Como cortar com serra tico tico: dicas práticas e simples | Blog Telhanorte
home > Ferramentas > Como cortar com serra tico tico: passo a passo

Como cortar com serra tico tico: passo a passo

como-cortar-serra-tico-tico-2

| Ferramentas

As ferramentas elétricas de marcenaria são grandes aliadas para facilitar e agilizar o corte de vários tipos de materiais. Neste post, você vai aprender como cortar com serra tico tico, uma das ferramentas mais utilizadas por profissionais em reformas e construções.

Como toda ferramenta, a serra tico tico exige uma preparação correta para que além de ter um resultado de corte bom, você não se machuque no processo.

Continue lendo e aprenda como cortar madeira, compensado, mdf com serra tico tico passo a passo.

Guia prático de como cortar com serra tico tico

como-cortar-madeira-compensado-mdf-serra-tico-tico

Para acertar no corte aprenda como se preparar, os tipos de lâmina e como cortar com serra tico tico sem dores de cabeça.

1. Escolha o tipo de lâmina correta

O primeiro passo de como cortar com serra tico tico é escolher a lâmina adequada para o material com o qual você vai trabalhar.

A serra tico tico pode ser usada para cortar madeira, mdf, metal, laminados, ferro, plástico PVC. Os principais tipos de lâminas são:

É importante destacar que quanto mais grossa for a lâmina mais rápido é o corte. Porém, o acabamento fica mais grosseiro.

Por isso, é importante escolher a lâmina correta para obter um bom acabamento e também para preservar a vida útil da peça.

2. Coloque os EPIs de proteção

Outro detalhe importante de como cortar com serra tico tico é se proteger com os equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados.

Para trabalhar com a serra tico tico você vai precisar de:

protetor auricular para proteger os ouvidos, já que a máquina faz bastante barulho;

óculos de proteção para bloquear a poeira e evitar irritação nos olhos;

máscara antipoeira para não respirar as partículas de pó, principalmente nos trabalhos com madeira ou MDF.

3. Prenda a peça para ter uma superfície firme

Com a lâmina correta encaixada na ferramenta e os EPIs colocados, o próximo passo de como cortar com serra tico tico é firmar o material que vai ser cortado.

Seja uma peça de madeira, mdf ou de metal, ela deve ser bem presa e você pode fazer isso colocando algum peso sobre o material ou usando ferramentas manuais como um alicate de pressão.

DICA: com a peça presa, tire qualquer coisa debaixo do material para que a lâmina deslize sem interferências. Se tiver algo que bloqueie o movimento natural da peça, a serra tico tico pode rebater e machucar o rosto.

4. Execute o corte com serra tico tico

Essa é a etapa de como cortar com serra tico tico na qual você vai colocar a mão na massa. De acordo com o trabalho, vai ser executado um tipo de corte.

Os principais cortes que podem ser feitos com a serra tico tico são:

Cortes de precisão externo reto: é o corte tradicional. Deve ser feita uma marcação com a ajuda de uma régua e lápis para criar uma linha guia. Algumas serras tico tico vem com um acessório chamado de guia que é acoplado na ferramenta e direciona o corte. Outra opção é usar um pedaço de madeira preso com alicates de pressão para servir como delimitador para o corte.

Corte interno reto: muitas vezes é preciso cortar um pedaço interno de uma chapa de madeira ou metal. Para isso deve ser feito o desenho no formato e no tamanho desejado (quadrado ou retangular). Depois, é importante proteger com uma fita a superfície onde a serra tico tico vai tocar. Em seguida, são feitos dois furos em cada uma das extremidades com uma furadeira e depois a serra faz o corte do formato.

Corte interno redondo: a preparação é a mesma feita no corte interno reto. O desenho é feito com um compasso para criar o formato exato necessário. Antes de começar a cortar, é feito apenas um furo com furadeira para que a lâmina da serra tico tico passe e faça o corte. Para os cortes circulares é recomendado usar lâminas mais estreitas.

Corte externo curvo: para fazer esse corte é preciso usar uma lâmina estreita e ajustar a regulagem de corte orbital para ter liberdade de movimento e um corte de qualidade. 

DICA: em materiais como metal ou PVC use a serra tico tico em velocidade baixa. Já para madeira ou laminado que produzem muita vibração na hora do corte use a velocidade maior para trabalhar.

Confira no vídeo abaixo como executar na prática os cortes que descrevemos acima:

5. Principais cuidados com a serra tico tico

Além dos EPIs é necessário ter alguns cuidados na hora de como cortar com serra tico tico.

O primeiro é usar as duas mãos enquanto estiver fazendo o corte com a serra tico tico para dar firmeza e direcionar a execução do corte.

Em segundo, não force o avanço do corte para não quebrar a lâmina. Respeite o ritmo da ferramenta e os atritos naturais do tipo de material.  

Outro cuidado essencial é nunca colocar a mão na direção da lâmina no momento do corte para evitar acidentes.

Use uma brocha ou pincel para limpar o pó produzido durante o corte e não atrapalhar a execução do trabalho. 

Por fim, segure a serra tico tico com firmeza para evitar que ela incline para os lados podendo causar acidentes ou a má execução dos cortes. 

Agora você pode cortar com serra tico tico sem erros

Agora que você sabe como cortar com serra tico tico pode fazer o trabalho sem erros e garantir o ajuste necessário da peça.

Para facilitar o procedimento, escolha uma ferramenta elétrica de qualidade e compre acessórios adequados para cada tipo de corte.

Aproveite e confira as opções de Serra Tico Tico na Telhanorte e aproveite todas as vantagens de comprar online!