home > Ferramentas > Veja como escolher uma furadeira de impacto em 9 passos e não errar

Veja como escolher uma furadeira de impacto em 9 passos e não errar

tema: Ferramentas
#30 - 11 de maio de 2020

Não importa se você é um profissional da construção ou um amador em busca de ferramentas para fazer reparos e mudanças na casa. É essencial saber como escolher uma furadeira de impacto para evitar estresse e prejuízo financeiro.

Para ajudar na escolha, preparamos um guia com tudo o que você precisa saber antes de comprar sua furadeira de impacto. Nas próximas linhas, você entenderá a importância de observar critérios como potência, segurança e velocidade.

Mas, antes de tudo, vamos mostrar o que é e para que serve a furadeira de impacto para você ter certeza que ela deve estar no seu kit de ferramentas para ter em casa. Boa leitura.

O que é e como escolher uma furadeira de impacto?

Antes de falar da sua utilidade e dos critérios que você deve observar antes de comprar a sua, vamos primeiro explicar o que é furadeira de impacto.

Diferente das furadeiras normais, que usam apenas a força da rotação para perfurar superfícies, a furadeira de impacto alia a rotação com pequenos golpes. Essa forcinha extra torna esse tipo de furadeira o preferido dos profissionais.

Furadeira-eletrica-de-impactoCompre esse produto aqui

Se você não é profissional e está se perguntando para que serve a furadeira de impacto, sabia que ela é a ferramenta ideal para perfurar superfícies extremamente duras. Usando a broca correta, é possível usá-la em materiais como alvenaria, madeira, aço e concreto.

Com uma boa furadeira de impacto, você vai poder realizar grandes mudanças na sua casa, como usar madeira na decoração para criar um ambiente ainda mais aconchegante. A madeira de lei, por exemplo, valoriza o espaço e é mais resistente a impactos e outros fatores.

Caso ainda esteja em dúvida se ela é a ferramenta certa para você, veja nesse post qual furadeira comprar.

Se a furadeira de impacto for a sua escolha, confira agora 9 critérios que deve considerar antes da compra.

1. Potência

Esse é o primeiro fator a ser considerado. Afinal, quanto maior a potência, maior será a facilidade para perfurar uma superfície — e em menos tempo você terminará o trabalho.

Para trabalhos domésticos, os modelos de 500 watts costumam dar conta do recado, mas é mais seguro investir em um motor de 650 watts. Mas, se a intenção é penetrar concreto, você vai precisar de pelo menos 850 watts.

Há modelos de furadeira de impacto profissional com até mais de 1000 watts.

2. Ajuste de velocidade

Invista em um modelo de furadeira de impacto com um botão que permite regular a velocidade do giro da broca. Velocidades diferentes permitirão que você execute diferentes tarefas com a mesma ferramenta.

Afinal de contas, a velocidade de rotação necessária para perfurar concreto não é a mesma da madeira. Além disso, graças a essa função, você também poderá usar a furadeira como parafusadeira.

Furadeira-parafusadeira-de-impactoCompre esse produto aqui

Aliás, você sabe qual é a diferença entre furadeira e parafusadeira? Clique no link para entender a diferença entre essas ferramentas parecidas, mas com funções bem distintas.

3. Tamanho das brocas

Como vimos acima, as furadeiras de impacto com velocidade ajustável podem ser usadas em vários materiais. Mas, para isso, você também vai precisar chegar o tamanho das brocas.

Os tamanhos variam entre 1/2, 3/8 e 1/5 polegadas. A broca para furadeira de impacto também deve variar de acordo com o material no qual ela será utilizada. As mais comuns são:

  • Serpentina: para madeiras duras, macias e úmidas.
  • Broca de aço rápido: para superfícies metálicas
  • Broca SDS: para concreto, mármore e alvenaria em geral.

Broca-para-concreto-de-metal

Compre esse produto aqui

4. Segurança

Sua segurança deve sempre ser uma prioridade, ainda mais em trabalhos pesados. Uma boa furadeira deve ter um botão de trava para garantir estabilidade durante seu manuseio.

Além disso, os modelos mais seguros têm alças ergonômicas e outras tecnologias para aumentar a aderência e absorção de impacto.

5. Fonte de energia

Para o uso doméstico, em materiais leves, a furadeira de impacto à bateria é, sem dúvida, o modelo mais funcional. Com ela, você terá liberdade de movimento e conseguirá alcançar áreas de difícil acesso.

Furadeira-parafusadeira-de-impacto-a-bateriaCompre esse produto aqui

Por sua vez, apesar de menos práticas, as furadeiras de impacto com cabo podem oferecer mais potência. Para fazer rápido um trabalho pesado, com certeza é a melhor opção.

6. Martelete

Você sabe qual é a diferença entre furadeira de impacto e martelete? Enquanto a primeira é usada nas perfurações, o segundo é mais indicado para quebrar superfícies duras.

O modelo de furadeira de impacto com martelete alia as duas funções, de rotação e martelo, em uma única ferramenta.

7. Giro reversível

Essa função é especialmente útil para trabalhos em materiais muito resistentes. Caso sua broca trave, o giro reversível soltará a furadeira de forma mais suave, sem danificar a superfície.

8. Trava para acionamento contínuo

Essa função permite o uso da ferramenta sem a necessidade de ficar pressionando o gatilho o tempo todo. Para trabalhos mais pesados, a furadeira com um essa trava permite que você tenha maior controle sobre a ferramenta e cometa menos erros.

9. Medidor de profundidade

Para os trabalhos que requerem mais cuidado, essa função vai fazer a diferença. O medidor de profundidade vai te garantir precisão na hora fazer aquele furo cirúrgico, sem espaço para erros.

Onde comprar furadeira de impacto

Agora você já sabe como escolher uma furadeira de impacto e pode fazer um investimento sem medo de perder dinheiro. É hora, então, de visitar a seção de Ferramentas Elétricas do site da Telhanorte e comprar a sua por um ótimo preço.

Além disso, na seção de Acessórios para Ferramentas, você encontrará diversos tipos de brocas para fazer um serviço irretocável.

Não perca mais tempo. Acesse nossa loja virtual, faça suas encomendas e receba seus pedidos em casa, em qualquer lugar do Brasil. E o melhor: você ainda pode parcelar suas compras em até 8 vezes sem juros!