Leitura: 7 min

Entenda a diferença entre porcelanato retificado e não retificado

Versáteis, resistentes e amplamente utilizados em paredes e pisos internos ou externos. Afinal, qual a diferença entre porcelanato retificado e não retificado?

  Se você entende um pouco sobre pisos e revestimentos, sabe o quão populares são os porcelanatos. Mas vocês sabe a diferença entre os tipos desses materiais? A principal delas diz respeito ao acabamento das peças e pode influenciar bastante na escolha final. Quer entender o porquê? Então continue a leitura!  
Porcelanato-Pierre-Belle-natural-retificado-60x120cm-Portobello
Porcelanato Pierre Belle natural retificado 60x120cm Portobello (Foto: Acervo / Telhanorte)
 

O que significa piso porcelanato retificado?

Dizer que um porcelanato é retificado significa que este tipo de acabamento oferece um nível elevado de precisão no corte. Isso acontece, porque a finalização das peças é feita por discos de diamante, — o que deixa as bordas retas e a superfície mais uniformizada — conferindo às peças um acabamento regular e com pouquíssima necessidade de retoques.  

Por que ele é uma boa opção de revestimento?

Por conta de suas características, o porcelanato retificado surge como uma boa opção de escolha para quem busca ambientes com visual agradável e toques de sofisticação. Além disso, por demandarem menos rejunte, são opções que implicam em uma menor quantidade de resíduos e um custo de obra menor do que o modelo convencional. A estética da obra também ganha com a escolha: em razão das juntas finas e da instalação com espaçamento muito estreito, o pouco rejunte utilizado também quase não aparece, o que confere um visual clean e moderno ao ambiente. Além de ter uma aplicação relativamente simples (veja como colocar porcelanato), outro benefício do piso retificado é a facilidade de manutenção. Por conta do espaçamento irrisório entre as placas, o acúmulo de sujeira é menor, sendo, portanto, bem mais fácil manter limpos os pisos ou paredes revestidos com este material.  

Qual a diferença entre porcelanato retificado e não retificado?

A principal diferença entre porcelanato retificado e não retificado (ou bold) é o acabamento de borda, que pode ser bastante sutil, mas impacta no resultado da obra! As peças de porcelanato tradicionais têm extremidades levemente arredondadas e, em razão de seu processo de acabamento, podem apresentar algumas variações de tamanho. Como consequência, o piso de borda arredondada demanda maior quantidade de rejunte no acabamento para compensar as eventuais irregularidades no tamanho e nas bordas das placas.  

Porcelanato polido é retificado ou não retificado?

Quando falamos em porcelanato polido, estamos falando sobre um tipo de acabamento de superfície, que pode ser polida, esmaltada (recebe uma camada de esmalte em seu acabamento) ou natural (opções mais rústicas perfeitas para áreas externas). Já quando mencionamos a característica retificada, nos referimos ao tipo de borda do revestimento. Enquanto o porcelanato retificado tem bordas retas, o porcelanato bold as tem arredondadas.  
Porcelanato-Eliane-Onix-Cristal-polido-retificado-C--1182cm-x-L--59cm-bege-1520962
Porcelanato Eliane Onix Cristal polido retificado C: 118,2cm x L: 59cm bege (Foto: Acervo / Telhanorte)
 

Onde usar porcelanatos retificados?

Como o modelo retificado pode receber diversos acabamentos de superfície, isso faz com que ele se torne um material extremamente versátil e recomendado para todo tipo de espaço: grande, pequeno, interno ou externo. A seguir, você confere as principais características de cada uma das variáveis do porcelanato retificado e algumas sugestões para utilizá-los da melhor forma em sua casa:
  1. Porcelanato retificado natural: por ser um piso mais rústico, é pouco escorregadio e bastante resistente. Sua superfície fosca e neutra faz com que ele seja uma opção super valorizada no exterior das casas, como no quintal, jardim ou pelo caminho da entrada;
  2. Porcelanato retificado polido: por ser extremamente liso, o porcelanato polido pode ficar escorregadio em contato com água ou outros líquidos. Assim, é preferível aplicá-lo somente em locais secos, como cômodos internos e espaços comerciais;
  3. Porcelanato EXT: nome proveniente da palavra “externo”, a versão é também conhecida por ser ainda mais rústica do que o porcelanato natural e é indicada para ambientes com grande fluxo de pessoas, como áreas de piscina, garagens e varandas.
 

