Leitura: 5 min

Saiba como colocar gesso em casa corretamente

Aprenda como colocar gesso em casa, como escolher o modelo certo, cuidados na instalação e detalhes de acabamento para ter um bom resultado

Na hora de criar o projeto de decoração de uma casa ou apartamento, muitos proprietários se perguntam como colocar gesso em casa. O gesso é um material que se popularizou nas construções residenciais e até nas corporativas, pois é versátil e permite criar designs personalizados. Ao procurar nas lojas de materiais de construção, você vai encontrar tanto modelos prontos de peças de gesso, quanto a possibilidade de comprar o material base para desenvolver um modelo específico de acabamento em gesso para sua casa. Assim, os modelos de gesso para casa servem para: – cobrir alguma imperfeição na parede;  – fazer o rebaixamento do teto; – fazer um cortineiro (que esconde o início da cortina); – criar um projeto de iluminação embutida, direcionada ou com spots, etc.

Dicas: como colocar gesso em casa

O primeiro passo de como colocar gesso em casa é escolher o tipo de modelo de gesso ideal e que combina com a proposta de decoração escolhida. Para criar uma sala de estar contemporânea, uma moldura de gesso clássica toda trabalhada com rococós, não vão “dar o match” esperado. Então para que sua casa com parede de gesso transmita o conceito que você planejou, conheça primeiro os modelos de gesso que você pode comprar.

1. Comum

O gesso comum, também chamado de tradicional, é o modelo mais barato e o mais antigo do mercado. É utilizado para fazer o forro do teto As placas são unidas e fixadas no teto com arame galvanizado. A massa de gesso é usada para fazer o acabamento da junção entre as placas e no contato com a parede na finalização da instalação.

2. Placas

As placas de gesso estão entre os mais vendidos entre os modelos dessa categoria e é mais em conta que o acartonado, por exemplo. Pode ser usado tanto no teto quanto na parede, para a qual existem peças com texturas que dão um acabamento diferenciado nos cômodos da casa. Exige mão de obra profissional para fazer a  instalação correta e segura.  

3. Acartonado

As placas de gesso acartonado são usadas tanto para fazer forro quanto teto de casas, escritórios e até imóveis comerciais. Seu preço de aquisição é maior, porém o acartonado é um modelo de gesso para casa com maior durabilidade, resistência e anti amarelamento.
placa-de-gesso-acartonado-teto-branco-acabamento
Teto da sala de estar feito com gesso acartonado. (Foto: www.rbf.com.br/Reprodução)

4. Sancas

A sanca é uma forma contemporânea de como colocar gesso em casa. É uma moldura de gesso ornamental que conecta parede e o teto. Esse modelo de gesso é bastante usado junto com um tipo de iluminação diferenciada como fitas ou lâmpadas de led, spots e luz embutida.  Os tipos mais comuns de sanca são:
  • Sanca aberta: o gesso passa por todas as laterais do ambiente, deixando o meio do teto exposto. A sanca aberta pode ser construída em linhas retas ou curvas, de acordo com a proposta de decoração.
  • Sanca invertida: nesse modelo de gesso para casa, as laterais é que ficam abertas, como se o gesso “flutuasse” no teto. Nesse tipo, a iluminação do ambiente fica embutida na lateral, deixando a luz mais indireta e baixa.
  • Sanca como rasgos de luz: é um modelo onde faixas com um design pré-definido são abertas no teto rebaixado, onde a iluminação fica embutida nesses vãos.
Veja também: O que é sanca de gesso e qual seu principal uso?

5. Drywall

O drywall é o modelo de gesso premium e um dos tipos mais últimos a chegar no mercado. Exige uma infraestrutura mais complexa na hora de fazer a instalação — as chapas são parafusadas em uma estrutura de metal. Por serem mais finas também exige cuidado na manipulação e é bem aproveitada em ambientes de todos os tamanhos.
drywall-parede-forro-placa-intalacao
Instalação de placasa de drywall. (Foto: www.placo.com.br/Reprodução)

Cuidados na instalação

A escolha do modelo é a parte onde você será mais ativo quando se trata de como colocar gesso em casa. A instalação, independentemente do modelo de gesso, deve ser feita por um profissional especializado. Mesmo comprando o gesso comum, você investiu uma quantia significativa e não pode perdê-la tentando um “faça você mesmo” na instalação. Porém, é importante garantir que o profissional que vai instalar o gesso tenha a base adequada para trabalhar, o que vai garantir a qualidade e a longevidade do gesso. As chapas e placas de gesso devem ser aplicadas em paredes de alvenaria ou paredes de gesso Se não for o caso da sua casa, é necessário fazer uma base com material elástico que vai permitir a conexão correta, evitando trincas e rachaduras com o tempo. 

Opções de acabamento

Você escolheu um rebaixamento de teto no modelo que você sempre desejou ter em casa e agora está 100% satisfeito. Agora precisa escolher uma moldura para fazer o acabamento. A moldura de gesso é um item que não pode faltar para finalizar a instalação e deixar as laterais mais bonitas e bem seladas. Essa peça pode ficar apenas conecta a parede ou ficar em conjunto com o teto, deixando a finalização ainda mais harmônica. 

Gostou das dicas de como colocar gesso em casa?

Um arquiteto ou decorador pode ajudá-lo no passo a passo de como colocar gesso em casa, orientando a escolha do modelo ideal, verificando os detalhes técnicos e escolhendo um profissional qualificado para fazer a instalação. Aproveite para fazer sua compra online no site da Telhanorte e receba seu pedido no conforto de casa!

Edição por Veronicca Fernandes

Posts relacionados

Compreender como calcular metro quadrado é importante para a...
Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...
Expresse sua personalidade: conheça alguns estilos de revestimentos que...