Leitura: 3 min

Aprenda a desentupir o encanamento de forma simples

Se você tem dificuldade em agir quando um cano entope na sua casa, fique conosco nessa matéria e aprenda a solucionar esse tipo de problema

 

Quem nunca passou perrengue quando o encanamento entupiu, né? Mas isso não precisa se repetir! Você sabia que é possível desentupir canos com utensílios que temos em casa? Mas lembre-se, em casos extremos é necessário chamar um encanador para evitar maiores danos.

Confira abaixo algumas técnicas caseiras que podem te ajudar a desentupir de forma rápida e segura:  

Desentupidor manual

Se você está procurando uma forma prática de desentupir vasos sanitários e ralos, o desentupidor manual com certeza pode te ajudar. Esse produto é responsável por fazer pressão na água, o que ajuda o dejeto a se desprender e encontrar o caminho do esgoto com mais facilidade, e além disso, utilizando alguns baldes d’ água você pode acelerar o processo de desentupimento. Na hora de escolher o seu desentupidor, atente-se ao modelo e tamanho ideal para atender às suas necessidades.  
desentupidor-manual
Desentupidor manual (Foto: triider.com.br/ Reprodução)
   

Água Quente

Apesar de sozinha não ser 100% eficaz, água quente pode servir para auxiliar caso o problema seja apenas gordura ou algo que possa ser facilmente dissolvido. Fique atento, pois a água quando utilizada em uma temperatura muito elevada pode causar danos irreversíveis ao encanamento e acabar tornando o seu problema ainda maior, por isso, o ideal é utilizar a água morna.  

Arame

Esse processo é recomendado para entupimentos causados por cabelos e objetos sólidos no geral. Mas tome cuidado na hora de fazer a escolha do seu arame, pois materiais rígidos podem causar danos ao encanamento.  
Desentupir cano com auxílio de arame. (Imagem: AmbientalBR/ Reprodução)
 

Soda cáustica

O uso desse produto pode ser de grande ajuda na hora de desentupir canos obstruídos por acúmulo de gordura. Porém, é necessário um cuidado dobrado ao utilizá-lo, pois é um produto tóxico e pode causar sérios danos à saúde. Caso não se sinta 100% seguro em realizar esse procedimento, recomendamos que entre em contato com um encanador.  
Leia também: Tudo sobre hidráulica 

Bicarbonato de sódio e vinagre

Outra solução para desobstruir canos que entupiram com acúmulos de gordura é despejar o bicarbonato de sódio e em seguida um pouco de vinagre. Cubra com um pano por volta de 20 minutos e após esse tempo despeje água quente. Isso fará com que a gordura se desmanche, trazendo seu cano de volta ao normal.
Desentupir com bicarbonato de sódio e vinagre. (Imagem: DesentupidoraBonanza/ Reprodução)
    OBS: Os principais responsáveis por obstruir canos são pequenos objetos, excesso de fios de cabelo, fio dental e na cozinha, gordura (evite despejar óleo na pia). Agora que você já sabe como desentupir o seu encanamento, que tal acessar o site da Telhanorte? Lá você encontra produtos ótimos para te auxiliar nesses momentos delicados! Deu na Telha desentupir? Tem na Telha!!  

Por Laila Pereira | Edição Carolina Oliveira

Posts relacionados

Expresse sua personalidade: conheça alguns estilos de revestimentos que...
Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...