Leitura: 8 min

Entenda a importância de envernizar forro de madeira e como fazer da forma correta

Passo a passo de como envernizar um forro de madeira. Lista de tipos de verniz e outros acabamentos, tipos de madeira e cuidados para conservação. Saiba mais!
Transitando bem entre quase todos os estilos, o forro de madeira proporciona uma sensação de requinte, elegância e aconchego. Apesar de ter perdido um pouco de espaço para o forro de gesso, o forro de madeira é atemporal e ocupa o segundo lugar na preferência dos consumidores. Mas, como envernizar o forro de madeira corretamente
sala-estar-industrial-revestimento-forro-rustico-madeira-moderno-casa-campo-decoracao
Sala de estar com revestimento de madeira natural
e vigas aparentes (Foto: Evelyn Muller / Constance Zahn/ Reprodução).
 

Qual produto usar para envernizar forro de madeira?

Para sabermos como envernizar forros de madeira, é preciso conhecer um pouco sobre os produtos disponíveis no mercado para essa finalidade.

1. Seladora

Seladores proporcionam um acabamento acetinado, ou seja, nem muito brilho e nem muito fosco. 

Tem que ser diluído em solventes ou diluentes (verificar a proporção de acordo com as instruções do fabricante) e pode ser aplicado com pincel, pistola ou rolinho. Possui uma secagem bastante rápida, o que é uma grande vantagem. Contudo, sua desvantagem é ser um produto não resistente à água.

Também pode ser usado como base para o verniz. 

 

2. Stain

O stain é um produto impregnante de madeira, ou seja, quando é passado, a madeira acaba absorvendo o produto e ficando protegida contra umidade. 

O stain já vem pronto para uso e é de fácil aplicação com pincel, rolinho ou pistola de tinta. Também proporciona um acabamento acetinado.

A vantagem na aplicação deste produto é que você não precisará lixar na hora que for reaplicarPossui ação fungicida e também protege contra a ação dos raios solares.

Conforme instruções do fabricante, o stain não permite nenhum tipo de mistura.

 

3. Verniz

Diferente do stain, que é um produto impregnante, o verniz forma uma película em cima da madeira que a protege contra a umidade e a ação dos raios solares. 

É o produto mais utilizado para acabamento em madeira. 

Encontramos diferentes tipos de vernizes no mercado e também em diferentes tonalidades. Seja acetinado, fosco ou brilho (e suas variações), proporcionam um acabamento perfeito.

É um produto que necessita de preparo, ou seja, precisa ser diluído e quando for necessário reformar a peça, será necessário lixar novamente.

  Encontramos 2 tipos de vernizes para envernizar o forro de madeira: 

– Verniz Marítimo  Mais fluido, facilitando a aplicação. Capacidade de revitalizar a madeira mantendo um aspecto mais natural. Possui uma maior resistência à umidade.

– Verniz Filtro Solar  Possui diversas camadas de filtro solar e é usado,  normalmente, em áreas com maior incidência de raios solares, como as áreas externas.  
 

Como envernizar forro de madeira: passo a passo

Ao pensar em colocar um forro de madeira em sua residência, escritório ou até mesmo num ambiente comercial, é importante a contratação de profissionais qualificados para esse determinado serviço. 

É muito importante que esse profissional saiba:

– como tratar a madeira;
– como colocar o forro de madeira;
– como envernizar forro de madeira.

  Para aumentar a vida útil do forro escolhido, vamos dar um passo a passo de como envernizar o forro de madeira. 

  – É de suma importância verificar se essa madeira está devidamente preparada, ou seja, se foram aplicados produtos específicos para evitar a infestação por insetos, como cupins e também se houve uma preparação para evitar outros contratempos, como fungos. É importante que o forro de madeira seja tratado com hidrorrepelentes, fungicidas e inseticidas. 
– Proteja o chão, móveis, paredes e tudo mais que possa ser danificado com algum respingo de verniz. 
– Prepare os materiais que você vai precisar, como tipos de lixas, panos úmidos, panos secos e produtos a serem aplicados.
– Utilize a lixa grossa, preparando a madeira. Retire a poeira. Depois use a lixa fina – sempre no sentido do veio da madeira. Retire todo o pó e passe o pano úmido para retirar o resíduo. Espere até que o forro de madeira esteja bem seco.
– Passe uma camada do verniz e aguarde o tempo necessário para uma completa secagem. Siga as instruções do fabricante que irá lhe indicar o tempo necessário até a segunda demão. 
– Passe a segunda demão de verniz e, se achar necessário, a terceira também, seguindo as instruções entre as demãos. 

  Entendeu todo o processo de como envernizar forro de madeira? Ao aplicar o passo a passo, o resultado vai ficar espetacular!
 

