Leitura: 3 min

Coifa, depurador e exaustor: saiba como diferenciá-los

Coifa, depurador ou exaustor, entenda qual melhor atende as suas necessidades
Para evitar aquela fumaça indesejada e cheiros fortes de fritura espalhado pela sua cozinha, investir em um desses aparelhos é o que você precisa. Veja abaixo e entenda melhor a função e as diferenças entre a coifa, depurador e exaustor:

Coifa:

Responsável por eliminar odores, fumaças e também filtrar o ar do ambiente, a coifa pode ser utilizada tanto como exaustor quanto como depurador. A escolha da função deve ser feita no momento da instalação, pois depois de instalada, a coifa exercerá uma única função, não sendo possível alterar.

Esse produto pode ser encontrado em dois modelos, sendo eles a coifa de parede que como o próprio nome já diz, tem a instalação feita na parede e por isso é recomendada para quem possui um fogão comum, e a outra opção é a coifa de ilha, que diferente da coifa de parede tem a sua instalação feita diretamente no teto, e por esse motivo é indicada para quem possui cooktop, que são fogões modernos que podem ser instalados com facilidade em cozinhas de ilha, armários ou nichos.

Um ponto positivo da coifa é o seu designer moderno, então se você é fã de decoração e sonha com uma cozinha moderna, a coifa sem dúvidas é a melhor escolha!
Coifa de ilha em cozinha com decoração clean (Imagem: Tuacasa.com.br/ Reprodução)

Depurador:

O depurador possui uma função semelhante a de um filtro, o que o torna capaz de acabar com a gordura e o mal cheiro causado por ela sem fazer a troca desse ar por um externo, tornando assim a sua cozinha um local mais limpo e agradável.

Um ponto forte do depurador é seu custo-benefício, ele possui um valor inferior e exerce uma função semelhante a coifa, apesar de um pouco inferior por não possuir a ” chaminé “. Por esse motivo o depurador é mais indicado para cozinhas pequenas.
depurador de ar (Imagem:comprandomeuape.com.br/ Reprodução)

Exaustor:

O exaustor, diferente do depurador que trata o ar do ambiente e o devolve para o mesmo, age trocando o ar quente do ambiente pelo ar frio de fora, de forma semelhante a um ventilador. A troca de ar feita pelo exaustor conta com um duto que precisa ser instalado por meio de um furo feito na parede, e por conta disso, o exaustor possui uma ótima performance, fazendo com que o ar “poluído” não volte a circular no interior da sua cozinha, tornando-a assim um ambiente agradável e livre de odores causados pelo vapor das panelas.

Por ser um aparelho potente, é indicado tanto para casas quanto indústrias e pode ser encontrado em diferentes tamanhos.
Modelo de exaustor para churrasqueira (Imagem: Mercadolivre.com.br/reprodução)
Leia também: Como escolher exaustor para banheiro: dicas infalíveis

Agora que você já sabe qual desses produtos é o melhor para a sua cozinha, que tal dar uma olhadinha nas opções disponíveis na Telhanorte?? Esperamos por você!!

E não se esqueça, se deu na telha ventilar a sua cozinha e diminuir a fumaça gerada pelas panelas, tem na Telha!!

   

Por Carolina Oliveira | Edição Thais Junqueira

Posts relacionados

Quando se trata do sistema de descarga, a decisão...
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...