Leitura: 4 min

Como calcular metro quadrado: guia para acertar na medida

Iniciar uma obra depende de muitos pontos que precisam ser analisados e considerados. Sendo assim, compreender como calcular metro quadrado é importante para a compra de materiais e indicação da área do imóvel.

Quando sabemos calcular metro quadrado, evitamos a sobra excessiva ou falta de materiais durante uma reforma. Além disso, o cálculo ajuda a manter a organização da obra e o planejamento de compra. Pensando nisso, nossa equipe desenvolveu este guia para orientar como calcular o metro quadrado para comprar materiais de construção. Boa leitura!

O que é metro quadrado?

Antes de qualquer coisa, é preciso esclarecer o que é um metro quadrado. Pode parecer uma pergunta simples, mas, na prática, muitas pessoas confundem o que é metro linear com o que é metro quadrado.

Portanto, de maneira direta e descomplicada, o metro linear é quando a medição é feita em linha. Mas de que maneira isso é aplicável? Simples, para medir a profundidade do alicerce de uma construção, por exemplo.

Já o metro quadrado tem a sua definição diferente, ou seja, se queremos saber a área da base da edificação, o cálculo aplicado é o lado x lado. Dessa forma, se a frente tem 10m e a profundidade 20m, a construção tem 200m² – duzentos metros quadrados.

Esse cálculo é importante para dimensionar a quantidade de porcelanato, tinta, entre outros insumos necessários para a execução da obra, sem que ocorra a falta ou desperdício de materiais.

Para que serve essa medida?

Agora que você sabe as diferenças entre o metro linear e o quadrado, vamos falar mais da relevância e serventia desse formato de medição. Como já citamos, quando se trata de uma construção ou reforma, o metro quadrado é determinante para a compra de materiais.

Contudo, sua aplicabilidade é mais ampla. Ele serve para definir o tamanho dos ambientes, assim como dos terrenos e imóveis. Além disso, ajuda a entender quantas pessoas aproximadamente caberão no espaço.

Vale lembrar que na construção civil, o cálculo do metro quadrado também é utilizado para definir o preço de mão de obra necessária para a execução de uma obra ou reforma.

Já quando pensamos no mercado imobiliário, essa medida é fator determinante para a definição do valor do imóvel, assim como para o cálculo base de impostos como o IPTU.

Como calcular metro quadrado?

Com essas informações esclarecidas, mostraremos como medir metro quadrado é simples. Para o seu cálculo ser preciso basta seguir as seguintes etapas:

  • Comece com o comprimento da área — o primeiro passo é medir quanto cada lado tem no ambiente em questão. No caso do cálculo de todo o imóvel, é necessário avaliar todos os cômodos. Lembre-se de que até os centímetros devem ser incluídos;

  • Meça a largura — o processo é o mesmo da etapa anterior. Aqui, a medição deve ser feita do lado a cerca de 90º de distância do que já foi calculado. Inclua os centímetros e faça a conversão para metros;

  • Multiplique a largura pelo comprimento — para finalizar, faça a multiplicação da largura pelo comprimento. Se houver várias casas decimais no resultado, arredonde sempre para mais. Por exemplo, se o resultado for 4,5327 m², deixe por 4,54 m².

Por fim, para evitar desperdícios de materiais como tijolos, revestimentos, ferragens, entre outros, é fundamental saber como calcular metro quadrado. Essa é a base para realizar sua obra, seja para reformas rápidas ou mais complexas.

É por meio dessa medida que você pode chegar na loja de materiais de construção já com o necessário para fazer orçamentos e pedidos de maneira rápida e eficaz. Além disso, você acerta na compra dos itens, tendo a certeza de que todo o investimento foi consciente.

Nosso guia foi útil para você? Então confira agora o artigo sobre os principais tipos de fundações para a construção.

Posts relacionados

Se você está procurando uma maneira de dar um...
Neste artigo, vamos mostrar que é totalmente possível ter...
Neste artigo, vamos mostrar que é totalmente possível ter...