Leitura: 6 min

Saiba como usar tinta spray em metal sem sujeira e sem desperdício

Aprenda como usar tinta spray em metal para revitalizar objetos de decoração, e como remover a tinta para receber uma nova pintura por cima

A pintura de móveis com tinta convencional não é uma arte tão simples de dominar. A preparação e a técnica de pintura são importantes para ter um resultado bonito. Alguns objetos pequenos da casa, porém, podem ganhar um upgrade se você souber como usar tinta spray em metal.

Um cesto de fruta, uma luminária, um porta retrato são alguns objetos de decoração em metal fáceis de pintar. A aplicação em spray, entretanto, pode se transformar em uma pequena bagunça e alguns efeitos colaterais permanentes se você não se organizar.

Para te ajudar nesse processo, reunimos dicas simples e práticas de como usar tinta spray em metal e conseguir um resultado bonito e uniforme na aplicação. Confira!

Como usar tinta spray em metal?

Usar tinta spray é fácil, mas não quer dizer que o processo dispensa preparação e técnicas corretas. Entenda o que fazer para usar tinta spray sem sujeira e desperdício:

tinta-spray-metal-cadeira-rosa
Aplicando tinta spray em cadeira de metal (Foto: www.pinheirotintas.com.br/Reprodução)

1. Limpe a superfície da peça

Para conseguir uma pintura bonita e uniforme, o objeto que você vai pintar precisa estar limpo, ou seja, sem pó, sujeira agarrada ou gordura. Isso vai interferir diretamente na aderência da tinta no metal — na verdade, interfere na pintura de qualquer tipo de superfície. 

Então lave a peça, especialmente nos detalhes que podem acumular sujeira, deixe secar e aí sim ela estará pronta para a primeira demão de tinta.

Importante

  • Depois de limpar será preciso lixar todo objeto antes da pintura e remover o pó com um pano úmido. 
  • Aplique uma camada de primer para preparar a superfície de metal e prolongar a durabilidade da pintura. Esse produto também existe na versão spray. 

2. Use a tinta certa para o tipo de material

Como estamos falando de metal, é importante verificar na embalagem se a tinta spray que você está comprando tem indicação para o material. Algumas marcas fabricam tintas multiuso que servem para diversos tipos de superfície, mas sempre vem especificado na latinha.

Cada tipo de superfície tem suas características, por isso, para ter um resultado bonito ao usar tinta spray em metal, compre o produto para este fim.

Veja também: Pintura externa: preparação e durabilidade da tinta

3. Agite a embalagem antes de começar a pintar

Parece uma dica boba de como usar tinta spray em metal, mas algumas pessoas acham que por ser um produto prático é só abrir e usar. Agitar por uns segundos a embalagem ajuda a misturar a tinta dentro do tubo, garantindo que ela saia com todo potencial para colorir o objetos.

4. Não pinte em um lugar aberto 

Esse dica de como usar tinta spray em metal é importante para garantir o efeito bonito da pintura. Nos lugares muito abertos, geralmente, venta bastante. E é justamente o vento que atrapalha o processo, pois ele arrasta as partículas de tinta para longe da peça. 

Isso não quer dizer que você precisa lacrar todo o ambiente. Escolha um cômodo arejado e onde a ventilação seja moderada. Assim, é garantido que o resultado sairá tão perfeito quanto você espera e que a tinta vai toda para peça que está sendo pintada e não para a parede e outros móveis em volta.

Dica: use máscara de proteção e luvas durante a pintura com tinta spray para evitar a inalação dos vapores tóxicos do produto e que ela grude nas mãos. 

tinta-spray-pintura-metal-dourado
Pintura em metal com tinta spray (Foto: www.revistaartesanato.com.br/Reprodução)

5. Forre o chão para evitar respingos

A dica é antiga e também vale para as pinturas com tinta convencional. Mas para usar tinta spray em metal ela é especialmente importante. Nesse tipo de pintura a tinta dispersa mais no ambiente, então as chances de respingos no chão são maiores. E acredite, tentar tirar as manchas do chão depois que elas secaram vai te dar um belo trabalho. 

6. Não aplique o spray sem parar e de forma descoordenada

Essa técnica de como usar tinta spray em metal é a cereja do bolo da nossa lista de dicas. Para que o spray faça uma boa cobertura é preciso de um truque especial na aplicação. Primeiro, o movimento errado: apertar o spray de forma contínua e aplicar fazendo movimento aleatórios de cima para baixo, de um lado para o outro, em movimentos circulares, etc.

O movimento correto para ter uma cobertura lisinha e uniforme é apertar e soltar o spray, mexendo as mãos em linha reta. A distância ideal é de 25 a 30 cm da peça. 

Se estiver pintando um cesto de fruta que é redondo, trace uma linha reta imaginária para guiar o movimento. Já para objetos em objetos retangulares e quadrados, use o próprio formato para orientar o processo.

Confira no vídeo abaixo como é o movimento errado e o jeito certo de usar tinta spray em metal na prática:

7. Construa as camadas de tinta

Agora que você sabe como usar tinta spray em metal, outra dica importante é não exagerar na primeira demão. Faça uma camada inicial mais fina e depois reforce com a segunda demão para que a tinta fique mais intensa e cubra toda superfície do objeto.

Carregar de primeira pode fazer com que a tinta escorra. Então comece devagar, espere dois minutinhos e aplique a segunda demão. Depois é só esperar secar — o ideal é aguardar 24h!

Veja mais em: Como escolher compressor para pintura: guia completo

Como remover tinta spray de metal: tem jeito? 

Se aplicar é fácil, remover a tinta spray de metal também não é difícil, basta ter um removedor de tinta a mão:

  • Com a peça limpa, aplique uma camada generosa de removedor de tinta;
  • Deixe agir pelo tempo indicado na embalagem do produto;
  • Depois comece a remover a tinta com o auxílio de uma espátula;
  • Passe um pano e deixe a peça descansar de 20 a 30 min.

Depois, você pode começar o passo a passo de como usar tinta spray em metal que explicamos acima.

Curtiu as dicas de como usar tinta spray em metal?

Agora que você sabe como usar tinta spray em metal, pode aproveitar para escolher a cor ideal para o seu projeto de pintura aqui no site da Telhanorte. Temos uma categoria completa de tinta Spray com diversas cores e marcas para você escolher! E dá para completar com lixas para pintura, luvas de proteção e máscara em um único pedido!

Edição por Veronicca Fernandes

Posts relacionados

Expresse sua personalidade: conheça alguns estilos de revestimentos que irão deixar sua casa do jeito que você sempre sonhou....
Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais para facilitar a pintura imobiliária....
Encontre praticidade e facilidade para realizar sua pintura com a Renova, das Tintas Coral....