Como escolher aquecedor solar: 5 pontos importantes ☀ | Blog Telhanorte
home > Elétrica > Como escolher aquecedor solar: TUDO sobre essa fonte de energia alternativa

Como escolher aquecedor solar: TUDO sobre essa fonte de energia alternativa

como-escolher-aquecedor-solar-2

| Elétrica

A energia elétrica é um dos serviços mais caros de uma casa atualmente. Famílias grandes, famílias pequenas e até quem mora sozinho percebe o alto custo no fim do mês. Já pensou em ter uma fonte de energia alternativa em casa? Uma das primeiras que todo mundo busca entender melhor é como escolher aquecedor solar.

O aquecedor solar já está no mercado a bastante tempo e é uma tecnologia econômica e sustentável, pois utiliza um recurso renovável que é a energia solar. 

De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), a estimativa é que a instalação de coletores solares quadruplique até 2029 no Brasil.

O mercado é promissor e o ganho em economia em médio e longo prazo é um dos maiores atrativos para quem escolhe essa fonte de energia.

Quer saber mais? Continue lendo o que é, como funciona e como escolher aquecedor solar para ter água quentinha pagando pouco.

O que é um aquecedor solar?

Um aquecedor solar é uma fonte de energia renovável, usada como alternativa a energia elétrica para o aquecimento da água de casas, apartamentos e indústrias. 

Os painéis de energia solar podem ser instalados tanto na laje quanto no chão desde que sejam áreas seguras e onde incida bastante sol ao longo do dia.

A instalação na laje é mais comum nas áreas urbanas, pois a estrutura fica melhor protegida.

Como funciona um aquecedor solar?

A estrutura do aquecedor solar é composta de duas partes:

1. Coletor: painel que fica na área externa responsável por captar a energia solar;

2. Boiler: reservatório de água acoplado ao coletor onde fica armazenada a água aquecida pelo sistema que posteriormente é liberada para uso no encanamento. Existem boilers com diferentes capacidades de armazenamento (em litros). 

como-funciona-aquecedor-solar

Dessa forma, os coletores do painel que possuem uma tecnologia que capta a radiação solar, transformam a energia em calor e aquecem a água que passa pelo painel.

A água quente fica armazenada dentro do boiler e é liberada para uso no chuveiro ou em outra saída de água aberta.

O direcionamento da água quente na casa pode ser planejado para atender a todas as saídas de água ou apenas para o banheiro — chuveiro e pia, por exemplo.

Como escolher aquecedor solar: 5 pontos importantes

Agora que você sabe o que é e como funciona esse sistema, vamos falar de como escolher aquecedor solar, analisando cinco características sobre o uso de água na sua casa.

1. Número de pessoas na residência

Para definir quanto litros (capacidade de armazenamento) terá o boiler do sistema de aquecimento solar é necessário saber quantas pessoas moram na casa

Em média, uma pessoa adulta consome 100 L de água por dia. Multiplique esse número pelo número de pessoas que mora na casa para obter uma média da quantidade de água que você precisa ter armazenada no reservatório.

2. Tempo médio de banho

Outro fator importante de como escolher aquecedor solar é o tempo médio de banho das pessoas da casa.

Mesmo a família sendo pequena, se os tempos de banho forem muito demorados, vai ser preciso de um reservatório maior para dar vazão ao consumo.

Aqui é importante ressaltar a importância do consumo consciente de água, um recurso altamente escasso em nosso país. 

Então ao optar pelo aquecedor solar é necessário uma mudança de hábitos de todos os membros da casa.

3. Quantas áreas da casa que serão abastecidas

Como dissemos acima, ao pesquisar como escolher aquecedor solar é preciso considerar quais áreas da casa serão abastecidas com água quente.

Isso também influencia no tamanho da estrutura de coletores, além da capacidade do reservatório.

Quer água quente na cozinha? Na área de serviço? Existe banheira no banheiro? A energia solar será destinada para o aquecimento apenas da área do chuveiro?

Assim, você vai conseguir planejar não só a estrutura física do aquecedor solar, mas toda a parte hidráulica que vai precisar de canos e tubos para água quente

4. Região do país

A região do país onde o sistema vai ser instalado também deve ser levada em consideração na hora de como escolher aquecedor solar. Esse fator influencia especificamente a quantidade de coletores da estrutura.

No Nordeste do Brasil é necessário menos coletores solares, pois a incidência de sol é intensa praticamente o ano todo.

Já no Sul do país, onde a estações são mais bem definidas e o inverno mais rigoroso, é necessário mais coletores na estrutura para captar mais radiação solar. 

Para abastecer locais grandes como empresas, por exemplo, também usa-se mais coletores para aproveitar todo potencial de captação. Dessa forma, o sistema abastece toda a estrutura da empresa. 

5. Pressão de água

 Existem dois tipos de boiler de acordo com a pressão de água existente na casa:

> Boiler de baixa pressão de água: a estrutura interna do boiler é mais “simples” e conta com sistema anticongelamento, ideal para as regiões do país onde as temperaturas caem muito no inverno.

> Boiler de alta pressão de água: a estrutura interna do boiler é reforçada para aguentar a alta pressão da água. Tem anodo, sendo usado nas casas com poço artesiano ou mina.

A escolha entre um tipo e outro vai depender da altura da caixa d’água:

Até 5 m: usa-se o boiler de baixa pressão;

Acima de 5 m: usa-se o boiler de alta pressão.

Leia também >>> GUIA: onde colocar a caixa d’água + dicas para economizar.

FAQ: dúvidas frequentes sobre aquecedor solar

o-que-e-aquecedor-solar

Destacamos abaixo as principais perguntas quando o assunto é como escolher aquecedor solar. Confira!

Quando está nublado o aquecedor solar esquenta a água?

Essa é uma dúvida muito frequente de quem está pesquisando como escolher aquecedor solar. E a resposta é sim, o aquecedor solar funciona normalmente nos dias nublados.

A estrutura interna do boiler possui uma resistência elétrica que é acionada nos dias mais frios. Assim, a água continua chegando no chuveiro quentinha.

Aquecedor solar economiza energia?

Escolhendo e instalando o aquecedor solar corretamente, em longo prazo, a economia na conta de energia elétrica pode chegar até 70%.

É possível ter um sistema híbrido de energia?

Sim. O sistema híbrido — aquecimento elétrico + aquecimento solar — é uma das alternativas mais usadas, pois permite tanto a economia de energia quanto de água.

Os chuveiros para esse modelo de sistema tem uma vazão de água menor, além de a resistência elétrica ter um desempenho melhor para fazer um aquecimento mais rápido em dias nublados.

Pronto para escolher seu aquecedor solar?

Agora você todas as informações necessárias para escolher um aquecedor solar corretamente, de acordo com o que sua casa precisa. 

Confira as ofertas da seção de Hidráulica da Telhanorte e prepare todos os acessórios para fazer essa melhoria que vai trazer mais economia e sustentabilidade para o seu lar.

Aproveite para fazer seu pedido online e receber tudo direto no seu endereço!