Leitura: 7 min

Móveis preservados: como aplicar cupinicida na madeira?

Aprenda o passo a passo de como aplicar cupinicida na madeira nas versões aerossol e líquida e os equipamentos de segurança necessários

Cupim de madeira seca, broca ou caruncho são pragas de madeira comuns de aparecer se você não proteger seus móveis e portas. Porém, nem todo mundo sabe como aplicar cupinicida na madeira e se é o seu caso também, sua dúvida acaba neste post!

Montamos um passo a passo de como aplicar cupinicida aerossol ou líquido e também os equipamentos de proteção individual (EPIs) indispensáveis na aplicação e outros cuidados necessários.

As etapas de como aplicar cupinicida na madeira são:

– Verifique os pontos de aplicação;

– Coloque as EPIs;

– Aplique com a mangueira do aerossol ou com pincel;

– Aguarde a secagem;

– Finalize com o acabamento da madeira logo em seguida.

Passo a passo: como aplicar cupinicida na madeira

Os cupinicidas podem ser aplicados tanto na madeira nova antes do acabamento/pintura ou quando já existe algum indício de cupim ou broca para eliminá-los. O cupinicida aerossol e o cupinicida líquido já vem prontos para aplicação, portanto, basta seguir as etapas abaixo.

cupinicida-aerossol-liquido
Cupinicida para evitar cupim na madeira (Foto: g1.globo.com/Reprodução)

Como aplicar cupinicida aerosol

O cupinicida aerosol é mais útil para os casos onde já existe uma infestação, pois permite uma aplicação pontual onde o cupim ou broca já abriu algum furo. Veja o passo a passo:

1- Bata na madeira para identificar os pontos ocos. Se não houver furos, faça pequenos buracos na superfície dessas áreas que estarão mais frágeis.

2- Agite a embalagem do cupinicida aerosol, desenrole a pequena mangueira que vem com o produto e encaixe a ponta dentro do buraco.

3- Segure a ponta do aplicador e borrife um jato curto, porém generoso dentro de cada um dos furos existentes ou daqueles que você fez. Use luvas, máscara e óculos de proteção.

4- Em peças de madeira já instaladas como portas e janelas, reforce a aplicação próximo aos encaixes, juntas e área de contato com alvenaria e concreto. 

5- Depois de 15 dias, verifique se ainda cai algum pozinho ou grânulo da madeira. Se ainda houver algum ponto afetado, repita a aplicação.

Veja mais em: Como usar removedor de ferrugem em metais? Aprenda

Como aplicar cupinicida líquido

O cupinicida líquido é excelente para preparar peças de madeira nova prontas ou tábuas compradas para fazer algum projeto como um tampo de uma mesa, por exemplo. Existem duas versões desse produto: a transparente e a marrom. Esta última protege e tinge ao mesmo tempo, sendo usado em grandes áreas como a dos telhados. 

Aprenda o passo a passo de como aplicar esse cupinicida na madeira:

1- O cupinicida líquido também vem pronto para usar. Coloque uma quantidade em um recipiente e posicione a peça de madeira próximo;

2- Com a ajuda de um pincel, aplique uma camada generosa de cupinicida por toda superfície. O líquido servirá tanto como repelente de cupins e brocas quanto como protetor da madeira, evitando desgaste, principalmente nas que têm contato com o meio externo.

3- Use luvas, óculos e máscara de proteção durante todo o processo. 

4- Depois de finalizar a aplicação do cupinicida, espere 72h e, em seguida, faça o acabamento da madeira com a tinta de sua preferência.

5- Se quiser acompanhar melhor a aplicação, escolha o cupinicida de cor marrom para conseguir visualizar as áreas onde o produto já foi aplicado. 

Pronto! Agora você já sabe como aplicar cupinicida na madeira para evitar e proteger seus investimentos dessas pragas. 

cupinicida-madeira-tratamento-aerosol-cupim
Tratamento de madeira (Foto: vximper.com.br/Reprodução)

EPIs para aplicação de cupinicida aerosol ou líquido

Saber como aplicar cupinicida na madeira é importante, mas se proteger durante a aplicação também. Cupinicidas são produtos venenos, tóxicos e possuem um cheiro bastante forte que pode causar reações respiratórias ou nos olhos. Por isso, você deve trabalhar com os seguintes equipamentos de proteção individual:

Luva de borracha

Protege as mãos do contato direto com o cupinicida aerossol ou líquido. Durante a aplicação, as partículas se espalham e você pode precisar virar a peça de madeira, então trabalhe com as mãos cobertas.

Máscara de proteção

A máscara de proteção vai evitar que você inale o produto que espalha seu cheiro durante a aplicação. A inalação pode provocar tonturas, desmaios, entre outras reações.

Óculos

Os olhos são partes sensíveis do corpo e podem ficar irritados com o contato direto com partículas (no caso do aerossol) e do cheiro forte durante a aplicação com pincel.

Recipiente para cupinicida líquido

Caso você prefira usar o cupinicida líquido, tenha um recipiente menor para colocar uma quantidade do produto e poder movê-lo com facilidade. Escolha um pote com uma abertura que acomode a passagem do pincel, sem bloqueá-lo.

Pincel de tinta largo com cerdas médias

Use um pincel de pintar parede de tamanho médio e com as cerdas largas, mas densas para ter firmeza durante a aplicação e evitar que o cupinicida líquido respingue em você. 

esmalte-sintetico-madeira-pintura-pincel-superficie
Pincel de tinta largo para aplicação do produto (Foto: Polychimie / Reprodução)

Cuidados durante a aplicação do cupinicida na madeira

É importante se proteger, mas alguns cuidados com o ambiente entorno também são necessários:

  • Faça a aplicação em uma área externa ou ventilada: isso evita que o cheiro fique preso dentro de casa. Se não puder tirar a peça de madeira do lugar, isole o cômodo da casa e deixe a janela aberta.
  • Mantenha crianças e pets longe: tanto durante quanto depois da aplicação, evite que as crianças e animais de estimação fiquem perto ou encostem na madeira.
  • Lave as ferramentas e potes e guarde-os em local seguro: é importante retirar todo o resíduo de cupinicida dos acessórios e EPIs para poder reutilizá-los com segurança.

Veja também: Como aplicar verniz na madeira em 5 passos infalíveis

Como saber se a madeira tem cupim ou broca?

Raramente vemos os autores dos danos a madeira, apenas os indícios do seu trabalho. Por isso, repare nos resíduos que saem da porta, janela ou ou móvel:

  • Se for um pó granular, são cupins (A);
  • Já se for um pó bem fino, são brocas ou carunchos (B)

residuo-cupim-e-broca-madeira

A- Resíduo granular de cupim; B- Resíduo fino de broca

Seguindo o passo a passo de como aplicar cupinicida na madeira, você elimina ambos da sua casa e evita que outros móveis sejam atingidos. 

Onde comprar cupinicida: confira as ofertas da Telhanorte!

Os cupinicidas são produtos fáceis de encontrar e manipulando-os corretamente o resultado é 100% eficaz. Confira a categoria completa de Cupinicidas do nosso site e aproveite para comprar também outros produtos de Pintura para madeira e metal.

Finalize sua compra de maneira segura pelo site da Telhanorte e receba na sua casa o pedido completo! 

Edição por Veronicca Fernandes

Posts relacionados

Expresse sua personalidade: conheça alguns estilos de revestimentos que irão deixar sua casa do jeito que você sempre sonhou....
Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais para facilitar a pintura imobiliária....
Encontre praticidade e facilidade para realizar sua pintura com a Renova, das Tintas Coral....