Integrar plantas à decoração da casa é algo que nunca sai de moda. Além de deixar os ambientes mais agradáveis e bonitos, elas são perfumadas e purificam o ar. Se você quer inovar na hora de levar o verde para dentro do seu lar, investir em um jardim de inverno é uma ótima opção.
No passado era comum associar esse tipo de jardim apenas aos projetos arquitetônicos de outros países, sobretudo os de clima frio. Mas, acredite, ele pode ser incorporado à decoração de qualquer residência, desde que você siga algumas dicas importantes para criá-lo.
Neste conteúdo, você descobrirá o que é um jardim de inverno e por que adotar essa ideia em sua casa, além de conferir as melhores dicas para montá-lo e decorá-lo. Boa leitura!
O que é um Jardim de Inverno?
O jardim de inverno é um tipo de estufa com plantas instalada no interior de casas ou apartamentos. Em geral, elas são mais resistentes, pois a incidência de luz solar e calor é menor nesses locais. Além disso, esses espaços chamam a atenção pelos itens de decoração que proporcionam um charme único, como paredes de vidro, fontes de água, pedras e luzes personalizadas.
Esse modelo surgiu na Europa no século XIX, uma época em que o frio intenso impedia o cultivo de plantas na área externa. Assim, a população criou um espaço envidraçado dentro da residência para que as plantações sobrevivessem ao inverno rigoroso. Com o tempo, ele acabou sendo incorporado à decoração, inclusive de países quentes como o Brasil.
Por que ter um Jardim de Inverno?
Esse tipo de jardim é ideal para pessoas que não têm uma área externa ampla, mas desejam criar um cantinho bonito e aconchegante com plantas no interior de casa. Afinal, ele pode ser feito em espaços reduzidos, como nos vãos debaixo da escada ou na área de serviço.
Além disso, o jardim de inverno é a escolha perfeita para quem deseja levar frescor e ar puro para a casa. Graças a ele, é possível dar um toque de vida e natureza ao seu lar, tornando o ambiente muito mais agradável e criando um verdadeiro refúgio verde. Assim, sua família se mantém mais perto das plantas e todas as visitas poderão se admirar com o seu belo jardim.
Como fazer Jardim de Inverno em casa?
Agora que você já sabe o que é um jardim de inverno e como esse espaço pode tornar a sua casa ainda mais bonita, chegou a hora de conferir como fazer o seu cantinho com plantas em casa. Confira as nossas dicas!
Selecione o espaço
O primeiro passo é definir qual será o local da casa que receberá o jardim de inverno. O mais comum é colocá-lo na sala, mas você pode abusar da criatividade e montá-lo onde desejar. Plantas embaixo da escada ou no quarto também são ótimas pedidas.
Independentemente do local escolhido, o importante é que você reserve um espaço de, pelo menos, 4 m² para o seu jardim. Além disso, é importante que o local tenha acesso à iluminação natural e receba luz solar indireta.
Escolha plantas adequadas
É possível escolher uma grande variedade de espécies de plantas para o seu jardim, mas é importante dar preferência às mais resistentes. As com vida longa, que se adaptam bem à sombra, são as mais indicadas, uma vez que ficarão dentro de casa, recebendo apenas luz indireta.
Veja algumas opções de plantas para jardim de inverno e ter um espaço aconchegante:
- Orquídea;
- Antúrio;
- Begônia;
- Lírio da paz;
- Babosa de pau;
- Zamioculca;
- Cacto;
- Palmeira ráfis, areca ou chamaedórea;
- Pau d’água;
- Singônio;
- Jiboia.
Vale destacar que essas são apenas algumas opções de plantas para colocar no seu jardim. Para um espaço único e charmoso, a recomendação é investir em um conjunto de espécies diversificado e apostar em diferentes estilos.
Tenha atenção à iluminação
Aproveitar a luz natural é a melhor dica quando o assunto é iluminação. Nesse caso, se possível, vale ter um jardim sem teto ou com teto de vidro, de modo que as plantas fiquem saudáveis. Outra alternativa bem interessante e elegante é usar claraboias.
Escolha os materiais e itens adequados
Outra dica importante é avaliar as necessidades das plantas que deseja cultivar para escolher os materiais e itens certos, como vasos, argila expandida, terra, fertilizantes, entre outros. Para isso, leve em conta fatores como a quantidade de luz solar, a umidade e o tipo de solo adequado para cada espécie.
Quais são os principais cuidados ao comprar itens para Jardim de Inverno?
Para garantir um ambiente propício para o crescimento e a beleza do seu jardim, é importante se atentar a alguns pontos ao comprar os itens do seu espaço verde. Veja as orientações:
- Visite lojas que tenham espaços montados para que você tenha uma ideia de como ficará o seu jardim de inverno, combinando os itens que você tem em mente;
- Considere o espaço disponível para o jardim e escolha plantas e materiais que se adequem ao local;
- Avalie o nível de manutenção que você está disposto a fornecer ao jardim de inverno, pois algumas plantas exigem cuidados específicos;
- Dê preferência a vasos com boa drenagem, que evitam o acúmulo de água e que podem prejudicar as raízes. Além disso, selecione vasos de tamanho adequado para permitir o desenvolvimento das raízes;
- Opte por terras com nutrientes adequados para o crescimento saudável das plantas.
Como decorar o Jardim de Inverno?
Se você deseja criar um cantinho único para as suas plantas dentro de casa, a dica é caprichar na decoração. A seguir, confira algumas orientações simples, mas que fazem toda a diferença no seu pequeno espaço verde:
- Use variados itens decorativos, como fontes de água, pedras coloridas, esculturas, vasos, jardineiras e carrinho de flores;
- Combine a decoração com móveis rústicos, que vão harmonizar com o ambiente;
- Para o piso, decks de madeira combinam bem com esse tipo de jardim. Porém, você também pode optar por decks de seixo rolado ou placas de pedra, ou granito, por exemplo;
- Nas paredes, aposte em azulejos, massas texturizadas ou ladrilhos hidráulicos;
- Coloque arandelas nas paredes e luzes de LED no chão para iluminar o local à noite;
- Deixe as ferramentas de jardinagem bem visíveis, pois elas darão um charme a mais.
Como vimos, ao montar um jardim de inverno no interior de sua casa, é possível levar a natureza para mais perto de você, tornando o ambiente muito mais fresco e bonito. Assim, lembre-se de ter atenção à parte estrutural do jardim — ela deve ser construída de forma adequada para fornecer suporte, estabilidade e durabilidade aos elementos.
Se você gostou de conhecer mais sobre o jardim de inverno, compartilhe esse artigo!