Leitura: 6 min

Conheça os modelos de rodapé e saiba como instalá-los corretamente

Conheça os principais tipos de rodapé e para que servem. Confira como instalar o rodapé embutido e quais as vantagens e desvantagens

Há quem opte por não usar o rodapé na construção ou reforma da casa. A escolha é realmente sua, mas, para quem gosta, o rodapé oferece suavidade no arremate do piso com a parede. Além de proporcionar um acabamento de qualidade e ser esteticamente bonito, sua principal função é a de proteção da base da parede contra impactos e produtos que possam danificá-la, como vassouras, rodos, aspirador de pó, cadeiras, móveis, água e produtos de limpeza. Hoje em dia, há uma enorme variedade de modelos de rodapé no mercado, dos mais discretos aos mais sofisticados, com diferentes tipos de materiais, formatos, tamanhos, texturas, cores
Rodape-10cm-Moderna-24-metros-por-caixa-branco-Santa-Luzia
Rodapé de 10cm Moderna 2,4 metros branco Santa Luzia (Foto: Acervo / Telhanorte)
  Além disso, dependendo do material que será usado, o rodapé tem outra função importante: ele é usado para embutir, proteger e esconder fiação e cabos – fazendo com que o ambiente se torne mais clean. As três principais formas de instalação são: – Rodapé Convencional ou Sobreposto: é o tipo de rodapé mais comum e utilizado – e de menor custo também. É colocado de forma sobreposta à parede, marcando um certo relevo em sua base. – Rodapé Invertido: é conhecido por esse nome justamente pelo fato de sua instalação ser ao contrário daquela de um rodapé convencional. Ou seja, ao invés das peças ficarem em relevo para fora da parede, o rodapé é instalado dentro de uma cava feita na base, demarcando um recuo interno da parede. Esta instalação faz com que a parede pareça estar “flutuando”, sem tocar o chão. – Rodapé Embutido: é colocado de forma que o rodapé fique no mesmo nível da parede, sem nenhum relevo ou recuo considerável. Suas peças acompanham o alinhamento da parede. Logo abaixo veremos como é feita a sua instalação.        

Como instalar um rodapé embutido?

Esse tipo de rodapé necessita um pouco mais de cuidado do que o rodapé convencional na hora da instalação. Por ser alinhado à parede, o profissional responsável pela instalação deverá deixar a parte debaixo da parede sem reboco, encaixar o rodapé nesse espaço e só então finalizar o acabamento.  Dessa forma, não ficará visível nenhuma borda do rodapé. Vale lembrar o quanto é importante escolher materiais de qualidade e profissionais qualificados para desenvolver todo o trabalho de construção ou reforma da casa, escritório ou estabelecimento comercial.  O processo para colocar o rodapé embutido pode seguir as seguintes etapas:  1. Defina o piso que será colocado, de acordo com o projeto estabelecido;  2. Defina qual a altura do rodapé que você deseja colocar; 3. Meça toda a extensão, para verificar a metragem de rodapé que será necessária; 4. Definido esses três passos anteriores, compre o rodapé da sua escolha 5. Caso seja possível, solicite o corte do rodapé em uma marmoraria (no caso de rodapés de mármore, cerâmica ou porcelanato), pois assim o corte ficará mais preciso, evitando o desperdício de peças.   Depois de comprar o seu rodapé e definir o que será feito, recomendamos que o profissional escolhido siga os passos abaixo: 1. Prepare a parede normalmente, rebocando-a; 2. Deixe um espaço no final da parede sem reboco, perto do piso, para que você possa encaixar o rodapé, de forma a ficar embutido na parede; 3. Faça uma impermeabilização do alicerce da parede e do lado externo do rodapé; 4. Utilize uma massa de cimento, ou argamassa, ou até mesmo colas especiais com alto poder de fixação; 5. Preencha toda a estrutura do rodapé, a fim de evitar quebras posteriores; 6. Use espaçadores como base entre o chão e a parte inferior do rodapé para criar espaços que deverão ser preenchidos com o rejunte; 7. Termine o reboco da parede, não se esquecendo de proteger o rodapé já colocado; 8. Aplique então o rejunte, unindo e finalizando todas as peças; 9. Aguarde a completa secagem (cura); 10. Depois do rodapé estar instalado e a parede rebocada e preparada, já pode seguir para a pintura!   No caso de uma obra finalizada, com as paredes prontas, para embutir um novo modelo, o profissional deverá criar um espaço na parede para o rodapé. Será preciso “descascá-la”, tirando todo o reboco exatamente no local em que será embutido o rodapé. O restante do processo é o mesmo, já descrito acima. 

Vantagens no uso do rodapé embutido

Entre as vantagens de usar o rodapé embutido, podemos citar:  1. Permite uma melhor ocupação dos espaços, uma vez que os móveis podem ser bem encostados na parede; 2. Protege a parede dos impactos na hora da limpeza; 3. Protege contra umidades; 4. A depender do modelo, pode impedir o acúmulo de poeira, uma vez que suas bordas estão embutidas na parede, facilitando assim a limpeza; 5. Disfarça possíveis imperfeições; 6. Proporciona uma sensação de continuidade entre parede e acabamento; 7. Pode ser usado também como elemento decorativo, ajudando a emoldurar o ambiente; 8. Transmite a sensação de modernidade e amplitude do ambiente.  

Desvantagens no uso do rodapé embutido

1. É preciso bastante cuidado com os móveis rentes à parede, para que a mesma não sofra nenhum desgaste e seja danificada; 2. Por ser um processo mais trabalhoso, a instalação do rodapé embutido acaba por gerar um gasto maior com a mão de obra; 3. Por exigir uma maior preparação na instalação do rodapé embutido, o tempo gasto na instalação também aumenta.   

Gostou das dicas?

Esperamos que tenhamos conseguido esclarecer suas dúvidas sobre os diferentes modos de instalação do rodapé e sobre como colocar o rodapé embutido. Na loja virtual da Telhanorte, você encontra um setor de acabamentos para piso com rodapés e soleiras de porta, além dos departamentos de pisos e revestimentos, tintas e muito mais.   

Edição de Vinicius Marques e Murilo Bonício

Posts relacionados

Expresse sua personalidade: conheça alguns estilos de revestimentos que...
Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...
Encontre praticidade e facilidade para realizar sua pintura com...