Como escolher o chuveiro ideal para o seu banheiro | Blog Telhanorte
home > Banheiro > Como escolher o chuveiro ideal para o seu banheiro

Como escolher o chuveiro ideal para o seu banheiro

| Banheiro

A hora do banho é um momento sagrado para muitas pessoas. É o momento de relaxar, desligar do trabalho e das preocupações. Quer fazer um bom investimento? Então confira o nosso guia de como escolher o chuveiro ideal.

 

Para te ajudar a comprar um chuveiro econômico e com o fit certo para sua casa, vamos falar dos seguintes pontos:

 

1 – Orçamento

2 – Área de box

3 – Pressão da água na casa

4 – Tipos de chuveiros

5 – Posicionamento do chuveiro

6 – Tamanho do espalhador

7 – Durabilidade e limpeza

8 – Marca

 

Guia de compra: como escolher o chuveiro ideal

Escolher o chuveiro ideal é uma tarefa simples, mas, existem milhões de opções no mercado. Com a evolução dos designs, o acabamento e funcionalidades dos produtos, a escolha do chuveiro pode tornar-se complicada. Então, se você está em busca do chuveiro ideal, veja nossas dicas de como escolher sem arrependimentos.

 

1. Orçamento

Vamos começar do começo, certo? O orçamento é um fator importante para quem está construindo ou reformando. Portanto, trocar alguns acessórios ou fazer adaptações na parte hidráulica também pode aumentar as despesas. Mesmo se você estiver trocando especificamente o chuveiro, faça esse orçamento prévio. 

Com um valor máximo em mente, fica mais fácil filtrar as opções de acordo com as outras características abaixo e ter o chuveiro ideal em casa.

 

2. Área de box

Outro fator importante, é o tamanho da área do box. Alguns tipos de chuveiro vão tomar mais espaço do que outros. Então se a área do box é pequena, o chuveiro deve ter um design favorável. A boa notícia é que não faltam opções no mercado.

Já os banheiros com o box grande tem a vantagem de poder aproveitar o espaço disponível para colocar um chuveiro maior e mais confortável. 

 

3. Pressão da água na casa

A pressão da água na sua casa ou apartamento também influencia na escolha do chuveiro, pois a pressão do encanamento está diretamente relacionada ao tamanho da coluna de água.

Em prédios, por exemplo, quanto mais próximo da caixa d’água, menor a pressão da água do chuveiro. Quanto mais distante, maior será a pressão. As casas que recebem água direto da rua também tem um pressão hídrica maior no encanamento. E então, para corrigir a pressão da água, será necessário um pressurizador ou um modelo de chuveiro que já venha com a peça embutida. 

 

Leia também: Qual altura padrão para chuveiro e para registro

 

4. Tipos de chuveiros

Depois de analisar esses detalhes estruturais da casa, a próxima etapa de como escolher o chuveiro ideal é pesquisar o tipo que você deseja comprar.

Separamos seis tipos mais comuns no mercado:

 

Chuveiro Elétrico

O chuveiro elétrico é o modelo mais popular no mercado. A sua instalação também é a mais simples — precisa apenas de um ponto elétrico próximo ao cano de água. A regulagem de temperatura da água tem três opções: desligado, verão (morna) e inverno (quente). A desvantagem deste modelo, é o gasto alto de energia.

chuveiro-eletrico

Chuveiro elétrico multitemperatura – Lorenzetti

 

Leia também: Melhores chuveiros elétricos

 

Chuveiro Eletrônico

A principal vantagem do chuveiro eletrônico em relação ao elétrico, é a variedade de regulagem da temperatura da água que vai além das três opções convencionais. Existem modelos com mais de 10 opções para misturar água quente e fria. Tornando esse modelo mais econômico em relação a energia e ao gasto de água. 

chuveiro-eletronico

Chuveiro eletrônico Duo Shower Quadra – Lorenzetti.

 

Chuveiro a gás

Os chuveiros a gás são mais comuns em prédios que possuem sistema de aquecimento a gás. Por isso, não é tão comum em casas. Esse tipo é um dos que mais economizam energia, por outro lado, o gasto com água é maior por causa do tempo de aquecimento ser demorado. 

Chuveiro Eletrônico Lorenzetti Acqua Storm Ultra

 

Chuveiro híbrido

O chuveiro híbrido é um tipo de chuveiro sustentável que funciona tanto na rede elétrica quanto na rede de energia solar. Sendo assim, as casas que já possuem esse sistema, podem aproveitar a funcionalidade para economizar na conta de luz. Mas, também devem ficar de olho no gasto com água, pois o aquecimento não é tão rápido com energia solar.

Chuveiro Loren Shower Ultra Eletrônica

 

Chuveiro digital

O chuveiro digital permite uma regulagem de temperatura mais precisa, feita com o auxílio de uma haste, mostrada em um visor digital. Outra vantagem é na economia de energia, onde alguns modelos garantem até 91% de economia.

chuveiro-digital

Chuveiro digital Polo Hybrid – Hydra.

 

Chuveiro com pressurizador

O chuveiro com pressurizador é ideal para as casas que possuem baixa pressão de água, pois já vem com a peça que melhora o volume de água. A desvantagem desse modelo é o alto consumo de energia elétrica.

chuveiro-com-pressurizador

Chuveiro elétrico Granducha com pressurizador – Fame.

 

5. Posicionamento do chuveiro

O posicionamento do chuveiro é um detalhe estético importante, mas que para ser executado precisa de alguns aspectos funcionais.  A maioria das casas e apartamentos possuem tubulação interna, ideal para os chuveiros de parede que podem ser com ou sem o tubo. 

Já os chuveiros de teto precisam que a instalação hidráulica venha do teto — geralmente, ela fica embutida em um forro. — A vantagem é que com essa instalação é possível aproveitar melhor o espaço do box. Um pré-requisito é que o pé direito do banheiro seja entre 2,40 m e 2,50 m para que o jato de água tenha uma boa pressão. 

 

6. Tamanho do espalhador

O tamanho do espalhador também deve ser considerado para escolher o chuveiro ideal. A escolha varia de acordo com o objetivo para o chuveiro:

espalhadores maiores: distribuem a água de maneira uniforme e mais confortável;

espalhadores menores: possuem um jato de água mais intenso e direcionado.

Dica: imóveis com baixa pressão de água se beneficiam com espalhadores menores.

 

7. Durabilidade e limpeza

O tipo de material do chuveiro influência na durabilidade. Os de aço inoxidável são os mais resistentes e fáceis de limpar. Outra característica para observar é se o espalhador tem sistema autolimpante que evita o entupimento. 

 

8. Marca

Finalizando o nosso guia, vamos falar sobre as marcas. O mercado nacional possui diversos nomes conhecidos e confiáveis, mas, não considere apenas o nome e a tradição da marca. Verifique:

– os canais de atendimento ao consumidor; 

– a garantia oferecida para o produto; 

– as resoluções do site ReclameAqui.

Assim, você faz um investimento mais certeiro e conhece os canais para se comunicar com a marca, caso seja necessário. 

 

Leia também: Onde colocar a caixa d’água + dicas para economizar.

 

Gostou das dicas de como escolher o chuveiro ideal?

Agora que você já sabe o que avaliar para escolher o chuveiro ideal, confira a categoria completa de chuveiros que a Telhanorte tem para você.

Aproveite a comodidade de comprar de casa e confira outros itens para montar o banheiro da sua casa!

 

Edição: Veronicca Fernandes