Leitura: 6 min

Como escolher suporte para TV: 5 dicas para não errar

Está em busca do modelo ideal de suporte? Então é importante que você siga algumas dicas de como escolher suporte para TV

A seguir, vamos apresentar mais detalhadamente cada uma dessas dicas para que você possa comprar o suporte de TV ideal para a sua necessidade. O suporte para TV é uma forma eficaz de otimizar o espaço da sua casa, seja da sala de estar, área externa, cozinha ou quarto. Ao invés de ocupar móveis e bancadas para apoiar o aparelho de TV, você usa a parede para alocar o equipamento e aproveita para incrementar a decoração com outros objetos.  Além disso, o suporte é ideal para casas e cômodos pequenos, com pouco espaço para móveis. Eles permitem que você aproveite o espaço vertical do ambiente e o torne melhor aproveitado. Como você pode ver no exemplo da imagem abaixo. Entretanto, existem muitos tipos de suporte para TV e cada um apresenta características que podem atender melhor a sua necessidade. Confira abaixo. 
Veja também: Casa inteligente: dicas para ter um lar smart

Suporte Fixos

Os suportes fixos são muito usados para apoio da televisão nas salas de estar. Ao optar por esse modelo, a sua TV fica rente a parede. Os suportes são super discretos e podem ser aplicados em painéis ou diretamente na parede. Existem suportes fixos com mais pontos de fixação ou menos pontos de fixação. Geralmente, modelos com mais pontos são indicados para paredes feitas de drywall, por exemplo. 
suporte-para-tv-escolher
Suporte para TV LCD, LED e Plasma fixo de 10 a 85″ Brasforma (Foto: Acervo Telhanorte)

Suportes inclináveis

São ideais para instalações na qual a TV fica mais alta que a linha de visão de quem vai assistir à TV. Isso é bastante comum em instalações de televisão no quarto. Oferecem uma inclinação de 15º que também ajuda a evitar o reflexo na tela.  Existem modelos inclináveis que ficam presos na parede ou no teto. 
suporte-para-tv-inclinavel
TV com suporte inclinável (Foto: pinterest.com/Reprodução)

Articuláveis

Os modelos de suporte articulados, além de permitirem a inclinação, como no modelo que apresentamos acima, também fazem movimentos horizontais para facilitar a visualização da TV, a partir de diversos pontos do mesmo cômodo.  Podem ser usados em cômodos que possuem mais de um ambiente, como por exemplo, salas de estar que também possuem uma área de jantar. Áreas externas com mais de um espaço de encontro, quartos com penteadeiras ou espaços de escritório, e por aí vai. Esses modelos permitem a troca e a limpeza de cabos de maneira simples e fácil.  Quanto maior o braço do suporte, mais distante sua TV ficará da parede. 
suporte-tv-telhanorte
Suporte para TV LCD e LED fixo 32″ à 55″ Brasforma (Foto: Acervo Telhanorte)

Suporte de teto

Se você está em busca de informações sobre como escolher suporte para TV para empresas, pode ter sua resposta respondida por essa opção. O modelo de suporte para teto oferece maior possibilidade de movimentação, tanto na horizontal, quanto na vertical, além da inclinação de 15º.  Também pode ser usada em casas, mas é mais utilizada em espaços comerciais. 

Como escolher suporte para TV: 5 dicas

Agora que você conhece os principais tipos de suporte, vamos ao passo a passo de como escolher suporte para TV. 
Leia também: Como montar uma casa inteligente? Guia completo

1. Defina qual é o tipo de suporte para TV ideal

Acima apresentamos os principais modelos de suporte para TV. Defina qual atende melhor às suas necessidades e comece pesquisando a partir do modelo definido. Caso sua TV tenha um formato curvo, será necessário buscar um suporte especial.  

2. Peso da TV

Quase todos os suportes são compatíveis com todos os pesos de TV (até 55 polegadas), entretanto, é importante confirmar essa informação na embalagem do produto ou lendo a descrição do equipamento na loja online, para garantir segurança na compra e instalação. 

3. Tipo de parede

O tipo de parede pode interferir no tipo de suporte, ou melhor, no número de pontos de fixação desse suporte na parede. Como falamos acima, paredes de drywall (placas pré-moldadas de gesso) exigem o uso de uma barra de suporte com mais pontos de fixação para não “despencar” com pedaço de parede e a TV.  
suporte-tv-como-escolher
TV com suporte (Foto: pinterest.com/Reprodução)

4. Polegadas da TV

É importante que você confira, antes de comprar, qual é o tamanho de TV atendido pelo suporte. Alguns suportes atendem a diferentes tamanhos de TV, outros possuem um valor em polegadas, fixo. 

5. Passa cabo

Fios são o terror de qualquer casa, por isso, investir em um suporte para TV que permita passar o fio por dentro dele pode ser uma forma de organização super bem-vinda, principalmente, quando a TV não está fixa em um painel (nesses casos você pode esconder os fios nos painéis). Caso o modelo escolhido não tenha a opção de passa fio, lembre-se de comprar o organizador de fios, a parte. 

Dica de instalação: qual a altura ideal para suporte de TV?

Antes de instalar o suporte de TV é importante estar atento, também, a essa dica. Geralmente, a indicação é que a TV seja instalada a uma altura de 1,20 metros contados a partir do chão. Isso para a sala de estar, onde a TV é assistida, principalmente, a partir do sofá.  Para instalações mais altas, é interessante o uso de suportes com inclinação. Lembre-se também da distância de segurança: 2,40 metros entre a TV e o sofá, é o valor indicado para uma TV no tamanho de 32 polegadas.
Veja mais em: Caixas de passagem elétrica: quais são e onde usar

Qual o valor de um suporte para TV?

Os suportes para TV podem variar de R$ 19,90 a R$ 139,90, mas é claro que esse valor pode ser diferente de loja para loja.  Na loja virtual da Telhanorte você encontra um setor com diferentes tipos de suportes para TV. Acesse e confira nossas promoções.   Veja também outros itens da categoria TV e acessórios que temos aqui no site e complete seu pedido!

Edição por Veronicca Fernandes

Posts relacionados

Quando se trata do sistema de descarga, a decisão...
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...