O que levar em conta para escolher o melhor porcelanato retificado?

Diante de tantas opções e recomendações, é realmente complicado saber Como escolher o piso ideal para os ambientes da casa. Entretanto, para tornar a tarefa um pouco mais fácil, há algumas diretrizes e orientações que ajudam muito na tomada de decisão. Veja abaixo!  

1. Manutenção e limpeza

Mesmo valorizando revestimentos esteticamente atrativos, é muito importante levar em consideração também a complexidade da demanda de manutenção e limpeza do espaço projetado. Por si só, o porcelanato é tido como um revestimento de fácil limpeza e manutenção. Entretanto, se a aplicação será feita em um local de acesso restrito ou complicado, o ideal é investir em uma variação que exija menor frequência de limpeza. Diante disso, opções como o porcelanato polido e o esmaltado devem ser evitadas, já que são mais suscetíveis a manchas e exigem cuidados com maior regularidade.  

2. Segurança x Necessidade

Outro ponto que deve ser levado em conta antes da decisão sobre o melhor tipo de porcelanato retificado é a segurança oferecida pelo revestimento, especialmente em relação à necessidade do espaço projetado. Lembra que falamos logo acima sobre os perigos do contato de algumas variações de porcelanato com a água? Esse deve ser um dos pontos levados em consideração! Por exemplo, banheiros ou cozinhas precisam de pisos resistentes à água e pouco escorregadios. Nestes cômodos, a escolha não deve ser o porcelanato polido, e sim os impermeáveis e pouco escorregadios, como o externo e o natural.  

3. Estilo do ambiente

Um material com alto potencial de customização é um elemento importante na composição de um espaço único e personalizado. Nesse quesito, o porcelanato é um prato cheio! Por ter diversos modelos, cores, padrões e tamanhos, o piso tem opções capazes de ornar com qualquer projeto, dos minimalistas aos mais elaborados. Por isso, é importante sempre considerar o estilo do ambiente na escolha do revestimento. Um ambiente externo, por exemplo, pode ganhar um charme a mais com um padrão de porcelanato que simule pedra. Por outro lado, uma sala decorada com uma urban jungle ganha harmonia com um revestimento em porcelanato polido que reproduz a madeira. O mais importante é observar o ambiente como um todo e pensar na melhor forma de compor o espaço com a ajuda do revestimento.
Porcelanato-Cement-Stone-natural-retificado-90x90cm-cinza-escuro-Portinari-1608894
Porcelanato Cement Stone natural retificado 87,7×87,7cm cinza escuro Portinari (Foto: Acervo / Telhanorte)
 
Porcelanato-retificado-54x54cm-Realeza-brilhante-Delta
Porcelanato retificado 54x54cm Realeza brilhante Delta (Foto: Acervo / Telhanorte)
   
Veja também: Qual a diferença entre piso laminado e vinílico?
  Não se esqueça de conferir nossa sessão Outlet, com descontos imperdíveis e realize suas compras com o cartão Telhanorte! A Telhanorte entrega material de construção em qualquer lugar do Brasil. E se você ainda tem dúvidas sobre a combinação e escolha de materiais, entre em contato com nosso Arquiteto de Bolso. Visualize seu espaço em 3D e obtenha uma lista com produtos, quantidades e preços. Resolvemos 1 ambiente em até 2 horas de consultoria 100% online.    

Edição de Murilo Bonício e Vinicius Marques

Posts relacionados

Comprar gesso no início ou no final da obra?...
Compreender como calcular metro quadrado é importante para a...
Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...