Aplicação de pastilhas adesivas | Blog Telhanorte
home > Ambientes Internos > Aplicação de pastilhas adesivas

Aplicação de pastilhas adesivas

tipos-de-pastilhas

| Ambientes Internos

Veja a seguir os tipos de pastilhas, como aplicar e um bom resultado sob azulejos

 

As pastilhas estão sempre acrescentando em diversos projetos arquitetos, onde encontramos uma infinidade de modelos, cores, tamanhos, formatos e diferentes materiais. Isso facilita muito na aplicação da pastilha, garantindo um ótimo resultado sob azulejos e em outros revestimentos de superfície lisa, como MDF, madeira e fibra de vidros.

 

Banheiros

Quando aplicadas no banheiro, as pastilhas impermeabilizam a parede nas áreas molhadas e dão um acabamento único. No entanto, as pastilhas de materiais naturais como pedra, coco e madrepérola, não são recomendadas para área do box, pois a umidade e a água podem manchá-las.

 

tipo-de-pastilhas

Pastilhas diversas no banheiro (Foto:casaeconstrucao.org/ Reprodução)

 

Cozinhas

Normalmente é o cômodo onde são amplamente utilizadas, combinando perfeitamente com o ambiente. A aplicação das pastilhas na cozinha, pode proporcionar um toque de tons mais críticos e alegres, sendo extremamente fáceis de limpar. Dentre os cuidados a serem tomados, são as pastilhas de determinados materiais que não são indicados para áreas que recebam gordura e calor em excesso. As mais indicadas para se ter em cozinha são pastilhas de vidro, cristal, pastilhas metalizadas e pastilhas de porcelana.

 

tipos-de-pastilhas

Pastilhas diversas na cozinha (Foto: blog.arteetear.com.br / Reprodução)

 

Leia também:  Saiba qual é o melhor revestimento para piscina de alvenaria

 

Piscinas

O melhor local para ter uma boa aplicação de pastilhas. Entretanto, há uma grande preocupação em relação a umidade e ao desgaste das pastilhas com o tempo. Quando utilizadas em piscinas, a cores mais utilizadas são azuis e turquesa, porem existem arquitetos que optam por cores como amarelo ou vermelho.

 

tipos-de-pastilhas

Pastilhas diversas na piscina (Foto: banheiraspa.com.br/ Reprodução)

 

Tipos de pastilhas adesivas

Atualmente temos 2 tipos de pastilhas adesivas, as pastilhas adesivas resinadas, que é um filme de PVC adesivo coberto com uma camada flexível. E pastilhas adesivas metálicas, que possuem acabamento em alumínio e vidro, assumindo diferentes cores e formatos.

 

como-colocar-pastilhas-adesivas-na-parede

Aplicando pastilha adesiva no banheiro (Foto: triider.com.br / Reprodução)

 

Passo a passo para aplicação

  1. Retire os acabamentos de interruptor e da tomada;
  2. Limpe a superfície com um pano úmido com água ou álcool, passe um pano seco e espere secar completamente;
  3. Veja qual o melhor local para começar a aplicação, pois caso seja necessário cortar a pastilha, é preciso saber onde esse recorte será menos visível. Se você começar de baixo, o recorte ficará na parte de cima, por exemplo;
  4. Dobre a ponta do plástico que protege o adesivo;
  5. Posicione a pastilha no local correto e cole a ponta para fixar;
  6. Retire o restante do plástico;
  7. Aperte bem a pastilha sobre a superfície;
  8. Para realizar o recorte da pastilha, utilize estilete e régua (podem ser cortadas tanto na junta como no meio delas);
  9. Repita a operação até concluir, mas tome cuidado para manter os espaçamentos entre uma placa e outra sempre igual ao espaçamento do rejunte, assim o resultado ficará uniforme. (Na aplicação com as Pastilhas Adesivas Metálicas, utilize o espaçador para deixar o espaçamento uniforme);
  10. Retire o plástico que vem sobre as pastilhas;
  11. Para as Pastilhas Adesivas Metálicas, o uso do rejunte é opcional. Você pode utilizá-lo para vedação das juntas ou simplesmente dispensá-lo mantendo as pastilhas ao natural.

 

Agora que você já sabe mais sobre as pastilhas adesivas, acesse o nosso site da Telhanorte e veja nossos produtos.

 

Por Laila Pereira | Edição Veronicca Fernandes