Como colocar rodapé de PVC com cola: guia completo + dicas | Blog Telhanorte
home > Reforma > Como colocar rodapé de PVC com cola: guia completo + dicas

Como colocar rodapé de PVC com cola: guia completo + dicas

Como colocar rodapé de pvc com cola

| Reforma

O rodapé funciona como acabamento importante para proteger o piso e a parede, e ao mesmo tempo oferecer uma estética alinhada. Atualmente, existem opções simples para instalar ou trocar de rodapé, entre esses materiais está o PVC. Mas, como colocar rodapé de PVC com cola? Nesse artigo você encontra o passo a passo. Confira!

Como colocar rodapé de pvc com cola

Fonte: Pinterest

Como dissemos acima, o rodapé oferece acabamento para piso e parede. Ele protege o revestimento do contato com a água, da sujeira e até de choques, além de outros tipos de materiais que podem danificar essas estruturas. 

O rodapé também pode ser usado para “esconder” fios e cabos, evitando que a fiação elétrica necessária, por exemplo, para a instalação de TV a cabo, telefone ou internet fique aparente. 

O rodapé de PVC é fácil de instalar (principalmente, quando você opta pelo uso da cola para colar rodapé de PVC), tem alta durabilidade, é econômico e feito de material reciclado, o que contribui para o meio ambiente. 

Mas afinal, como colocar rodapé de PVC com cola? Confira a seguir!

Como colocar rodapé de PVC com cola?

Podemos resumir o passo a passo de como colocar rodapé de PVC com cola em 5 etapas: 

 

  1. escolha o rodapé que combine com o estilo da sua casa (você pode variar a largura de acordo com o tamanho do pé direito, por exemplo),
  2. pegue as medidas das paredes onde os rodapés serão instalados e faça a compra da quantidade ideal + 10%, 
  3. realize os cortes nas peças de PVC ou solicite que um profissional realize essa etapa, 
  4. com o auxílio de uma espátula, aplique a cola para colar rodapé na peça de PVC, 
  5. encoste a peça na parede, na posição desejada e pressione para que fique fixa na parede. 

 

Como calcular a quantidade de rodapé de PVC você deve encomendar? 

O primeiro passo é somar a largura de cada parede onde o rodapé será aplicado.

Como colocar rodapé de pvc com cola

Depois, some todas as larguras (para o rodapé não será necessário medir a altura das paredes) das paredes que vão receber o PVC. 

Geralmente, as placas de rodapé PVC possuem um comprimento de 2,4m

Se cada parede do cômodo tiver 3 metros de largura e houver 4 paredes para receber o rodapé, você precisará de 12 metros de PVC. Faça a divisão dos 12 metros por 2,4m e descubra que serão necessárias 5 peças de PVC para esse ambiente.

É indicado que você compre o rodapé considerando uma margem de erro de 5% a 10%. Assim, se houver algum problema você tem peças para substituir. 

A maneira mais simples de cortar as peças de rodapé de PVC é com uma serra elétrica meia esquadria de 10 ou 12 polegadas “telescópica”. Entretanto, se você não tem ou não sabe mexer com esse equipamento, é importante solicitar a algum profissional que tenha a serra para fazer o corte. Assim você reduz os riscos de danificar a peça de PVC.

Ao usar a cola para colar rodapé de PVC, use uma espátula e aplique em toda a superfície sem deixar escorrer o produto. Coloque no local e pressione. 

O PVC pode ser instalado em qualquer extensão de parede, canto ou quina do cômodo.

Como colocar rodapé de pvc com cola

É uma opção versátil que combina com revestimentos como:

 

 

Um outro ponto forte do PVC é a sua composição que o torna leve e ainda mais simples de transportar e aplicar. 

Lembre-se que assim como todo rodapé é necessário realizar a manutenção. Para o material de PVC só é necessário água, sabão neutro e um pano macio. Passe o pano suavemente para tirar o excesso de sujeira, e pronto!

Qual cola usar para colar rodapé? 

É importante ter atenção a essa escolha! Nem toda cola é ideal para colar rodapés. A Cola Santa Luzia é um produto ideal para essa finalidade, contribuindo para a fixação da peça por uma longa duração. Além disso, é simples de aplicar e instalar. 

Pode ser usada para instalação de rodapés e guarnições. 

Antes de aplicar o PVC com a cola, é ideal que as paredes já estejam com as devidas demãos de tinta e que estejam limpas. 

Você encontra opções de embalagens de cola para colar rodapé de PVC de 1 kg a 5 kg.  

Seu rendimento varia de acordo com as características do local e dos revestimentos, bem como da largura do rodapé.  

Vantagens de optar pelo rodapé de PVC

Existem muitos benefícios em optar por um rodapé de PVC, ao longo deste artigo nos deparamos com alguns. A seguir reunimos o que achamos de mais relevante e acreditamos que isso pode te ajudar a escolher, caso você ainda tenha alguma dúvida. 

Entre as vantagens do rodapé de PVC podemos citar:

 

 

E ai? Aprendeu como colocar rodapé de PVC com cola? Como você viu, não tem muito mistério no processo! O principal cuidado é na hora de cortar as peças. 

Onde comprar rodapé PVC e cola para rodapé?

Agora é hora de fazer sua encomenda e começar a mudar a cara da sua casa. Sim, um simples rodapé pode fazer toda a diferença no ambiente, deixando-o mais bonito, organizado e agradável. 

Na loja virtual da Telhanorte você encontra um setor de acabamentos para piso com rodapés e soleiras de porta, além dos departamentos de pisos e revestimentos, tintas e muito mais. 

Lembre-se também de comprar a cola para colar rodapé de PVC e da espátula

Aqui você pode fazer toda a compra online, sem se preocupar em ter que sair de casa para nada. As melhores marcas e produtos estão aqui e você ainda tem a segurança de receber tudo no endereço que preferir.

Confira o preço de rodapé, rodameio e rodateto e as ofertas e as promoções disponíveis em todo o site!

Aqui na Telhanorte temos tudo para deixar a sua casa do jeitinho que você sempre quis. Acesse a nossa categoria de pisos e revestimentos e economize ainda mais!