Leitura: 7 min

Construa um jardim vertical na sala e transforme o seu espaço

Geralmente, a sala de estar é projetada para ser um cômodo voltado ao conforto e à descontração, e, já que muito se fala em projetos sustentáveis, nas residências modernas, jardins verticais vêm sendo dispostos no espaço. Alinhado à tendência, o local pode conter plantas diversas e se tornar uma área única na qual todos gostarão de ficar.

A parede verde — ou o jardim vertical na sala — é uma maneira de inovar e valorizar o ambiente, mas sem que os moradores tenham que se preocupar com as dimensões disponíveis. No entanto, muitas pessoas têm dúvidas de como montar um dentro de casa.

Pensando nisso, neste post, elencaremos algumas dicas. Quer saber mais sobre o famoso jardim vertical? Continue a leitura!

QUAL É A IMPORTÂNCIA DE TRAZER A NATUREZA PARA DENTRO DE CASA E QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS?

Ainda que o espaço seja limitado, existem inúmeras vantagens em ter um jardim vertical dentro de casa. Entre elas, podemos citar a beleza que a tendência traz aos ambientes. A seguir, confira mais alguns benefícios de se tornar adepto do urban jungle!

Sustentabilidade e diminuição do consumo de energia elétrica

Além de deixar o cômodo mais bonito, a montagem de um jardim vertical colabora para o uso consciente dos recursos naturais, já que climatiza o local e faz com que o ambiente fique mais úmido, reduzindo a necessidade de recorrer ao ar-condicionado, por exemplo. Dessa maneira, provavelmente o consumo de energia elétrica será menor, e a temperatura da casa ficará mais agradável.

Diminuição de ruídos

Com uma parede verde larga em casa, torna-se possível criar um isolamento de sons. Afinal, as plantas que cobrem a estrutura abafam os ruídos. O resultado é um ambiente que garante paz aos moradores.

Aumento da qualidade do ar

As flores e as demais plantas para o jardim vertical são responsáveis pela purificação do ar, o que foi comprovado por meio de um estudo denominado “Phytoremediation for the indoor environment: a state-of-the-art review” (ou “Fitorremediação para ambientes internos: uma revisão do estado da arte”, em tradução livre). Nesse sentido, elas podem diminuir a incidência de gases que são prejudiciais para a nossa saúde.

Outra particularidade é que, dependendo das espécies das plantas escolhidas, a área provavelmente ficará perfumada.

Melhora da saúde mental dos moradores

As plantas também são um excelente “remédio” para aliviar o estresse. Além disso, cuidar das flores tende a impactar positivamente o nosso humor.

Jardim vertical suspenso com vegetais
Conheça nossa categoria clicando aqui!

QUAIS SÃO OS MATERIAIS NECESSÁRIOS PARA FAZER O JARDIM VERTICAL?

Agora que você já tem noção das vantagens de ter um desses jardins dentro de casa, está na hora de saber quais são os materiais necessários para elaborar um ambiente bonito e aconchegante. Confira a seguir!

Estrutura de suporte

Você já deve estar imaginando que, para que as plantas possam ser fixadas na parede, é preciso haver um suporte e uma estrutura no local. Em geral, as que fazem parte dos ambientes com paisagismo no Brasil incluem:

  • blocos cerâmicos, que são instalados com argamassa, não havendo a necessidade de aplicar técnicas de impermeabilização e de fazer a pintura;
  • prateleiras, que são bastante econômicas e podem ser usadas para organizar o espaço e manter as plantas em um mesmo local;
  • nichos, que são conhecidos como um sistema modular e servem de encaixe para os vasos;
  • estrutura de plástico, que é adaptável a qualquer espaço, podendo ser encontrada em diversos tamanhos;
  • treliça, que pode ser feita com bambu e é simples de ser fixada;
  • garrafas de plástico, que funcionam a partir da amarração com cordas ou da fixação com parafusos, tornando possível criar um ambiente lindo e ainda manter uma mentalidade que prioriza a sustentabilidade;
  • quadros verdes, que podem ser fixados com buchas e parafusos, o que os torna uma opção ideal para evitar vazamentos e umidade;
  • pallets, que são outra opção bem barata e bonita, cujo estilo rústico encanta os olhares.

Já no que diz respeito à decoração, o essencial é que você dê asas à sua criatividade. Portanto, abuse do seu talento e crie um jardim suspenso personalizado e diferenciado!

Vasos

É possível também optar pela colocação de feltro na parede e inserir um substrato para as plantas. A partir disso, você deve avaliar quais são os vasos que mais combinam com o ambiente e garantir a formação de um jardim vertical moderno. Vasos de plástico, de cerâmica ou de concreto são ótimas alternativas — portanto, a decisão fica a seu critério.

Plantas

Claro, também é fundamental pensar em quais espécies de plantas que gostam de ficar em espaços mais fechados. Afinal, algumas preferem receber mais sol e chuva, então, essas opções podem não ser uma boa pedida.

Para a colocação dentro de casa, algumas espécies que se demonstram mais adequadas incluem:

  • samambaias;
  • peperômias;
  • antúrios;
  • singônios;
  • dinheiro-em-penca.

No entanto, vale a pena destacar que essas são apenas algumas das alternativas que podem deixar a sua sala de estar esteticamente agradável. Portanto, você também pode buscar espécies diferentes, desde que respeite as suas necessidades — como a questão da iluminação. Após, basta dispô-las em seus respectivos lugares, e o jardim suspenso ficará lindo.

Materiais para a preparação da parede

Primeiramente, avalie a parede escolhida e veja se é necessário fazer uma pintura e/ou uma manutenção em outras partes da área. Em seguida, faça a instalação das estruturas escolhidas e não se esqueça de usar uma placa impermeável.

A cautela em relação a isso servirá para que não haja infiltração futuramente. Inclusive, esse é um ponto que requer muita atenção, já que ninguém deseja ter problemas com uma parede úmida dentro de casa, né?!

Insumos para a montagem

Com o espaço já escolhido — e algumas instalações já fixadas na parede —, torna-se possível começar a montar o jardim vertical na sala. Então, inicie dispondo as plantas de acordo com o planejamento feito inicialmente por você.

Lembre-se de que cada uma das espécies deverá ter o seu cantinho selecionado. Depois, pense em um sistema de irrigação que dê menos trabalho no dia a dia.

Outro ponto que deve ser ressaltado é que, caso surja alguma dúvida com relação à montagem do jardim suspenso, é superinteressante contar com a ajuda de um profissional especializado na área de paisagismo. A medida vai garantir total segurança na hora da instalação.

A propósito, o mesmo cuidado vale no momento de comprar todos os materiais necessários para a criação do jardim vertical na sala. O mais indicado é buscar um homecenter que ofereça não só um amplo mix de produtos, com preços acessíveis e diversificados, mas também um atendimento especializado, como é o caso da Telhanorte.

Agora que você já sabe quais são as peculiaridades e todas as vantagens de ter um jardim vertical na sala de estar, não deixe de criar um ambiente único na sua casa ou no seu apartamento. Acredite: a tendência urban jungle está cada vez mais em alta, trazendo benefícios que vão além da estética — sem contar, é claro, que você terá um cômodo mais acolhedor e a oportunidade de cultivar ervas e vegetais frescos na sua própria residência.

E aí? Gostou do nosso post sobre a construção de um jardim vertical na sala? Acesse nosso site e monte o seu!

Posts relacionados

Você sabia que existem diferentes tipos de alicate para...
O banheiro é um dos ambientes mais importantes da...