Leitura: 5 min

Climatizador ou ventilador: saiba qual deles escolher

Está na dúvida entre comprar um ventilador ou um climatizador? A seguir, preparamos uma matéria que vai facilitar a sua decisão na hora da compra!

 

Com a chegada do calor muitas pessoas pensam em alternativas para diminuir essa sensação que muitas vezes é extrema.

Dito isso, foi analisado que durante muitos anos, as únicas opções disponíveis no mercado eram o ventilador e o ar condicionado.

Porém, com o passar do tempo, tivemos a chegada dos climatizadores. Opção essa que muitas pessoas levam em consideração na hora de analisar os preços e os benefícios que estes aparelhos fornecem.

A seguir, iremos conceituar cada um deles e pontuar algumas diferenças presentes.

 

Climatizadores

Hoje em dia, existem diversos modelos e marcas de climatizadores no mercado, mas todos funcionam basicamente da mesma maneira.

O climatizador tem como função melhorar a temperatura ambiente e a circulação do ar. Isso ocorre, pois as pás internas do aparelho puxam o ar quente do ambiente para seu interior e a água presente em seu reservatório refresca este ar recebido. Após esse processo o ar resfriado é jogado para o ambiente novamente.

A potência para climatizar o ambiente pode variar de fabricante para fabricante, mas consegue-se uma média de redução de 10ºC e 12ºC na temperatura ambiente com o climatizador.

 

Ventilador

Os ventiladores possuem uma variedade enorme de tamanhos, potência e modelos — de chão, de teto, de parede, de torre, etc — e funcionam em qualquer ambiente. Sua mecânica é bem simples: as pás ou hélices movimentam o ar com a potência do motor, fazendo-o circular com mais velocidade e melhorando a sensação de calor.

O ventilador não umidifica o ar e a capacidade de redução de temperatura fica na média de 3ºC.

 

 

O que é melhor: climatizador ou ventilador?

Se a maneira como funcionam é semelhante, para escolher entre climatizador ou ventilador recomendamos avaliar os diferenciais que cada um possui. Pergunte-se, esse aparelho muda a qualidade do ar? Resfria? Gasta muita energia? É caro?

Cada resposta vai ajudá-lo a definir qual o melhor produto para você!

 

Vantagens do climatizador

  • Umedece o ar ambiente: o principal benefício do climatizador em relação ao ventilador é a sua capacidade de umidificar o ar;
  • Quando o clima fica muito quente, a umidade relativa do ar diminui e o tempo fica mais seco. Isso afeta muito as pessoas com problemas respiratórios, especialmente crianças e idosos.
  • O climatizador consegue não só umedecer o ar, mas também resfriá-lo proporcionando mais conforto.
  • Baixo custo: tanto de aquisição quanto de manutenção (quando em relação ao produto superior: o ar condicionado). A economia pode chegar a até 90%.
  • Necessidade básica de manutenção: os aparelhos de climatizadores são bastante resistentes e não exigem quase nenhuma manutenção durante sua vida útil;

Como o sistema de filtragem do ar e resfriamento é interno, um componente que precisa ser trocado é a colmeia de celulose. A frequência de substituição geralmente é indicada pelo fabricante. 

  • É portátil: Existem os modelos móveis com rodinhas que podem ser levados para qualquer lugar. 
  • Não só o transporte, mas os climatizadores também tem um processo de instalação prático.

 

Veja também: Entenda a diferença entre aquecedor e climatizador

 

Desvantagens do climatizador

  • Não são eficientes em regiões muito úmidas: uma vez que o principal objetivo do aparelho é umidificar o ar;
  • Não tem potência para grande resfriamento: se o seu objetivo é resfriar significativamente o ambiente, é melhor optar pelo ar condicionado.
climatizadores-de-ar
Climatizadores de ar (Foto: Telhanorte / Reprodução)

 

Vantagens do ventilador

  • Preço competitivo: comparado ao climatizador, o preço do ventilador é bem menor;
  • Pechinchar pelo melhor preço de ventilador não é uma tarefa complicada. A grande variedade de marcas produzindo o produto, cria uma competição de preços bastante econômica para o consumidor final. Com as vendas onlines, fica ainda mais fácil comparar os preços e as opções de acordo com o que você busca. 
  • Grande variedade de modelos: opções para escolher não vão faltar;
  • No quesito tamanho, potência e posição os fabricantes de ventiladores oferecem uma grade enorme de opções.

Qual escolher vai depender do ambiente onde o ventilador será usado. Uma loja, um quarto, uma fábrica? O local de uso/instalação vai determinar qual opção comprar.

  • Economia de gastos: você não vai economizar apenas na compra do ventilador, mas também na energia para fazê-lo rodar.
  • Entre climatizador ou ventilador, este último sai na frente, pois como seu sistema de funcionamento é mais simples, exige menos energia. 
  • Mesmo os ventiladores mais potentes são mais econômicos comparados aos climatizadores. 

 

Desvantagens do climatizador

  • Não umidifica o ambiente: se o ar está seco e quente, o ventilador o fará circular com essas características, podendo se tornar desconfortável;
  • Não ajuda nas altas temperaturas: em dias muito quentes — como é o caso de muitas cidades do Brasil — o ventilador pode fazer com que o ambiente fique com uma característica mais “abafada”;
  • Causa alguns desconfortos físicos: como ressecamento dos olhos, barulho quando ligado e mistura de poeira do ar. 
ventilador-de-mesa
Ventilador de mesa (Foto: Telhanorte / Reprodução)

 

Agora você tem um ótimo panorama para escolher entre climatizador ou ventilador. E o melhor é que você não vai nem precisar sair deste site.

Aqui na Telhanorte temos uma seleção completa de aparelhos para Climatização como ventiladores, ar condicionado, climatizador de ar e muito mais. Confira nossos preços e ofertas e tire dúvidas com a nossa equipe em poucos cliques pelo WhatsApp. A Telhanorte descomplica tudo para você!

 

Edição de Álvaro Oliveira e Murilo Bonício

Posts relacionados

Quando se trata do sistema de descarga, a decisão...
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...