Benefícios do forro de madeira

Agora que você já sabe como envernizar o forro de madeira, vamos entender porque é uma boa ideia usar esse material na sua obra.  Independente do estilo desejado, desde um projeto sofisticado até um projeto rústico, o forro de madeira, além de ser um elemento decorativo de alta beleza, proporciona uma funcionalidade que nem sempre é percebida. Vamos lá.
 

1. Isolamento térmico

O forro de madeira ajuda a manter a temperatura do ambiente em equilíbrio e bastante agradável. 
No frio, protege e mantém o ambiente numa temperatura agradável e no calor proporciona um frescor ao local.  
Leia mais em: Como manter a casa fresca no verão: 5 dicas eficientes
 

2. Isolamento acústico

Mantém um certo isolamento acústico, auxiliando na diminuição da propagação de ruídos e sons, mantendo um ambiente mais intimista e privativo.
 

3. Encobrir instalações

Outra função do forro de madeira é ajudar a não deixar aparente as instalações hidráulicas e elétricas, escondendo tubos, fios e canos.
Os forros, em geral, também podem ser usados para esconder alguma imperfeição estrutural, dando assim leveza ao ambiente. 
 

4. Auxiliar no projeto de iluminação

Exatamente por esconder toda a instalação elétrica, o forro ainda proporciona um efeito discreto na iluminação. Uma vez que, normalmente, a iluminação também fica embutida no forro, essa é uma ótima opção para quem deseja projetar uma iluminação residencial cheia de personalidade!
 

Tipos de madeira mais utilizados

Normalmente, a qualidade da madeira é medida por sua “dureza”, ou seja, quanto mais dura a madeira, mais resistente e durável ela será. 
Por se tratar de forro, geralmente usado em ambientes internos, não é extremamente necessário o uso de madeiras muito duras.
Existem diversas opções no mercado especializado para atender ao gosto e ao orçamento disponível do cliente! 
Entre os tipos de madeira mais procurados para o forro, encontramos as de secagem rápida, que não retém muita umidade, como:

  – Pinus: uma madeira bem mais clara, originada de reflorestamento. Tem um bom custo-benefício, uma vez que seu tempo de vida útil é consideravelmente longo e sai mais em conta que outros tipos. Pode ser usada de forma natural, envernizada ou até mesmo pintada. 
Cedrinho: possui uma aparência meio avermelhada. Também pode ser usada de forma natural ou com verniz incolor. Prático de ser instalado e fácil de ser lixado e cortado.
Angelim: também de coloração clara, puxada para o marrom suave.
Cumaru: apresenta-se com aspecto fibroso e possui uma variação de cores do claro até um castanho amarelado.
Jatobá: tem um tom puxado para o marrom.
Eucalipto: também madeira originada de reflorestamento, possui preço acessível e é fácil de ser encontrada.
  Já as mais resistentes contra pragas, como os cupins, encontramos: 
Ipê: bastante resistente e com mistura de tonalidades devido à variedade da espécie.
Imbuia: varia de um tom mais claro até um tom mais escuro.

  A definição da escolha do tipo de madeira deverá ser feita com a orientação de um profissional especializado, que vai analisar características como:

– localização do imóvel;
– variação climática da região;
– qualidade do produto adquirido.
 

Cuidados na manutenção do forro de madeira

A madeira precisa de cuidados específicos e uma manutenção de tempos em tempos para que tenha uma maior durabilidade, principalmente em lugares com muita umidade!
Retire sempre o pó e possíveis impurezas, como teias de aranha, com a ajuda de uma vassoura e um pano macio que não arranhe o verniz. 
Observe se o forro não possui nenhuma infiltração ou goteira que possa danificá-lo. 
Nos dias ensolarados, mantenha a casa com bastante ventilação, abrindo portas e janelas para que o ar circule e retire o excesso de umidade. 
 

Onde comprar os produtos para envernizar o forro de madeira?

A loja virtual da Telhanorte possuiu um setor completo de Tintas para pintura de madeira e metal, tinta esmalte e acessórios para pintura. Além de diversos forros e acabamentos e produtos para impermeabilização e vedação.
Tudo isso sem sair de casa nem para pesquisar preços! Basta acessar nosso site, fazer o pedido e receber tudo em casa!
Conheça nossos preços e aproveite as melhores formas de pagamento usando o cartão de crédito Telhanorte.

 

Edição de Murilo Bonício e Camila Alexandrino

Posts relacionados

Na hora de escolher os tipos de acabamentos ideais,...
Fazer uma reforma em casa é um trabalho que,...
O isolamento térmico para paredes tem se tornado uma...