Leitura: 6 min

Acerte na iluminação: 4 dicas para escolher um refletor de LED

Atualmente é possível encontrar até refletor de LED que funcione via energia solar! Leia a matéria que preparamos a seguir e escolha o refletor de LED ideal para você

A tecnologia LED já se provou a forma mais econômica e sustentável de melhorar a iluminação de ambientes espaços e áreas externas. Mas você sabe como escolher um refletor de LED para atender suas necessidades? Se você ainda ilumina sua área externa com refletores convencionais, sabia que o LED possui uma vida útil bem mais longa. Além disso, você vai gastar menos com manutenção, uma vez que não precisará trocar lâmpadas. Você também vai sentir a economia na conta de luz, já que as lâmpadas de LED consomem menos energia elétrica. Sem falar que são ecologicamente corretas por não possuírem mercúrio ou qualquer outro tipo de metal na sua composição. Atualmente é possível encontrar até refletor de LED que funcione via energia solar, o que elimina totalmente o consumo de eletricidade e proporciona ainda mais benefícios ambientais. Se as vantagens desse tipo de iluminação parecem incontestáveis, vamos mostrar agora quais critérios você deve levar em conta para decidir qual o melhor refletor de LED para sua casa.

Como escolher um refletor de LED em 4 passos

Para saber qual refletor de LED atende melhor às suas necessidades, você precisará analisar quatro critérios básicos. Confira!

1 – Potência

Há refletores de LED com variadas potências disponíveis no mercado, desde 10 até mais de 1000 watts. Escolher a opção mais adequada, para um leigo, pode ser complicado. Os modelos mais populares para áreas residenciais são os de 50 watts, com os quais é possível iluminar quintais e jardins maiores. Mas, no caso de áreas externas com até 10m², um refletor de 10 watts cumpre bem o papel. Para espaços mais extensos, como um estacionamento, considere os refletores com potência entre 100 e 200 watts. Por sua vez, os refletores com mais de 300 watts já necessitam ser instalados em postes para abranger uma área ainda maior, como um campo de futebol.

2 – Cor da luz

Um dos diferenciais dos refletores LED é a possibilidade de optar por luzes de variadas cores. Além da luz branca, há opções como vermelho, verde, azul e amarelo. Alguns modelos tem uma cor fixa, enquanto outros permitem a troca das cores, às vezes até por controle remoto. Esses são especialmente indicados para quem quer inovar na iluminação ou busca refletores que possam ser usadas em festas. Mesmo quem preferir o refletor de luz branca terá opções. A luz branca fria costuma ser a mais procurada por oferecer luminosidade mais clara e intensa, mas, se a ideia é criar um ambiente mais aconchegante, a melhor escolha será a luz branca quente.
Confira também: Iluminação para ambientes: tipos e modelos para casa
Refletor-Ultrafino-LED-10W-6500k-Preto-Gaya-1776525
Refletor Ultrafino LED (Foto: Telhanorte / Reprodução)

3 – Segurança

Por oferecerem uma iluminação superior, os refletores de LED já são os mais requisitados pelos que querem aprimorar a proteção residencial. Então, se a segurança é um critério indispensável para você, invista em um refletor de LED com sensor de presença. Por acender automaticamente ao detectar movimentos, o refletor de LED é uma ferramenta interessante para assustar possíveis intrusos. Esse modelo costuma ser especialmente eficaz em garagens e locais de passagem. O refletor de LED com sensor de presença também é o melhor aliado das câmeras de monitoramento. E, além do incremento na segurança, ajuda a poupar o consumo de energia por ficar desligado enquanto não detectar deslocamentos.

4 – Durabilidade

Por serem usados para iluminação externa, os refletores de LED ficam expostos a uma série de fatores naturais. E não estamos falando apenas de sol, chuva e vento. Até seu animal de estimação pode representar um risco. Por isso, na hora de escolher seu refletor, verifique se o modelo é resistente a ações da natureza e possui outras proteções especiais. Já em relação à expectativa de vida do LED, um bom refletor costuma garantir uma iluminação de qualidade por um período de uso que varia entre 25.000 e 30.000 horas. Desconfie dos produtos que oferecem menos ou mais do que isso.

Como usar refletor de LED?

Agora que você já como escolher um refletor de LED, deve estar se perguntando como testá-lo para saber qual modelo é melhor pra você. Podemos ajudar com dicas sobre como usar o refletor de LED em cada situação. Espaços de convivência com cadeiras, sofás e redes são iluminados de forma mais eficaz com refletores de luz branca. Nesse caso, a potência não precisa ser uma preocupação, mas sim o posicionamento da luz para valorizar a mobília e não travar a passagem.
Veja também: Como calcular quantidade de lâmpadas por metro quadrado
Agora, se você busca um refletor de LED para jardim, deve comprar um modelo com potência entre 10 e 50 watts. Aqui também vale a pena fugir da luz branca e apostar em tons verdes para valorizar a folhagem. Já para saber como configurar o refletor de LED para piscina, sua prioridade devem ser as áreas de risco, como degraus. A próxima etapa é planejar a iluminação para as bordas e o espaço de passagem dos banhistas. Em todos os casos, um bom refletor de LED para piscina deve ter entre 20 e 40 watts. Quem quiser brincar com as cores, pode usar painéis de LED com tons de azul e verde. E como calcular o refletor de LED necessário para áreas mais extensas como quadras e estacionamentos? A luminosidade dos refletores com mais de 100 watts chegam a até dez metros e são as mais indicadas para esses casos. Para os que querem “profissionalizar” a pelada de final de semana, um bom refletor de LED para um campo de futebol seria o modelo de 300 watts.
Painel- LED-de-sobrepor
Painel LED de Sobrepor (Foto: Telhanorte / Reprodução)

Onde comprar refletor de LED?

Já decidiu qual é o melhor refletor de LED para sua casa? Então agora pode contar com a Telhanorte para encontrar produtos que aliam variedade, qualidade e preço baixo. Além dos refletores, na nossa seção de LED, você encontrará painéis e projetores para incrementar a iluminação da sua área externa. Além disso, na seção de Iluminação, você terá vários tipos de luminárias para iluminar sua casa de forma inteligente. Acesse nossa loja virtual, escolha seus produtos e faça sua encomenda utilizando o WhatsApp, por exemplo!

Edição de Alvaro Oliveira

Posts relacionados

Expresse sua personalidade: conheça alguns estilos de revestimentos que...
Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...
Encontre praticidade e facilidade para realizar sua pintura com...