Leitura: 3 min

Aprenda a consertar vazamento de torneira

Sabe aquele vazamento chato que você não sabe como arrumar? Pois então veja esse passo a passo simples que preparamos para você economizar com o concerto da torneira
Antes de tudo, você precisará de alguns materiais para lhe auxiliar na manutenção adequada. A reparação do vazamento de torneira serve tanto para manípulos duplos ou separados, pois toda torneira funciona praticamente da mesma forma. Então veja a seguir o passo a passo que preparamos:

Passo 1 - Feche o registro

Antes de tudo, você precisa parar o fornecimento de água. Depois retire o manípulo da torneira e solte o parafuso que fica na parte superior ou na parte de trás da torneira. Se necessário, use óleo penetrante para facilitar na remoção do parafuso.
Fechamento do registro da água (Foto: sindiconet.com.br / Reprodução)

Passo 2 - Remova a porca da gaxeta

Cuidadosamente, retire a porca da gaxeta com o auxílio de um alicate ou de uma chave de fenda. Dessa forma, você não deixará marcas ou riscos no metal. Logo depois, gire a haste para o mesmo lado que se abre a torneira.
Removendo a porca da gaxeta (Foto: shop6.shopsoutlet.ru / Reprodução)

Passo 3 - Retire o parafuso da vedação

Para retirar o parafuso que prende a vedação, talvez seja preciso usar óleo penetrante novamente para facilitar a remoção, caso necessário, substitua o parafuso e a haste se estiverem danificados.
Modelo de parafuso da vedação de torneira (Foto: alibaba.com / Reprodução)

Passo 4 - Troque a vedação

Algumas vedações podem ser utilizadas para os dois tipos de torneira, entretanto, é preciso ter certeza de que você possui as peças corretas para o seu tipo de torneira, e então, substitua a vedação antiga por uma nova.
Anéis de vedação para torneira (Foto: www.eletricaanchieta.com.br/reprodução)

Passo 5 - Nova arruela

Encaixe a nova arruela de vedação na haste. Após a troca, você precisará instalar novamente o conjunto na torneira, girando a haste para o sentido horário.

Passo 6 - Finalização

Agora que todas as peças estão trocadas e no lugar certo, você deve colocar o manípulo e a tampa do parafuso no lugar. Religue o registro de água e observe se o vazamento parou.
Agora que você já sabe como consertar o vazamento da sua torneira, não perca tempo! Visite o site da Telhanorte e garanta os materiais necessários para te auxiliar no conserto da sua torneira.

Deu na telha consertar a sua torneira? Tem na Telha!

Por Veronicca Fernandes | Edição Carolina Oliveira

Posts relacionados

Poucas coisas na vida são tão gostosas quanto receber...