Leitura: 6 min

Saiba como escolher o melhor disco de corte para diferentes objetivos

Não sabe a diferença entre os discos usados nas ferramentas elétricas? Entenda nessa matéria isso e muito mais.

  Os profissionais que usam ferramentas elétricas precisam de uma série de acessórios que garantem o melhor resultado para seus trabalhos. Esse é o caso dos tipos de disco de corte, acessórios essenciais para realizar serviços na construção civil e residencial. Os discos de corte são usados de acordo com o tipo de material que pode ser madeira, concreto, cerâmica, inox, entre outros. Além de escolher o disco para o material certo, o tipo de ferramenta — Serra mármore, Esmerilhadeiras, Máquina cortadora de piso — também interfere na escolha do disco de corte. Precisa comprar esse acessório, mas não conhece os tipos de disco de corte? Continue lendo e entenda a função de cada um e dicas de orientação para um uso seguro.  

Tipos de disco de corte para trabalhos manuais

Os tipos de disco de corte são o que dá precisão na hora de cortar pisos, blocos de concreto, alvenaria, madeira, entre outros materiais. Na hora da compra, é importante saber qual material, o tipo de ferramenta na qual o disco vai ser utilizado e a quantidade que será usada no trabalho.  Com essas informações, você terá os seguintes tipos de disco de corte para escolher:  

1. Disco de corte diamantado

O disco de corte diamantado é um dos tipos de disco de corte mais utilizado e que possui subtipos para se adequar a cada tipo de trabalho. Seu uso é indicado para ferramentas como a Serra Mármore e resulta em cortes precisos e com ótimo acabamento. Dentro dessa categoria, encontramos três variações do disco de corte diamantado

Disco diamantado com banda contínua

disco-diamantado-continuo É um tipo de disco uniforme, sem nenhuma entrada ou dentes, usado para cortar azulejos e porcelanatos, mármores, etc. Os cortes são preciso e com acabamento uniforme, garantindo que a peça não trinque durante o processo.

Disco diamantado com banda segmentada 

disco-diamantado-segmentado Já os tipos de disco de corte diamantado com banda segmentada são usados em materiais de fundação (parte cinza da obra) como concreto, tijolos, granito, refratários, asfalto, dentre outros. A superfície do disco é dividida em segmentos como se fossem “dentes”. Essas aberturas ajudam a diminuir a temperatura gerada no atrito entre o disco e o material na hora corte.

Disco de corte diamantado turbo

disco-diamantado-turbo O disco de corte diamantado turbo une as funcionalidades dos dois tipos de disco de corte anteriores. Tem uma superfície contínua com alguns furos na parte interna e ranhuras nas bordas. Isso ajuda a produzir cortes com acabamento extremamente perfeito para que a peça seja instalada no tamanho necessário.  Serve para cortes de concreto, porcelanato, refratários e tijolos.   

2. Disco de corte para aço inox

disco-corte-para-inox Já para os cortes de metais são utilizados os discos de corte para aço inox. O material é resistente, porém fino, o que faz com que se desgaste facilmente.  É um tipo de disco de corte bastante utilizado nas serralherias em máquinas estacionárias (fixas) e portáteis. O resultado do corte é bastante preciso nesses tipos de materiais.  

3. Disco de corte em madeira

disco-corte-em-madeira A madeira também exige um tipo de disco de corte específico para trabalhar nesse tipo de material. Os discos possuem bordas e entradas que tornam o movimento mais confortável já que a borda contínua do disco evita o seu travamento no material, assim como trancos e vibrações.  

4. Disco de corte para uso geral

disco-corte-uso-geral Por último, temos o disco de corte para uso geral que pode ser utilizado para o trabalho com diversos materiais mencionados acima. Na hora da compra é importante ter atenção ao diâmetro do disco que deve ser compatível com o da máquina e a função que pode ser corte, desbaste ou polimento.  

Dicas de segurança para usar discos de corte

A serra mármore e a esmerilhadeira são exemplos de ferramentas elétricas que funcionam com o uso dos tipos de disco que corte que citamos aqui. São máquinas pesadas e que exigem habilidade do profissional tanto para manusear quanto para fazer o corte. Para que o trabalho seja realizado com segurança e qualidade nos resultados, siga as dicas abaixo:  

Trabalhar em um local arejado

O trabalho com as máquinas — estacionárias ou portáteis — devem ser feitos em locais arejados, bem iluminado e com boa ventilação. De preferência, em uma parte externa da obra onde a máquina possa ser apoiada com segurança, haja espaço para manusear os materiais e os operadores se movimentem sem barreiras.  

Usar o disco de corte certo para a máquina e tipo de trabalho

Já mencionamos esse detalhe, mas é importante reforçá-lo: os tipos de disco de corte devem ser usado na máquina certa e para o tipo de material para o qual é indicada. O disco errado pode danificar tanto o equipamento quanto a peça do material e gerar prejuízo, desequilibrando o orçamento da sua obra.   

Use água para reduzir a poeira

Existem tipos de disco de corte a seco e com água. A função da água na hora do corte é resfriar calor gerado no processo e reduzir os resíduos de poeira. Então sempre que usar uma máquina de corte, faça o processo com água, pois isso vai ajudar a melhorar o desempenho do disco de corte, mesmo se for um disco a seco.   

Utilize as EPIs de segurança

Quando se trata de máquinas de corte, segurança é um cuidado indispensável para o operador e para seus auxiliares no trabalho.  Os equipamentos de segurança individual indispensáveis são: 
  • luva;
  • avental;
  • máscara;
  • óculos de proteção;
  • protetor auricular.
Com os tipos de disco de corte certos na sua caixa de ferramentas e seguindo os cuidados necessários, o trabalho sairá perfeito como se espera!

Encontre os tipos de disco de corte online

Precisa encontrar um tipos de disco de corte para um trabalho na sua obra? Confira a categoria completa de Discos de corte no site da Telhanorte Na loja online, você encontra todos os tipos que mencionamos aqui no post e ainda Ferramentas elétricas, Ferramentas Manuais, Organização de Ferramentas e muito mais. Faça sua compra pelo site e receba no conforto de casa! Separamos outros posts do blog que você pode gostar de ler: Qual a melhor caixa de ferramentas: 5 opções + como montar Ferramentas básicas para ter em casa: 9 itens de KIT ideal   Como tirar ferrugem de ferramentas com soluções caseiras?

Edição Thais Junqueira

Posts relacionados

Comprar gesso no início ou no final da obra?...
Compreender como calcular metro quadrado é importante para a...
Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...