Leitura: 7 min

Saiba como manter cômodos pequenos em ordem

Querendo otimizar o espaço da sua casa com uma decoração agradável? Confira dicas para organizar cômodos pequenos como banheiros, salas, quartos e cozinhas
Muitas pessoas acabam por exagerar na decoração e composição de ambientes pequenos, tornando-os ainda menores. No entanto, é possível elaborar a decoração de espaços apertados de maneira eficiente, de modo funcional e agradável. Conheça novas formas de otimizar o espaço de banheiros, quartos, salas e cozinhas pequenas, seja em casa ou apartamento. Capriche na organização da casa!

Como organizar ambientes pequenos


1. Cozinha pequena

A cozinha é um dos ambientes que mais demandam área livre e disposição funcional dos móveis. É muito importante ter uma cozinha planejada, para não atrapalhar as tarefas do dia a dia. Para planejar a cozinha, tenha um projeto bem elaborado, considerando todas as medidas de armários, bancada, eletrodomésticos, mesas e cadeiras. Você pode pensar em escolhas que otimizam o espaço, como mesas dobráveis, gabinetes e demais móveis de multiuso. Outra opção é instalar móveis planejados, cujas medidas serão feitas especialmente para o seu projeto.
Veja mais em: Novidade: móveis planejados para sua casa na Telhanorte
Prateleiras e ganchos são ótimos aliados de ambientes pequenos, pois aproveitam o espaço vertical disponível. Quanto ao tamanho de móveis e eletrodomésticos, escolha com consciência. Opte por elementos com tamanhos menores que os habituais, mas que não prejudiquem sua rotina. Também há modelos de cuba de pia menores que ficam ótimos em cozinhas com pouco espaço. Não se esqueça de ter ao menos uma superfície completamente livre, para o preparo de alimentos.





Leia mais em: Cubas de pia da cozinha: tamanhos, modelos e materiais


Para compor a decoração, é uma boa ideia escolher uns dois ou três quadros decorativos que combinem com o revestimento e demais elementos. Capriche em itens funcionais como panos de prato, toalhas, apoios de panela, buscando sempre harmonizar todos os componentes do ambiente.

Em relação ao espaço de armazenamento, é importante adotar um padrão de organização para manter os alimentos e utensílios bem arrumados, não ocupando assim área útil da bancada. Para isso, use gaveteiros, organizadores de pia, suportes, porta talheres, escorredor de louça, cestos e caixas organizadoras para te auxiliar.
Uma cozinha pequena pode ser funcional e organizada (Foto: Evy Prentice / Unsplash / Reprodução)

2. Banheiro pequeno

Precisando de dicas para saber como organizar um banheiro pequeno? Manter esse ambiente organizado é essencial, para que tenhamos espaço para nos movimentarmos sem desconforto ou mesmo causar acidentes. Tanto lavabos, quanto suítes tendem a ser menores, por isso é preciso mantê-los arrumados no dia a dia.

Mas não é preciso abrir mão da decoração do ambiente, para deixá-lo prático e funcional. Você pode elaborar uma decoração minimalista, ou mesmo uma mais elaborada, caprichando em elementos que utilizem as paredes, como quadros decorativos e espelhos, ou que sejam funcionais, como porta sabonete líquido, porta toalha, lixeira, saboneteira, porta escova de dente, escova sanitária, suportes com ganchos e organizadores suspensos.

Confira mais em: 8 dicas e ideias para decorar o lavabo
Não se esqueça de organizar os utensílios, produtos e cosméticos dentro de armários ou cestos organizadores. Afinal, o acúmulo de embalagens em banheiros pequenos tendem a ser o principal erro, gerando bagunça. Além disso, utilize truques para ampliar a percepção do espaço.

3. Lavanderia pequena

Em muitos apartamentos, o espaço destinado para a lavanderia tende a ser pequeno, muitas vezes acoplado à cozinha. Como é uma área em que precisamos de um mínimo de espaço para organizar roupas sujas e limpas, é recomendado utilizar móveis e utensílios domésticos práticos ou multifuncionais, como varais sanfonados, ganchos, cestos, prateleiras, varais de teto e nichos.
Veja mais em: Como organizar a lavanderia da melhor forma?
Dentro dos armários, é importante definir onde cada coisa ficará. E, principalmente, manter essa organização no dia a dia. As áreas de serviço geralmente são os cômodos da casa que mais perdemos o controle da organização, por conta da correria da semana. Assim, sempre que retirar um objeto do armário, lembre-se de devolvê-lo exatamente onde o encontrou, para manter a organização da lavanderia.

4. Sala pequena

Muitas pessoas que possuem uma sala pequena dentro de casa, acabam por deixá-la ainda menor, instalando móveis e elementos decorativos em excesso ou desproporcionais ao espaço disponível. Por isso, uma primeira dica é ter consciência, na hora de planejar a sala. Atente-se ao tamanho do sofá, escolhendo um confortável, mas que não ocupe uma área excessiva.  O mesmo vale para o rack, a televisão e demais móveis e eletrodomésticos.
Confira mais em: Como usar prateleiras na decoração: ideias para cozinha, sala e quarto
Além disso, busque instalar um espelho em uma das paredes, para ampliar a percepção do ambiente. Utilize técnicas de pintura que facilitem essa ilusão e use cor claras e neutras. Outro fator que traz desconforto e sensação de aperto na sala é o acúmulo de objetos. Ao longo da semana, é comum largarmos coisas variadas pela sala, especialmente para quem não possui um hábito diário de organização. Por isso, tente realizar o seguinte exercício: sempre que precisar locomover um objeto, seja para se sentar no sofá ou abrir espaço, leve-o até o seu lugar apropriado, mesmo que seja em outro cômodo. Com o tempo, este exercício se torna um hábito e a bagunça tende a diminuir.

5. Quarto pequeno

Por último, para manter um quarto pequeno bem organizado, arejado e aconchegante, é preciso realizar um bom planejamento, na hora de mobiliar. Escolha um guarda-roupa que não seja muito grande, para não ocupar espaço demasiado, mas que também não seja muito pequeno, a ponto de não conseguir armazenar tudo aquilo que precisa ser guardado. Afinal, caso você escolha um armário muito pequeno, as roupas e demais objetos vão se acumular fora dele, sobrecarregando o quarto.
Leia mais em:  Ventilador de teto: 5 dicas para escolher o ideal
Para a cama, escolha aquela que melhor te agrade. Se prefere um colchão mais espaçoso, tenha certeza antes que sobrará espaço no ambiente para você circular tranquilamente. Considere a abertura das portas de entrada e do guarda-roupa, para calcular o quanto de área restante sobrará para circulação. Prateleiras são sempre uma ótima escolha em quartos. Harmonize-as com a decoração do ambiente, combinando-as com o armário e revestimento.

Decore e organize espaços pequenos com a Telhanorte Tumelero!

Vai mudar de casa, reformar ou começar uma obra do zero? Na Telhanorte, você encontra tudo o que precisa. Visite uma de nossas lojas ou acesse a loja virtual da Telhanorte. Os nossos colaboradores estão prontos para te ajudar a viver a sua casa do jeito que você sempre quis!

Por Vinicius Marques

Posts relacionados

Poucas coisas na vida são tão gostosas quanto receber...