cabe um alerta: cuidado para não encher suas paredes de tomadas e interruptores e comprometer a decoração do ambiente.

Onde colocar tomadas e interruptores para torná-los mais funcionais

Agora que já temos uma noção básica de quantas tomadas e interruptores são necessários em cada ambiente, é hora de falarmos sobre onde coloca-los para garantir que atendam os requisitos estéticos e funcionais.

Sala de Estar

Anteriormente, listamos algumas opções de uso das tomadas na sala de estar. Entretanto, é importante que você pare para pensar quais os equipamentos que você deseja ter no ambiente. Por exemplo, o videogame ficará na sala? Existe um aparelho de home theater? Não se esqueça do telefone fixo! Faça uma lista de equipamentos que você já tem e os que você deseja possuir. Isso irá te ajudar.

Coloque tomadas perto do sofá e de poltronas para que você possa carregar o celular e o notebook enquanto continua usando.

Próximo a TV também é um lugar estratégico. Lembre-se dos itens que pretende colocar ao redor da televisão. Em média, 3 a 4 tomadas resolvem as necessidades desse espaço.

Você também pode usar adaptadores de tomada com mais de uma entrada para diminuir o número de tomadas, mas cuidado para o ambiente não ficar confuso. Lembre-se que sua sala é a porta de entrada da sua casa.
modelo-de-quantidade-tomadas-sala-astra
Modelo sugerido de quantidade e locais para pontos elétricos para sua sala de estar! (Imagem: Astra / Reprodução)

Quarto

Dependendo do uso que você faz do seu quarto, você pode precisar do mesmo número de tomadas do que na sala. Alguns dos itens que precisam de tomada são:

– televisão

– computador

– videogame

– luminária

– carregador de celular

No quarto, é importante ter um interruptor próximo a cama, além do interruptor próximo a porta. Assim, você não vai precisar levantar para apagar a luz do quarto!

Caso você pretenda instalar um ar condicionado, fique atento para a necessidade de tomadas com circuitos diferentes.

Uma opção interessante para o quarto são os filtros de linha, que permitem ligar mais de um equipamento na mesma tomada. Entretanto, é importante não ligar equipamentos que “puxam” muita energia para que o circuito não seja sobrecarregado.
modelo-de-quantidade-tomadas-quarto-astra
Modelo sugerido de quantidade e locais para pontos elétricos para seu quarto! (Imagem: Astra / Reprodução)

Cozinha

Esse é, provavelmente, o cômodo que mais precisa de tomadas, afinal, são muitos equipamentos como:

– geladeira

– fornos

– coifa

– máquina de lavar louça

– microondas

– liquidificador

– cafeteira, entre outros

Alguns desses equipamentos precisam de circuitos diferentes para aguentar a demanda de energia.
Para a cozinha, a Norma ABNT NBR5410 define que é importante ter uma tomada para cada 3,5 m.

Além de saber o número de tomadas, é importante saber onde colocar as tomadas e interruptores para que eles atendam suas necessidades. Por isso, tente imaginar onde vai ficar cada eletrodoméstico e garanta que você terá como ligá-lo.

Acima de cada bancada a indicação é de dois pontos de tomada.

Caso sua cozinha tenha mais de uma porta de entrada e saída é importante garantir que existam interruptores em ambas.
modelo-de-quantidade-tomadas-cozinha-astra
Modelo sugerido de quantidade e locais para pontos elétricos para sua cozinha! (Imagem: Astra / Reprodução)

Banheiro

A atenção principal sobre onde colocar tomadas e interruptores é a distância que deve ter entre o box e a torneira para banheiro. Deve haver, no mínimo, 60 centímetros entre eles.

É interessante ter, ao menos, um ponto de energia neste cômodo, para ligar barbeador, secador de cabelo e outros aparelhos que você considere necessários.
modelo-de-quantidade-tomadas-banheiro-astra
Modelo sugerido de quantidade e locais para pontos elétricos para seu banheiro! (Imagem: Astra / Reprodução)
Confira outras dicas em: 8 ideias simples para organizar banheiro pequeno

Modelos e tipos de tomadas e interruptores

Agora que você já sabe qual altura ideal para tomadas e interruptores e tem acesso a uma média de quantas devem ser distribuídas em cada cômodo, é hora de ir às compras e pensar nos modelos de mais combinam com cada ambiente.
Na loja virtual da Telhanorte, você encontra modelos modernos e clássicos de diferentes tipos de materiais, com uma ou mais entradas. Uma ampla variedade de produtos espera por você. Acesse nosso departamento de tomadas e interruptores, faça seu pedido e receba em casa.

Edição de João Victor Quintino e Camila Alexandrino

Produtos Relacionados

Posts relacionados

A preocupação com a sustentabilidade e preservação do meio...
Na hora de escolher os tipos de acabamentos ideais,...
Fazer uma reforma em casa é um trabalho que,...