Leitura: 6 min

Tudo o que você precisa saber para construir uma casa sustentável

Como construir uma casa sustentável? Guia com as principais dicas de como colocar esse sonho em prática e o que precisa ser feito

Construir uma casa, seja ela no campo ou na cidade, em um condomínio ou não, sempre acarreta em algumas intervenções na natureza. Diante disso, pensar em como construir uma casa sustentável tem sido cada vez mais o desafio dos arquitetos e engenheiros na hora de planejar e executar uma obra que tenha o menor impacto ambiental e social possível.  

O que é uma casa sustentável?

Para entender como construir uma casa sustentável, é preciso entender quais aspectos qualificam uma casa como sustentável ou não. Quando se pensa em uma casa sustentável é preciso ter em mente 2 pilares:  – as intervenções ao meio ambiente durante a obra; – o uso dos recursos naturais no dia a dia daquela casa.  Se você não pensar nesses impactos antes de construir, o processo para administrar esses danos ambientais será mais caro e mais complexo.   Uma casa sustentável é construída com materiais sustentáveis, que agridem menos o meio ambiente. Durante a obra, é possível aplicar algumas atitudes para amenizar o impacto ambiental, como: – Reduzir os resíduos das obras: se você aumenta a frequência com que esses resíduos são recolhidos, eles ficarão menos tempo agredindo o solo. – Utilizar materiais recicláveis: hoje em dia, existem marcas que apostam em materiais recicláveis para construção, evitando que sua casa seja construída com novos materiais que irão poluir mais o meio ambiente. – Fontes alternativas de energia: aqui, além de utilizar uma energia limpa como energia solar, a longo prazo, essa medida também irá representar uma economia para você.   Além das informações listadas acima, há selos que comprovam que uma casa pode ser considerada sustentável: o AQUA-HQE e o Green Building Council.  
Leia mais em: Como escolher aquecedor solar: TUDO sobre essa fonte de energia alternativa
No entanto, mesmo que ser 100% sustentável seja uma tarefa um pouco mais complexa, é possível minimizar os impactos que você e sua família geram no meio ambiente, a partir do uso das dependências da casa. Essa redução de impacto já representa uma diferença considerável para que a casa seja sustentável. Veja algumas dicas de sustentabilidade abaixo.   

3 dicas para ter uma casa sustentável

1. Pense bem na localização

A localização é um dos primeiros pontos a serem observados quando se lista os passos de como construir uma casa sustentável. Nossa dica é não construir a casa próximo a áreas de preservação. Dessa forma, você evita problemas futuros em relação à reserva ambiental. Além disso, é interessante que a casa fique próximo a pontos de transporte público e lugares que você frequenta no dia a dia: farmácias, padarias, mercados de bairro… Dessa forma, você não precisará utilizar o seu próprio veículo para chegar nos lugares, diminuindo, assim, a emissão de gases poluentes na atmosfera. Caso não seja possível, a dica aqui fica por investir em hortas e preparar a casa para estocar alimentos, para que as compras sejam feitas da forma menos recorrente possível.  

2. Consumo consciente

Ao pensar em como construir uma casa sustentável, reflita nas formas de economia de luz e água. Como já mencionamos, os painéis solares são um investimento com retorno a longo prazo, mas que diminui consideravelmente o impacto ambiental. Optar por janelas grandes é uma ótima medida também – quanto mais luz entrar nos ambientes, menor a probabilidade de você precisar de uma luz artificial, como as lâmpadas. Dessa forma, o consumo de energia elétrica irá diminuir. Para a água, a instalação de cisternas que captam a água da chuva também é uma ação sustentável, uma vez que essa água pode ser muito útil para lavar carros, regar plantas, lavar o chão e outras tarefas que não necessitem que ela seja potável.   
Veja mais em: Como instalar calha de chuva
 

3. Materiais de construção que evitam desperdícios

Na hora de botar a mão na massa,  é preciso tomar algumas precauções para que não haja desperdício de materiais. Durante uma obra, se não houver essa preocupação, é normal ocorrer o desperdício de recursos como água, terra, argamassa, entre outros. Casas sustentáveis precisam se preocupar com o tipo de material utilizado dentro de suas obras. Confira abaixo alguns tipos sustentáveis que podem ser usados:   – Tijolo ecológico: esse material é o melhor tipo de tijolo para construção em obras sustentáveis. Esse modelo tem um processo de fabricação diferente dos tijolos convencionais, já que não passa por um forno e, por isso, não consome madeira ou emite gases poluentes durante sua fabricação. Além disso, ele consome menos insumos como argamassa, concreto e aço, contribuindo para a diminuição da formação de entulho. – Madeira: é possível utilizar madeira de forma sustentável, desde que ela tenha a certificação de que sua origem seja de locais com práticas florestais dentro da lei. Além disso, alguns materiais com menor impacto como bambu e madeira plástica (reciclável) são ótimas opções para manter a casa sustentável. – Containers: utilizar esse material como parte da casa ou do projeto é uma excelente forma de reciclar esse material que já foi fabricado com outra finalidade e que, posteriormente, viraria entulho.  – Cerâmica: pisos e revestimentos de cerâmica são mais ecologicamente corretos em comparação ao mármore. Afinal, as jazidas de argila se recuperam com facilidade, enquanto as de mármore não.  
Conheça mais em: Revestimento de cerâmica: dicas para a cozinha
 

Agora é só tirar o projeto do papel!

Com as nossas dicas, ter sua casa sustentável tornou-se mais possível, né?! Porém, fazer intervenções, como as citadas acima, podem ser complicadas se você não tiver em mãos os materiais e ferramentas adequados. É aí que a gente entra: a Telhanorte possui um catálogo enorme que pode te auxiliar nesse processo. Na loja virtual, você encontra tudo o que precisa para sua cozinha e lavanderia, banheiro, área externa, além das melhores marcas de materiais de construção e itens para obras em geral. Acesse nossa sessão Outlet e economize comprando com o cartão da Telhanorte!    

Edição de João Victor Quintino e Vinicius Marques

Posts relacionados

Compreender como calcular metro quadrado é importante para a...
Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...
Expresse sua personalidade: conheça alguns estilos de revestimentos que...