Conheça a altura padrão para instalar tomadas | Blog Telhanorte
home > Construção > Conheça a altura padrão para instalar tomadas

Conheça a altura padrão para instalar tomadas

cozinha-altura-tomada-média

| Construção

Tomadas baixas, médias ou altas? Cada aparelho precisa de uma altura de instalação de tomada, evitando acidentes e garantindo a beleza do ambiente. Confira!

 

Equipamentos elétricos e eletrônicos precisam de tomadas para funcionarem, certo? Mas você sabia que existem medidas padrão para instalação desses elementos? Conversamos com Jefferson Martinez, engenheiro e CEO da Mager Interiores, que nos ajudou a tirar todas as dúvidas que você pode ter quando pensar em instalação elétrica.

Existem três tipos de alturas padrão para esse tipo de instalação, que segue as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a partir da NBR5410:

 

– Baixa: 30 cm acima do chão;

– Média: De 1,20 m até 1,30 m acima do chão;

– Alta: 2 m ou 2,25 m acima do chão.

 

Qual o motivo dessas medidas?

Essa norma existe por uma função que vai além da estética: segundo a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), as principais causas de acidentes domésticos envolvendo energia elétrica são em função de instalação incorreta de fiação, tomadas e interruptores. O principal motivo da existência da NBR5410 é a proteção da vida, seja ela humana ou animal, que habita a instalação, pois ela estabelece as condições que devem satisfazer as instalações elétricas de baixa tensão.

Essa norma tem como objetivo estipular as condições adequadas para o funcionamento usual e seguro das instalações elétricas de baixa tensão, ou seja, até 1.000V em tensão alternada e 1.500V em tensão contínua. Esta norma é aplicada principalmente em instalações prediais, públicas e comerciais.

 

Tomadas baixas

A necessidade das tomadas baixas estarem a 30 cm de altura do chão é para atender equipamentos como videogame, aparelhos de TV a cabo, modem de internet etc.

Uma outra facilidade com esse tipo de tomada e que está diretamente ligado à segurança é a possibilidade de ligar equipamentos de uso diário mas que não ficam constantemente no espaço, como aspiradores de pó,  carregador de celular, de notebook, entre outros. Essa altura evita que se crie um cordão alto com o fio, que pode atrapalhar a circulação das pessoas e derrubar objetos pelo caminho.

É importante lembrar que essa altura de tomada requer cuidado quando há crianças no espaço. Por isso, é ideal que quando não estiverem em uso, sejam colocadas tampas específicas nas mesmas, prevenindo acidentes.

 

tomada-altura-baixa-instalação

Parede com tomada baixa (Foto: DocPlayer / Reprodução)

 

 

Tomadas médias

Já as tomadas médias, que devem ficar entre 1,20 m e 1,30 m do chão, são mais práticas para o uso de equipamentos que ficam a meia altura do piso, já que para conectar e desconectar o aparelho, não há a necessidade de abaixar ou subir em móveis.

Elas são ideais para quem utiliza aparelhos em bancadas ou mesas como: micro-ondas, liquidificador, batedeira, fogão e outros eletrodomésticos. Além disso, são mais confortáveis e seguras, pois estão ao alcance da nossa visão.

 

cozinha-altura-tomada-média

Tomada com altura média acima de bancada na cozinha (Foto: Blog Tomadas & Interruptores / Reprodução)

 

Tomadas altas

Por fim, as tomadas altas, que devem estar entre 2 m e 2,25 m acima do chão, são necessárias para equipamentos que não vão necessitar a desconexão, como por exemplo, um chuveiro. Coifas, micro-ondas e fornos embutidos no alto de armários também podem se valer da altura dessas tomadas. Uma outra vantagem é que essas tomadas não precisam ficar aparentes, podendo ser instaladas dentro dos próprios armários ou atrás dos eletrodomésticos.

 

cozinha-tomada-alta

Cozinha com tomada alta para fogão e coifa instalados atrás dos móveis e eletrodomésticos (Foto: Haus Dekoration / Reprodução)

 

Nós fizemos um guia de altura e quantidade de tomadas e interruptores para cada cômodo que pode te ajudar a responder mais perguntas que você possa ter. Não deixe de conferir.

 

Agora que você sabe quais são as regras básicas de instalação de tomadas na casa, que tal começar a escolher alguns modelos na nossa seção de tomadas e interruptores no site? Se você é do tipo que prefere ver tudo “ao vivo e a cores”, confira a loja mais próxima da sua casa e visite pessoalmente. Caso tenha dúvidas sobre a escolha da melhor tomada, o time da Telhanorte também pode te atender via WhatsApp para responder todas as suas perguntas!

 

 

Por Camila Alexandrino | Edição de Stéphanie Durante