Leitura: 6 min

Saiba como escolher o modelo ideal de geladeira

Está redecorando a cozinha e ainda não sabe qual geladeira escolher? Confira nossas dicas de modelos e quais se adequam às suas necessidades

  Se você chegou a essa matéria, provavelmente está precisando de uma nova geladeira e se deparou com diferentes modelos, inúmeras funcionalidades, mas não sabe qual consegue conciliar melhor o que você precisa. A primeira informação que você deve ter em mente é que não existe apenas o modelo ideal, mas também o tipo, que vai influenciar e muito no seu dia a dia. Definir qual o tipo de geladeira que você precisa é imprescindível para encontrar o modelo certo e mais adequado às suas necessidades. Com essa informação em mente você também pode filtrar os preços e conciliar seus desejos e o valor que pretende gastar em uma.  

Qual o melhor tipo de geladeira?

Sabemos que hoje em dia é praticamente impossível viver sem esse eletrodoméstico, uma vez que ela resolve a maioria dos nossos problemas referentes à conservação dos alimentos. Elas podem congelar ou apenas mantê-los resfriados, proporcionando uma maior durabilidade. Se você gosta de preparar refeições de qualidade, é fundamental ter uma geladeira em casa. Se a sua cozinha é muito pequena, ou você mora em uma casa com cômodos conjuntos, pode precisar colocar a geladeira em outro espaço.  
Leia mais em: Geladeira na sala: como usar na decoração?
Forneceremos algumas informações a respeito de cada tipo de geladeira para que, assim, você possa compreender melhor suas necessidades estéticas, funcionais e orçamentárias.
 

1. Geladeira de uma porta

Economicamente falando, é o tipo mais barato de geladeira. Trata-se de um modelo básico,  compacto, em que o congelador (freezer) vem dentro do refrigerador. Ou seja, para abrir o congelador é necessário abrir o refrigerador. Funciona bem para residências com uma cozinha pequena, com um número bem reduzido de moradores, por exemplo, casas de um a dois moradores. Também é ideal para casas com pessoas que não passam muito tempo na residência e por isso conservam poucos alimentos. Como o freezer vem embutido na geladeira, o espaço interno fica bem reduzido.  Normalmente, nesse tipo de geladeira o degelo não é automático. Você deverá, de tempos em tempos, conforme a necessidade, fazer o degelo manual. Entretanto, pode já existem opções frost free, que tornam a manutenção mais simples.  
geladeira-uma-porta-consul-congelador
Geladeira branca uma porta Consul (Foto: www.consul.com.br/Reprodução)
 

2. Geladeira Duplex (duas portas) 

Apesar de ser um produto um pouco mais caro do que a geladeira de uma porta, é um dos modelos mais procurados atualmente. Apresenta duas portas: possui porta individual para os alimentos congelados (freezer) na parte superior e porta individual para o refrigerador, na parte inferior. Ideal para famílias maiores, a geladeira duplex possui espaço generoso para armazenar tanto os congelados como os produtos que necessitam apenas de refrigeração. Encontramos uma grande variedade de tamanhos, cores e estilos. Os modelos mais modernos já possuem o sistema “frost free” de degelo, ou seja, não é necessário realizar o degelo manual uma vez que esse sistema impede a formação do gelo nas paredes do congelador. Modelos mais antigos não possuem esse sistema de degelo, tendo que ser feito manualmente. Fique atento ao fazer sua compra.
geladeira-duplex-prata-brastemp-duas-portas-congelador
Geladeira duplex prateada Brastemp (Foto: www.brastemp.com.br/Reprodução)
 

3. Geladeira Inverse

Também possui duas portas e, como o próprio nome diz, a geladeira inverse possui uma disposição invertida do refrigerador e do congelador, em comparação com as geladeiras tradicionais. O refrigerador fica na parte de cima, mantendo as mesmas dimensões da geladeira duplex e o congelador fica na parte debaixo. Com design moderno e inovador, esse tipo de geladeira é ideal para quem não faz uso constante do congelador e utiliza bastante o refrigerador. Os alimentos ficam em uma altura boa sem a necessidade de ficar abaixando para pegar. É importante verificar o uso desse tipo de geladeira pelas crianças. Se forem pequenas, pode haver alguma dificuldade para conseguirem pegar os alimentos.   
geladeira-inverse-electrolux-prateada
Geladeira inverse prateada Electrolux (Foto: loja.electrolux.com.br/Reprodução)
 

4. Geladeira Side by Side

Ideal para quem possui uma família numerosa, que precisa armazenar mais produtos alimentícios (tanto congelados como refrigerados) e dispõe de um espaço considerável na cozinha. Esse tipo de geladeira possui igualmente duas portas sendo que estas estão dispostas lado a lado (side by side). Uma porta para o congelador (um pouco mais estreita) ao lado de uma porta para o refrigerador (mais larga).  Ideal para quem faz muito uso dos dois compartimentos. Ter esse tipo de geladeira é uma boa opção para quem congela bastante comida.  Outro detalhe bastante prático: geralmente, as geladeiras do tipo Side by Side vem com dispenser de água e gelo.
geladeira-side-by-side-prateada-lg-congelador
Geladeira side by side prateada LG (Foto: www.lg.com/Reprodução)
 

5. Geladeira French Door

A geladeira do tipo French Door é o que há de mais moderno e espaçoso no mercado das geladeiras. Seu design inovador impressiona. Seu custo também costuma impressionar.  Apresentando três portas, é uma mistura de side by side com invertida. Vamos explicar. São duas portas na parte de cima onde fica o refrigerador (dividido em dois compartimentos) e na porta de baixo, fica o congelador (freezer).  Ideal também para famílias grandes e que precisam armazenar muitos produtos alimentícios. Espaço não vai faltar!! Também costuma vir com dispenser de água e gelo.  Como todo tipo de geladeira invertida, é preciso uma maior atenção com as crianças menores na hora que forem pegar alimentos no refrigerador.  Se você precisa de espaço, mas não quer gastar muito com a geladeira, uma opção é aprender como armazenar alimentos na geladeira de maneira organizada, ganhando mais espaço. 
geladeira-french-door-prateada-sansung-congelador
Geladeira french door prateada Sansung (Foto: www.samsung.com/Reprodução)
 

E qual o melhor tipo de geladeira? 

Fizemos uma pequena descrição dos tipos de geladeira que você encontrará no mercado especializado. Para saber qual o melhor tipo de geladeira, você deverá levar em conta alguns fatores, como:  Quanto você está disposto a investir O espaço disponível na sua cozinha Qual opção irá atender às suas necessidades Tamanho da sua família   A decisão é toda sua! Esperamos ter contribuído na sua escolha de qual o melhor tipo de geladeira. Conheça o site da Telhanorte e veja os produtos necessários para sua casa!  

Edição por Veronicca Fernandes

Posts relacionados

Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Encontre praticidade e facilidade para realizar sua pintura com...