Com a chegada do outono, começamos a pensar em “N” maneiras de como manter o ambiente aquecido, por isso nessa matéria vamos falar um pouquinho sobre aquecedor e climatizador
Aquecedor:
O aquecedor tem como função promover o aquecimento do ambiente, por esse motivo costuma ser utilizado em locais como quarto ou salas, principalmente no período da noite que é quando a temperatura normalmente diminui.Tipos de aquecedores:
Aquecedor de resistência incandescente: Por ser portátil e ter um custo menor que os outros, esse modelo de aquecedor tem sido o mais popular em vendas no mercado. Em questão de funcionalidade, esse modelo costuma aquecer mais rápido que os outros, porém o seu calor tende a permanecer próximo ao aparelho, não aquecendo uniformemente todo o ambiente.
O aquecedor de resistência incandescente pode ser encontrado em dois tipos: elétrico e termoventilador. O elétrico possui a resistência visível, protegido apenas por uma grade metálica, esse modelo é contra indicado para locais úmidos como banheiros e cozinha. Já o termoventilador, possui uma hélice, assim como um ventilador, que o torna mais eficiente, espalhando melhor o seu calor pelo ambiente e ainda vem com a função de regulagem de potência, esse modelo não possui contra indicações para local de uso.
Leia também: Como escolher aquecedor elétrico: guia completo com 6 dicas para acertar na compra
Aquecedor cerâmico: Igual o incandescente, o cerâmico também conta com a presença de uma resistência, porém essa resistência é envolta em cerâmica, que ajuda a espalhar o calor de forma mais uniforme e também a reter o calor, o que o torna mais econômico, pelo fato de manter o ambiente aquecido por um tempo após desligado.
Aquecedor a gás: Esse modelo de aquecedor é indicado para ambientes grandes e abertos como bares e restaurantes, por serem grandes e pesados, ele possui um custo mais alto que os outros, e o fato de funcionar à gás o torna contra indicado para ambientes fechados como apartamentos.
Aquecedor a óleo: O aquecedor a óleo tem um custo um pouco mais elevado que o modelo incandescente, porém vale a pena o investimento, pois esse aparelho é mais econômico e eficiente. O aquecedor a óleo pode demorar um pouco mais para aquecer o ambiente, mas em contrapartida ele não resseca o ar e mantém o local uniformemente aquecido.
Aquecedor a óleo: O aquecedor a óleo tem um custo um pouco mais elevado que o modelo incandescente, porém vale a pena o investimento, pois esse aparelho é mais econômico e eficiente. O aquecedor a óleo pode demorar um pouco mais para aquecer o ambiente, mas em contrapartida ele não resseca o ar e mantém o local uniformemente aquecido.
Além desses modelos de aquecedores, hoje em dia também temos os ares condicionados que possuem a função de aquecimento.
Climatizador:
O climatizador, diferente do aquecedor, não tem a função de aquecer o ambiente, e sim torná-lo mais agradável amenizando o calor ou o frio em 3 ou 4 graus centígrados de acordo com a sua necessidade no momento. Dessa forma esse aparelho acaba se tornando útil durante todas as estações do ano. Apesar de ser bastante confundido com o ar-condicionado, o climatizador não emite ar gelado, apenas o necessário para tornar o clima do ambiente mais agradável. O climatizador também possui um ponto positivo que é o baixo consumo de energia em comparação ao ar-condicionado, o que hoje em dia é uma característica muito procurada pelos consumidores.Leia também: O que é climatização de ambiente? Descubra tudo!
Agora que você já aprendeu a diferenciar um climatizador de um aquecedor, é hora de escolher qual atende melhor as suas necessidades e dar um pulo na Telhanorte para obter o seu!! Nossos funcionários estão prontos para te ajudar e tirar as dúvidas que restaram!
Por Carolina Oliveira | Edição Thais Junqueira