Leitura: 7 min

Veja o guia completo e saiba tudo sobre hidráulica

Precisa de um guia completo de hidráulica? Confira um resumo perfeito para a sua casa

Reformar o sistema hidráulico da casa, garantindo uma boa limpeza e acabamento, não precisa ser tão complicado. É muito importante, de tempos em tempos, conferir a manutenção de todas as partes da hidráulica, desde as calhas e rufos do telhado até os ralos do banheiro. Não sabe por onde começar? Então confira abaixo 18 matérias do Blog Telhanorte que vão te ajudar a deixar o sistema hidráulico da sua casa impecável.

Estruturas internas

Veja 7 dicas para não furar o encanamento por engano. Saiba mais na matéria! 1. Fique atento às áreas próximas de saídas d’água 2. Cheque a planta da casa 3. Use um detector de canos 4. Confira o tamanho e profundidade da bucha 5. Faça a perfuração ao poucos 6. Feche o registro de água durante o trabalho 7. Contrate profissionais para executar a obra Enquanto o ralo seco serve apenas para drenar a água de ambientes como banheiros e jardins, a caixa sifonada está em contato com múltiplas estruturas da casa, como a pia da cozinha e o box de banheiro. Confira mais detalhes e outras informações na matéria!
Saiba se os encanamentos da sua casa estão em dia (Foto: Dagmara_K / Shutterstock)
Confira os principais tipos e causas de infiltração, além de dicas para prevenir e combater o seu surgimento. Guia completo sobre registros de água. Veja dicas para a escolha e instalação, além das principais diferenças entre 3 tipos de registro. 1. Registro de pressão: utilizado para controlar o fluxo de água em um determinado ponto da rede. Sua função é reduzir ou aumentar a vazão. 2. Registro de gaveta: é utilizado para interromper totalmente a vazão de água de uma rede. Sua principal característica é trabalhar completamente aberto ou fechado. 3. Registro de esfera: O registro de esfera, assim como o anterior, tem a função de bloquear totalmente a saída de água. No entanto, esse modelo de registro hidráulico é mais utilizado para instalações em caixas d’água. Saiba os principais detalhes de uma rede de esgoto residencial, com dicas de instalação e materiais para a obra. Conheça a diferença entre rede de esgoto e rede de drenagem, além de itens importantes do sistema hidráulico, como a caixa de gordura.

Banheiro

Vai começar a construção da casa e não sabe o que é preciso conferir na hidráulica do banheiro? Então se ligue nesse passo a passo completo que vai te ajudar! Ao lado de um sistema hidráulico em bom funcionamento, é muito importante garantir a ergonomia e acessibilidade do banheiro. Confira nessa matéria as medidas ideais para o seu banheiro, de acordo com a ABNT 9050.
Cuide de possíveis vazamentos, para evitar problemas maiores (Foto: Monkey Business Images / Shutterstock)
Precisa comprar um chuveiro novo, mas não saber como escolher? Então confira as dicas dessa matéria, pensando nas seguintes considerações: 1. Tipos de chuveiro: elétrico, eletrônico, a gás e de energia solar 2. Estrutura para pressão da água 3. Tipos de espalhador e vazão 4. Design: modelos de teto ou parede? 5. Durabilidade Este artigo é perfeito para você que quer acabar de vez com a dúvida: chuveiro ou ducha? Aprenda qual a melhor opção para a sua rotina, considerando os seguintes temas:
  1. Economia
  2. Facilidade de instalação
  3. Pressão da água
  4. Ajuste de temperatura
O banheiro é aquele espaço da casa que independente do tamanho deve ser aconchegante, arejado e fácil de limpar. Além da parte estética, o projeto hidráulico deve ser cuidadosamente planejado para evitar qualquer problema estrutural no futuro. Você sabe qual altura padrão de um chuveiro? E do registro? Confira nesta matéria! Em chuveiros elétricos, existem três opções de regulagem para a resistência — popularmente conhecidas como verão, inverno e desligado, onde a água é: morna, quente e fria, respectivamente. O controle da temperatura é feito pela vazão de uma quantidade de água em cada uma das posições da resistência. Já nos chuveiros eletrônicos, o controle de temperatura da água é gradativo, sem relação com a quantidade de líquido liberada. Esse controle pode ser feito através de chave, haste, controle remoto ou até mesmo por meio da programação prévia dos padrões preferidos de temperatura. Confira dicas para a escolha e instalação de diferentes tipos de mictório: de calha, cubeta, contra a parede ou de piso. Veja diferentes tipos de acabamento para registro e confira dicas exclusivas para acertar na hora de escolher os modelos para o seu banheiro.

Cozinha

A diferença deste modelo para o modelo de misturador bicomando é que o monocomando conta com apenas um registro que permite o controle do volume da água e temperatura. Isso quer dizer que em um mesmo registro você tem acesso a água quente e fria, em qualquer área da sua casa. Aprenda a escolher um purificador de água e saiba analisar os principais critérios que o produto deve cumprir para fornecer água de qualidade: 1- Aprovação para retenção de partículas 2- Aprovação para redução de cloro livre 3- Aprovação para eficiência bacteriológica 4- Consumo de energia 5- Aviso de troca de refil 6- Opções de temperatura da água 7- Vazão da água
Como está a hidráulica da sua cozinha? (Foto: Pixel-Shot / Shutterstock)
Entenda o que é um purificador, quais as diferenças entre o purificador e um filtro comum e conheça 2 modelos principais: de torneira e o conectado ao encanamento.

Área externa

Precisando colocar ou trocar a calha da casa e não sabe por onde começar? Leia a matéria e aprenda o passo a passo sobre como instalar calhas de chuva.
Mantenha as calhas e rufos do telhado sempre limpas (Foto: Radovan1 / Shutterstock)
Confira qual o melhor lugar para colocar a caixa d’água e algumas outras dicas para sua instalação. Saiba como economizar água de maneira eficiente! Não tem mais desculpa, agora que você já sabe tudo sobre hidráulica, visite o site da Telhanorte e encontre todos os materiais e ferramentas necessários para fazer a manutenção, construção e reforma da parte hidráulica da sua casa!

Por Vinicius Marques | Edição por Veronicca Fernandes

Posts relacionados

Expresse sua personalidade: conheça alguns estilos de revestimentos que...
Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...
Encontre praticidade e facilidade para realizar sua pintura com...