Leitura: 6 min

Saiba como armazenar alimentos na geladeira e preservá-los

Aprenda como armazenar alimentos na geladeira em cada parte, separando em sacos para conservar e respeitando a duração de cada um dos alimentos

Pare um minuto e pense: você sabe como armazenar alimentos na geladeira? Ou você faz o tipo que chega do mercado e coloca tudo lá dentro sem critério? A geladeira é um eletrodoméstico indispensável na cozinha, por isso, precisa estar bem organizada, limpa e com os alimentos armazenados corretamente. Esses são os três pontos fundamentais para evitar o desperdício de alimentos perecíveis e a contaminação por bactérias que podem causar problemas de saúde sérios. Sua geladeira precisa de um upgrade na organização? Então este post é para você! Montamos um passo a passo com tudo que você precisa para armazenar alimentos na geladeira e conservá-los.
potes-quadrados-comida-formato-retangular-alimento-cor-colorido-oikos-azul-verde-geladeira
Organização de alimentos para guardar na geladeira (Foto: Oikos / Divulgação)

1. Onde é melhor colocar cada alimento?

  • Prateleiras
As prateleiras podem ser divididas em superior, intermediária e inferior. Na prateleira superior há mais refrigeração, por isso, priorize os alimentos como leite e derivados que devem ser mantidos com uma boa refrigeração para ficarem conservados. Nas prateleiras intermediárias dê prioridade para alimentos que já estão prontos como sobras de legumes ou arroz, por exemplo. Para armazená-los, use potes de plástico, de preferência aqueles sem BPA Já nas prateleiras inferiores, onde a refrigeração é menor, use para armazenar alimentos que precisam descongelar. Nunca descongele carne ou peixes em temperatura ambiente para não correr riscos de contaminação. Importante: não coloque panos ou toalhas nas prateleiras para não prejudicar a circulação de ar dentro da geladeira. 
  • Gaveta superior e inferior
Use a gaveta superior para conservar temperos caseiros e para colocar as carnes que serão preparadas no dia e também frios fatiados ou em pedaço. A parte da gaveta inferior deve ser separada para armazenar alimentos na geladeira que precisam estar frescos para consumo como frutas, legumes e verduras. Organize em sacos para conservar alimentos na geladeira ou use divisórias para criar seções na gaveta.
  • Porta
A porta é uma das partes que mais fica exposta ao ambiente pelo movimento natural de abertura. Por isso, armazene temperos, água, sucos e conservas que não estragam facilmente. 
  • Freezer
O freezer serve para armazenar alimentos na geladeira por um longo período como carnes, por exemplo. Embaladas corretamente, elas são conservadas por vários meses.
Veja mais em: Como escolher a geladeira ideal para sua cozinha? Aprenda!

2. Lave os alimentos antes de colocar na geladeira

Agora que você já sabe onde colocar cada item, o próximo passo de como armazenar alimentos na geladeira é limpar os alimentos corretamente antes de guardar. É fundamental lavar os alimentos, pois eles ficam expostos no supermercado, várias pessoas manipulam com as mãos, então nunca guarde direto na geladeira. Higienize tanto os alimentos perecíveis como frutas, legumes e verduras quanto os não perecíveis embalados como arroz, feijão, cereais, macarrão, etc. Estes últimos não vão para a geladeira, mas devem ser limpos também. Confira no vídeo abaixo como fazer o processo de limpeza dos alimentos antes de armazená-los na geladeira:

3. Use sacos para conservar alimentos na geladeira

Deixar os alimentos soltos na gaveta não só bagunça a organização, mas também pode afetar a durabilidade dos alimentos. Por isso, separá-los em sacos para conservar alimentos na geladeira é uma forma de proteger frutas, legumes e verduras. Compre rolos de saco transparente exclusivamente para esse uso. Assim, depois de fazer a limpeza, você pode embalar cada item e guardar na gaveta.

4. Entenda as variações de duração dos alimentos na geladeira

O principal na hora de armazenar e conservar alimentos na geladeira é ter atenção ao prazo para consumo indicado nos rótulos. Os industrializados devem ser consumidor a risca dentro da validade recomendada. Se mudar o alimento de embalagem, acelere o consumo, pois a capacidade de conservação é afetada. Já os perecíveis como frutas, verduras de folha e legumes variam bastante. Se já comprá-los maduros, o melhor é consumi-los o quanto antes ou em um prazo máximo de até 7 a 10 dias.
alimentos-comida-armazenamento-frutas-legumes
Alimentos armazenados da maneira certa (Foto: ser.vitao.com.br)

5. Fique atento a temperatura de geladeira para alimentos

Outro passo importante de como armazenar alimentos na geladeira é colocar a geladeira na temperatura certa para conservá-los com segurança. Mantenha o interior da geladeira sempre abaixo de 7º C. Já o freezer pode variar até -15º C. Olhe o manual da geladeira para regular a temperatura correta, caso o sistema do seu modelo não tenha um regulador com números. 

6. Alimentos que não devem ser congelados

Outra dúvida frequente sobre como armazenar alimentos na geladeira é se existe alimentos que não devem ser congelados. E a resposta é sim.
  • Legumes e vegetais só devem ser congelados cozidos e sem tempero. Crus, os alimentos desidratam e perdem o sabor;
  • Carnes já temperadas não devem ser congeladas, pois também altera sua textura e sabor;
  • Leite, iogurte, leite condensado, doce de leite também não devem ser congelados. Consuma no prazo indicado depois de aberto. 
Veja também: Armário de cozinha: 5 truques de organização eficazes!

7. Não sobrecarregue a geladeira

Por último, para que todos os passos anteriores de como armazenar alimentos na geladeira sejam eficientes não superlote a geladeira além da sua capacidade. Assim, você visualiza tudo que tem na geladeira e consegue tirar e retornar os alimentos com facilidade. Valorize o consumo consciente.

Sua geladeira precisa de um upgrade?

Mesmo com o passo a passo de como armazenar alimentos na geladeira você ainda tem trabalho ao organizá-la e falta espaço? Veja alguns produtos de organização de cozinha que temos disponíveis no site da Telhanorte, compre e receba em casa com mais facilidade.

Edição por Veronicca Fernandes

Posts relacionados

Quando se trata do sistema de descarga, a decisão...
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...