Leitura: 4 min

Como escolher porcelanato para o banheiro

Confira os diversos modelos de porcelanato para banheiro e escolha o revestimento ideal para o seu lar

  Está pensando em reformar o banheiro? Se a ideia é trocar os revestimentos, uma ótima opção é investir no porcelanato, que vem ganhando cada vez mais espaço em projetos de interiores por sua versatilidade, já que ele pode ser encontrado em diversas opções de tamanhos e estilos. Claros ou escuros, lisos ou estampados… São milhares de modelos que podem deixar o seu banheiro ainda mais lindo, aconchegante e confortável. Confira a seguir um guia completo de como escolher o porcelanato ideal para sua casa.  

Quais os tipos de porcelanato mais indicados para o banheiro?

Escolher o porcelanato para banheiro é uma missão importante, afinal, não é só a aparência que deve ser levada em consideração, mas também a segurança, a textura e os melhores benefícios e praticidades. Por isso, listamos as diferenças entre os modelos disponíveis para te auxiliar na escolha final do porcelanato ideal para o seu banheiro.  
banheiro-com-porcelanato-com-decoracao-dourada-espelho
Parede feita com porcelanato (FOTO: Unsplash/Reprodução)
 

1. Porcelanato retificado e NÃO retificado

A principal diferença do porcelanato retificado e não retificado é o acabamento de borda, que pode ser bastante sutil, mas impacta no resultado final da obra. Dizer que um porcelanato é retificado significa que é um outro tipo de acabamento, o qual oferece um nível elevado de precisão no corte. A base para diferencia-los é o material utilizado para o corte e finalização e o acabamento final do porcelanato.

 
Porcelanato-Elizabeth-Quartzita-Beige-fosco-retificado-C--625cm-x-L--625cm-bege-1625799
Porcelanato Elizabeth Quartzita Beige Retificado C: 62,5cm x L: 62,5cm Bege Foto: Acervi Telhanorte).
 
Veja mais em: Diferenças entre porcelanato retificado e não retificado
 

2. Porcelanato Esmaltado

A principal característica do porcelanato esmaltado é sua camada de esmalte aplicada sobre a peça, que pode ter diferentes tipos de acabamento: liso, brilhante, fosco ou áspero, sendo ele bastante indicado para áreas úmidas, como banheiros.

porcelanato-brilhante-esmaltado-59x59-branco-cera
Porcelanato Brilhante Esmaltado 59x59cm (Caixa c/ 1,71m²) Branco Ceral
 
Leia também: Porcelanato amadeirado: como escolher um modelo

3. Porcelanato Acetinado

O porcelanato acetinado é mais fosco, o que garante uma aparência menos brilhante e chamativa, trazendo a ideia de aconchego e conforto. Por isso, é mais indicado para salas e quartos. Mas, por ser um material de alta resistência e de fácil limpeza, também é recomendado para garagens, banheiros, salões de eventos e salas comerciais.
Porcelanato-Onix-Cristal-HD-acetinado-esmaltado-retificado-59x1182cm-bege-Eliane
Porcelanato Eliane Onix Cristal Acetinado Retificado 118,2X59cm Bege

4. Porcelanato Estruturato ou Natural

O porcelanato estruturato, também conhecido como porcelanato natural, possui o acabamento mais resistente e rústico feito com abrasivos e, por isso, costuma ser o mais adequado para áreas em contato com a água, como banheiros, saunas, decks e áreas externas em geral.
Porcelanato-Munich-natural-retificado-100x100cm-cinza-escuro-Portinari-1608819
Porcelanato Munich natural retificado 100x100cm cinza claro Portinari

Com essas opções fica fácil escolher o porcelanato ideal para você

Sem contar que esses diferentes tipos de porcelanatos possuem uma ampla escolha de acabamento: tem modelos que imitam mármore e outras pedras naturais, amadeirados, geométricos e diversas outras opções. Vale lembrar também que existem outros fatores que influenciam na escolha do porcelanato, como custo x beneficio, manutenção e limpeza. Lembra-se sempre de procurar por um material melhor e mais resistente, para evitar acidentes e manutenções.  

Gostou das dicas?

Então está na hora de planejar sua reforma com a certeza de que vai escolher o modelo ideal! Na loja virtual da Telhanorte você encontra um departamento completo e cheio de opções de porcelanatos. Comprando online você tem mais comodidade, paga com segurança e recebe tudo em casa!  

Por Gustavo Cardoso | Edição Stéphanie Durante

Posts relacionados

Compreender como calcular metro quadrado é importante para a...
Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...
Quando se trata do sistema de descarga, a decisão...